Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Bienal do livro: cadê a leitura? Por Geraldo Maia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cultura
Ter, 17 de Fevereiro de 2009 07:54
Podemos afirmar com uma grande margem de acerto que a indústria editorial no Brasil (e na Bahia) vai muito bem, obrigado. E não é para menos. Afinal, no ano de 2003, foi promulgada a Lei 10.573, a charmosa Lei do Livro, que acabou com os impostos relativos à produção do livro no país a fim de baratear o seu custo e de criar um Fundo de Incentivo à Leitura através de 1% do faturamento das editoras. Claro que a idéia, aparentemente, é ótima, pois o menor preço do livro acarretaria um maior acesso ao mesmo com um conseqüente número bem maior de consumidores.
Tudo muito belo. Mas na prática tal não acontece.

O governo deixa de arrecadar cerca de 300 milhões de dólares em impostos anuais, que poderiam construir e abastecer centenas de bibliotecas esperando arrecadar algo em torno de 20 milhões de dólares/ano para atividades de incentivo á leitura. Nem o preço do livro baixou, nem o acesso ao livro aumentou, nem as editoras contribuem para o tal Fundo de Incentivo à Leitura. E o que acontece mesmo? Bem, o mercado do livro no Brasil fatura anualmente cerca de três bilhões de dólares, mas só o Ministério da Educação compra algo em torno de 70% do que é vendido, quase tudo livro didático (e para-didático), quase nada de literatura e nada, nada mesmo de poesia. E se for literatura e poesia negra e/ou indígena aí o bicho pega, nadíssimo de nada.

Então, a cadeia produtiva do livro envolve um volume fantástico de recursos que despeja no mercado milhões de livros de excelente qualidade, de preço altíssimo, mas a capacidade de compreensão de leitura atinge índices vergonhosos. Apesar disso as Bienais do Livro continuam subsidiadas com dinheiro público sob a alegação de que incentivam a leitura. Onde e como isso acontece? Quer dizer que "vale-livro", que não pode comprar nada que não seja complementado pelo bolso do contemplado é incentivo à leitura? Ou que a aquisição maciça de livros para as escolas e professores, ou que as excursões de crianças à bienal apenas com o objetivo de atrair seus pais para o consumo mecânico de livros sejam atividades de incentivo à leitura?

Será que a presença dos mesmos escritores de todos os anos para falar ou desenvolver temas propostos pelos "doutores" e "curadores" e "assessores" distantes das ações de leitura no campo, das necessidades de leitura (entre outras) de comunidades de baixíssimo índice de desenvolvimento humano onde nunca puseram os pés, locais, ao contrário das bienais e academias, onde a leitura é ferramenta indispensável à sobrevivência, libertação, evolução e independência pessoal e social, será que essas e outras ações cosméticas promovidas por esse tipo de pessoas ao longo de uma bienal são realmente
"incentivo à leitura"?

A Bienal do Livro só contempla, dentro da cadeia produtiva do livro, um único aspecto: o produto livro e o seu lugar no MERCADO. Na realidade nem o leitor, nem o escritor, nem as livrarias, nem as editoras, distribuidoras, gráficas, indústrias de celulose, nada disso é contemplado na Bienal do Livro. Senão vejamos: o leitor (os poucos que existem) tem que PAGAR para entrar na bienal subsidiada e é visto pela bienal não como leitor mas apenas e tão somente como consumidor de livros.

O escritor não é contemplado porque o preço do livro é alto (em média, mais de 10% do salário mínimo), as editoras ainda não produzem cópias numerada das edições dos livros e não há um trabalho efetivo de formação de novos leitores que o possam compreender e pensar junto realmente.

As editoras, apesar da Lei do Livro e de venderem diretamente os seus livros sem os custos de distribuição não praticam preços inferiores aos de mercado por causa das suas margens de lucro e dos custos altos de sua presença na bienal. O mesmo se dá com relação às livrarias e distribuidoras. A exorbitância dos custos dos estandes de uma bienal do livro inviabiliza qualquer possibilidade de patrocínio de atividades de leitura por parte dos demais integrantes da indústria do livro. Assim só as grandes marcas conseguem se fazer presente.

Então por que a insistência em subsidiar Bienais do Livro? Está mais do que claro que só se interessam pelo mercado, pelo lucro, pela ganância, pela usura, enquanto que a saída é investir na Bienal de Leitura, ou na Feira de Leitura, sem vale-livro e totalmente aberta à população (sem cobrança de ingressos) em parceria com o COLE (Congresso Brasileiro de Leitura), com a ALB (Associação de Leitura do Brasil), com a PNL (Política Nacional de Leitura), com a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), com o PROLER, com o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), com o sistema "S", com a Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Cultura.
 
Geraldo Maia
Poeta, Escritor, Editor, Vendedor de Livros, Consultor Literário, Curador Literário, Produtor Literário, Criador e realizador dos maiores e melhores projetos de literatura, leitura e poesia na Bahia nos últimos 30 anos é também Doutor Honóris Causa.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-179Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-018Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-077Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-170Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-244Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-297Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0772Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1168Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1381Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1536Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?