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A Quaresma e a Equação de nós por Antonio Godi
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Cultura
Qua, 31 de Março de 2010 21:53
A quaresma é um estágio temporal do calendário litúrgico. Trata-se de 40 dias após a Terça-Feira Gorda do Carnaval. Iniciada pela Quarta-Feira de Cinzas, até o Domingo de Ramos. A semana subseqüente ganhou santidade e história com base nos relatos míticos dos martírios de Cristo. E se consagra na sexta-feira santa, Sábado de Aleluia e no apogeu do Domingo da Páscoa. Trata-se de mitos católicos poderosos apontando para datas que guardam na ponta do lápis equações misteriosas das contas de nós aportando na Páscoa. Numa canção publicada no último ano bissexto nesse jornal fiz as contas. As ações mais determinantes do colonialismo e escravismo tiveram a implantação de calendários como fundamentos de dominação. A lógica temporal litúrgica e gregoriana a reger o ritmo das vidas de todos nós com base no simbólico religioso e na razão numérica capitalista. Na Bahia a aplicação da dominação escravista através do Calendário Litúrgico cumpriu sua função colonialísta. Mas sofreu muitas derrotas culturais na dimensão da cozinha e da festa. Quarta-feira de-cinzas já não é o marco zero dos quarenta dias de abstinência da carne e da alegria. Desde os Encontros dos Trios até o Camarote Andante dos Browns e das Ivetes. Sobra um dia na quadragésima dessa conta com a gordura de uma quarta-feira a deletar as cinzas da abstinência católica, do colonialismo e da escravidão. No front da luta colonialista nossa munição passou pela cozinha, festa e música. E sacrifica a cada sextas e santas tantas peixes frescos e salgados e enlatados no tempo. Vermelhos, Robalos, Dourados, Guaricemas, Curvinas, Xaréus e Atúns. Outros, pequenos: pititingas, sardinhas e xixaros tentando dispersar seus cardumes camuflando-se em rochas oceânicas para não serem presas fáceis dos grandes.

Para além da cadeia natural da sobrevivência. Pode-se imaginar que os peixes grandes e pequenos clamam por existir na condição de carne. A sexta-feira baiana é um dia simbolicamente marcado pelo dendê. Lembro então de alguns heróis acadêmicos a exemplo do iluminado Vivaldo da Costa Lima e de Ericivaldo Veiga. Implantando no cardápio da antropologia baiana, novos ingredientes de resistência e constituição cultural dos mistérios da afro-baianidade. Mistérios sim, para além dos mitos do catolicismo e do eurocentrísmo gritando por contas a serem reveladas. Preparando uma mesa mítica no cardápio dos fronts tantos do colonialismo e escravidão. A sexta-feira ao longo dos tempos e calendários passa a ser o dia da comida afro-baiana. O dia do sangue vermelho do dendê do orixá primacial dos caminhos e realizações nas mesas e oferecimentos. Dias de nos vestirmos do branco de Oxalá ofuscando o sangue vermelho do dendê. Oxalá não usa Ekodidê mas desafia as sextas tantas com a clarividência de sua brancura e clarão.

O disco "Magia" homenageava "os negros da Bahia". E apesar de tudo foi visto como racista pelo MNU de meu tempo. O alvo foi a canção "Fricote", conhecida como "Nega do Cabelo Duro". Composição de Luís Caldas e do grande Paulinho Camafeu. O curioso é que Camafeu também compôs a música "Que Bloco é Esse?". Carro chefe do desfile inaugural do Ilê Aiyê  de 1975. Pode-se perguntar então!? Quais os números de nossas diferenças e equações? Qual a conta que dá conta do que somos? Relativizando lembremos que o poeta avisou que está "tudo certo como 2 e 2 são 5". O tropicalista visionário foi mais longe com a conta da subtração e da prova dos noves. Lá ele cantou: "Nine out of ten" ao flanar e passear pelas alamedas anglo-saxônicas tropeçando no reggae. Primeira citação dessa cultura emergencial sobre nós. Arrisco que num movimento de retorno e "Transa" com os seus ele se viu. E sacou que nas contas de subtração e afirmação. Nove fora dez resulta num "um" misterioso a guardar a complexidade e a soma do que somos. O poeta na sua grandeza e derrapagens tantas, "mora na filosofia". Os criadores arriscam no acerto e no erro na busca da diversidade e sensibilidade de nós. E nessa linha o poeta coloca a vida na relatividade de nossa humanidade relativizada e misteriosa.

Antonio Jorge Victor dos Santos Godi

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