Salvador, 22 de September de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Vander Lee: românticos são eternos, por Luís Nassif
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cultura
Sex, 05 de Agosto de 2016 13:40

Luis_Nassif3Confesso algo envergonhado que só recentemente conheci o trabalho do mineiro Vander Lee. Primeiro, um samba “Atlético x Cruzeiro”, que a mineirinha Corina Magalhães gravou, em um CD em que escrevi a contracapa. Depois, a também mineira Eugênia me contando como a música “Romântico”, de Van Der Lee, ajudava a aquecer madrugadas vazias.

 

Vander o quê? No início achei que fosse um desses fakes de Djavan.

Quando ouvi com mais atenção, foi um baque. Quem era aquele anônimo (para mim, é claro) que ousava se valer de versos tão simples, de melodias tão claras, para descrever de modo tão magistral sentimentos, personagens, situações tão universais?

Românticos são poucos / Românticos são loucos desvairados / Que querem ser o outro/ Que pensam que o outro é o paraíso

Românticos são lindos / Românticos são limpos e pirados / Que choram com baladas / Que amam sem vergonha e sem juízo

São tipos populares / Que vivem pelos bares / E mesmo certos vão pedir perdão / Que passam a noite em claro / Conhecem o gosto raro /De amar sem medo de outra desilusão / Romântico É uma espécie em extinção

Nesses tempos em que a regra é a grosseria, a agressividade, os versos caíam nos meus ouvidos como bálsamo, me trazendo um sentimento similar ao que tive ao conhecer o lirismo jovem de Marcelo Jeneci que dizia tudo o que eu esperava que minhas filhas sentissem. E elas sentiam.

Escrevi sobre Vander Lee, mostrando minha surpresa.

Logo depois houve um show dele, em São Paulo. Aparecemos por lá. E o que vi me deixou mais acabrunhado sobre minha extrema ignorância de sua obra. O Teatro do Ibirapuera lotado com pessoas de todas as idades. E todas as canções de Vander Lee sendo cantadas em coro por aquele pessoal, casais jovens, pessoas maduras, pessoas de todas as classes sociais irmanadas nos valores eternos que compõem a civilização, na capacidade de criar poesia dos menores fatos do dia-a-dia, de não ter vergonha de sentir, de ser romântico, de se irmanar na poesia.

Terminado o show, fomos convidados a visita-lo nos camarins. E lá estava o mineiro humilde, tímido, como são os verdadeiramente românticos.

Meu Deus!, pensei, acho que ele não tem noção de que essas canções acompanharão esse público pelo resto da suas vidas, servindo de consolo, exprimindo sentimentos universais, da mesma maneira que as canções que ouvia na minha infância.

Há os que ambicionam a eternidade construindo empresas, golpeando instituições, lutando na arena política, com seus aspectos lúgubres, góticos, construindo castelos de cartas nos porões do poder com as armas dos subterfúgios, fazendo das sombras seu habitat, do ódio a sua arma.

E os que vêm para iluminar, para consolar, para lembrar a todos nós a necessidade da luta permanente para a consolidação dos valores da civilização, da solidariedade, da capacidade de emocionar, de superar o ódio e a intolerância.

Vander Lee veio, partiu cedo, mas deixou sua marca.

Românticos são eternos.
 

As mensagens dos fãs

Na página do Youtube, com um de seus vídeos, as mensagens vão revelando o que ele plantou. E mesmo os erros nas frases revela o lirismo de quem chegou na alma mais simples.

Renata Bacalá1 minuto atrás

Vander Lee, sua canção "Onde Deus puder me ouvir", faz parte da minha história, da minha vida, de mim... Boa passagem ao plano espiritual, descanse em paz! Que você colha todo o bem que fez e deixou aqui na terra. Estou de LUTO por sua partida, mas jamais te esquecerei

Maria Ines21 minutos atrás

Que os céus te recebe em tua nova morada, vá com Deus Vander Lee, saudades ficarão. hoje 05/08/2016

Kelly Vieira1 hora atrás

Descanse em paz meu querido poeta, guardarei eternamente minha admiração por sua passagem nesta terra. sou grata por ter te conhecido através do meu amado Rapha, e termos o prazer de falar que vc faz parte de nossa trilha sonora com suas canções e poesias. Meu coração chora hj por sua partida, mas sei que com a fé que tenho que o céu está de braços abertos por vc. bjs meu querido!

Joelma Pereira de Araújo1 hora atrás

Virou estrela, aquela estrela brilhante... Por isso não se espante, se numa noite bela, aquela estrela brilhante em sua janela bater...

Wagner Honorio1 hora atrás

infelizmente hoje ele nos deixou o céu esta em festa descance em paz

Compartilhe:

Última atualização em Sex, 05 de Agosto de 2016 13:44
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.412Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.290Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.224Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.001Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.241Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.027Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?