Salvador, 22 de September de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
A Lígua do Homens Comuns por Geraldo Maia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cultura
Sex, 18 de Janeiro de 2008 09:33
Através da religião da ciência os governos tentam deliberadamente retirar do povo todo o seu potencial inato de organização social e política. A ciência então é "vendida" como a única capaz de determinar e conduzir os destinos da sociedade o que coloca a cidadania à margem da margem. A ciência garante ser capaz de iluminar a escuridão do mundo com seu toquinho de técnica, mas o que consegue mesmo é manter a todo custo a pedagogia do "eu mando e você obedece" e reserva para os "desobedientes" o recolhimento ou a morte. É assim que consegue manter os privilégios, vantagens, benefícios e a hierarquia dos que se submetem ao que a ciência lhes empurra garganta abaixo.

Estamos no limiar de um tempo em que o senso comum, os saberes, dizeres e poderes do povo começam a ampliar seu espaço frente ao domínio quase absoluto do poder da ciência eurocêntrica, branca, cristantan. O povo quer trazer, generosamente, para o processo de construção da sociedade a sua herança ancestral índia e negra, a sua visão de mundo, sua cosmogonia, seu pensamento filosófico, sua tecnologia e ciência, sua arte, suas formas de organização política e social, sua literatura, sua poesia, sua magia, suas DeusasDeuses, sua ternura e poder.

È o que observei ao participar como convidado do Seminário de Literatura de Cachoeira, "A Língua dos Homens Comuns" , fruto da iniciativa do povo representado por seus poetas, escritores, produtores de cultura, artistas, empresários, professores e alunos conscientes da necessidade de se romper o fosso secular existente entre a academia e a sociedade e que à custa de muito esforço, pique e dedicação, utilizaram a Universidade Federal do Recôncavo como uma das ferramentas que proporcionaram junto com o Pouso da Palavra, do poeta Damário da Cruz, o Centro Cultural Dannemann, a Casa de Barro, as diversas pousadas e restaurantes, quer dizer, a população local interessada, a efetiva realização do Seminário.

Para o menos avisado pode parecer que foi a UFRB, através de seus professores e alunos, que teve a iniciativa do Seminário, mas na realidade é o contrário, a iniciativa foi da comunidade que quer saber como tornar a academia algo realmente a serviço de todos.

Com raras exceções, o Seminário foi realmente a cara, a língua e a expressão das pessoas comuns, de todos os gêneros, raças, credos e ideologias, e isso é o que o torna especial e imprescindível a sua continuidade como espaço original, raro, rico de pluralismo, de liberdade, de criatividade, de rebeldia, e de exercício pleno de cidadania. Afinal, está nas mãos do povo a organização e a condução das políticas públicas para o beneficio de todos e não apenas dos que a ciência serve e é bem servida.

Pessoas como Nuno Gonçalves, Maíra Castanheiro, João de Moraes, Raquel Pinto, Renata Pitombo, Lucas Café, Thiago Alberto, Washington Andrade, Vitor Brito, Zaine Gabriela, Bruno Araújo, Elton Vítor, Gabriel Amaral, Gislene Mesquita, Camila Andrade, Laiz Fraga, Jurandir Rita, Crispim Quirino, alunos, poetas, escritores, professores e artistas são os principais responsáveis pelo sucesso e originalidade do evento. Parabéns e obrigado.

 

Geraldo Maia participou como convidado na Mesa de Debates: Poetas na Praça: Marginalização, Popularização e Revolução da Poesia dos anos 80 na Bahia e realizou a oficina "Poesia e Metrificação".

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.437Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.285Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.192Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.033Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.241Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.098Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?