Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A entrevista de Ciro Gomes. Por Fernando Horta
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Qua, 30 de Maio de 2018 04:29

Fernando_HortaCiro começa a entrevista no Roda Viva com um ato falho e termina ela citando Churchill e Che Guevara. No meio, para fugir de questões espinhosas para os quais não tem ou não quer dar respostas, evoca até o Papa Francisco.

Qualquer pessoa informada sabe que Churchill foi uma das personalidades mais contrárias a esquerda no século XX. Foi responsável pela consolidação da Guerra Fria, jogando EUA contra URSS para preservar os interesses coloniais dos ingleses. Machista, racista, conservador e extremamente hábil na retórica, não chega a destoar ver Ciro Gomes indicando "qualquer biografia de Churchill" para o público.

Numa das melhores aparições de Ciro Gomes nos últimos anos, há um programa dele com o jovem apedeuta Rodrigo Constantino, onde Ciro simplesmente reduz o presunçoso rapaz a uma insignificância impressionante. Numa das grandes frases de Ciro, naquela entrevista, ele diz que "não vai aceitar que ninguém lhe diga truísmos" como argumentos. O truísmo é uma verdade auto-evidente (ou sobre a qual recai um grande consenso) que é usada retoricamente como solução para algo, mas que, na prática, ou é impossível de se realizar ou não resolve o problema. 
Ciro abusa, em toda a entrevista, dos truísmos e, com uma grande habilidade de comunicação, evoca os grandes momentos de Brizola quando falava muita coisa e não dizia nada.

Mas Brizola enfrentou dois golpes e esteve sempre do mesmo lado partidário, é preciso lembrar.

Ciro inicia com um importante ato falho. Perguntado se a situação atual do Brasil, com a greve dos caminhoneiros, poderia vir a ser um "risco" para a democracia brasileira, Ciro, sem titubear, responde que não. Semelhante pergunta (sobre o risco à democracia) havia sido feita para Boulos que, de imediato, afirmou que a Democracia brasileira já estava golpeada. O ato-falho de Ciro é, na verdade, a tônica da entrevista. É uma forma de emudecer o PT e os últimos 13 anos de governo progressista no Brasil, aos quais Ciro diz que "não concorda com a resultante final" do governo, sem explicar exatamente do que fala: Se atribui ao PT a "corrupção do Brasil" (argumento da direita) ou se não reconhece a mudança social e econômica feita por Lula e Dilma (também argumento da direita). Na prática, Ciro esconde o PT o tempo todo e, quando não pode fazer mais isto - porque provocado pela bancada - agride misoginamente Dilma e agride também Lula com um conhecido e velho truísmo ao qual devo dedicar um texto em separado: o "projeto de poder".

No meio, as soluções de Ciro - TODAS - passam por uma profunda mudança nas bases do Estado brasileiro. Algo que soa muito bem para qualquer progressista e que emudece no parlamento brasileiro. Para resolver o déficit e desafogar a economia brasileira Ciro afirma que é "só" taxar lucro de empresas, bancos e investidores e aumentar imposto sobre herança. Mais um truísmo que, para quem conhece a história do parlamento brasileiro, beira a insanidade o fato de se erigir uma solução econômica em cima disto. Se é para ser retórico, prefiro Luciana Genro que prometia "acabar com o sistema financeiro explorador" de uma tacada só.

Outro truísmo de Ciro é eleger o PMDB como o "grande mal" do Brasil. Todos sabemos disto. Mas eles seguem sendo eleitos localmente com máquinas políticas fortíssimas e comandando o país. Ciro diz que vai "acabar com o PMDB" com a ressalva de afirmar usar as "ferramentas democráticas". É bonito de se ouvir e completamente impossível de se fazer. Mas o mais irresponsável é vender isto como argumento de campanha. Quando questionado pela bancada, Ciro afirma que faz uma "campanha de não fechar portas", estando aberto ao PSDB, PP e Marina. Ora, a campanha de "não fechar portas" de Ciro é ainda mais extensiva (no âmbito ideológico) do que era a de Lula que ele, Ciro, tanto questiona e agride.

Inconsistências à parte, quando colocado em assuntos progressistas chave como drogas, violência sobre a mulher e direitos LGBT, Ciro pipoca apelando para o "conservadorismo" da sociedade. Veja que quando interessa, a sociedade e suas forças estruturais são barreiras óbvias (e sabemos que são), mas a mesma postura não aparece quando das "soluções mágicas" das taxações de lucros e herança.

O que fica no final é Ciro escondendo o PT, ofendendo de forma machista Dilma e replicando o argumento ilógico da direita sobre o "projeto de poder". Só faltou Ciro citar o "Foro de São Paulo", de resto, o que disse serviria muito bem à direita.

Nenhuma solução de Ciro é nova, muitas foram tentadas e morrem hoje nas gavetas do Congresso. Só de projetos de reforma tributária Lula tem dois dormindo em alguma gaveta e no auge de sua popularidade conseguiu aumentar a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido míseros 4% em lei de setembro de 2003.

Tiradas as propostas impossíveis, as bravatas populistas e as ofensas machistas, sobra o silêncio de Ciro sobre o fato de estar preso injustamente o candidato que tem 59% dos votos válidos, segundo a última pesquisa. Parece que a democracia que Ciro defende é aquela em que ele se beneficia.

Já disse uma vez, se Ciro atacasse os absurdos da Lava a Jato e defendesse a liberdade de Lula e sua possibilidade de concorrer, ainda que dissesse que "quero vencer este desgraçado na urna" e atacasse toda a história de Lula ou do PT, ele teria - em caso extremo - o meu voto. Prefiro um opositor honesto e que defenda a democracia, um crítico não amigável mas coerente do que um populista, carregado de truísmos que tapa os olhos e finge não enxergar o fato de que a violência contra Lula deslegitima o pleito. Mas isto requereria uma figura superior, capaz de colocar valores como a "justiça" e "democracia" acima do seu "projeto de poder".

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-113Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-010Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-009Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-096Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-258Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-386Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0911Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1166Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1290Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1496Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?