Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Por que voto em Haddad. Por Rodrigo Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Dom, 07 de Outubro de 2018 06:03

Rodrigo_Almeida2Na reta final da mais subterrânea, ressentida e odiosa das campanhas eleitorais da democracia brasileira, anuncio meu voto em tom de clamor: Fernando Haddad. O Brasil está numa encruzilhada, entre dois caminhos distintos. Num deles encontram-se a intolerância, a mentira e a barbárie.

No outro, a vida e a liberdade. Muitas coisas estão em jogo nesta eleição presidencial, mas o desfiladeiro que nos separa hoje das liberdades individuais e coletivas me parece ser a ameaça maior a refletir.

O risco de essa encruzilhada chegar ao fim ainda no primeiro turno impõe abdicarmos de certos pressupostos de vida profissional, política e existencial. É esse o caso e o momento.

Um desses pressupostos é uma cláusula pétrea, rompida neste momento: não dar publicidade ao meu voto. Nem vincular-se a partido A ou B.

Esse tem sido o meio mais eficaz para sobreviver profissionalmente de maneira saudável, seja em redações jornalísticas,  seja no outro lado do balcão, com e para nomes e ideias tão distintos quanto Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin, Joaquim Levy, empresários liberais ou conservadores, e até nomes menos ilustres do PMDB, por exemplo. Ou ainda conduzindo projetos editoriais numa editora que publica livros de autores situados à esquerda ou à direita do espectro político-ideológico.

Acredito nos matizes como o bem maior de nossa civilidade. Contraditoriamente, porém, o tempo não parece ser de matizes. Falei em dois caminhos – o da liberdade e o da barbárie – mas não quero dizer com isso que os dois únicos cenários em formação no horizonte seriam o do capitão Jair Bolsonaro e do professor Fernando Haddad.

Semanas atrás, Ciro Gomes poderia ter o meu (e o seu) voto. Meses atrás, talvez, Geraldo Alckmin. No limite, se bem colocada nas pesquisas, Marina Silva.

Hoje, no entanto, dia em que 147 milhões de brasileiros vão às urnas, é Haddad quem melhor exibe condições eleitoralmente competitivas de evitar a tragédia maior: uma vitória de Bolsonaro já no primeiro turno.

Por motivos diversos, o capitão chega hoje precisando converter três em cada sete eleitores de Geraldo Alckmin, 10% dos votos de Ciro, e metade dos eleitores de João Amoêdo e de Álvaro Dias. O restante para alcançar os 50% + 1 dos votos válidos poderá vir de eleitores indecisos e que declararam até aqui que anulariam o voto ou votariam em branco. Falta-lhe pouco, portanto, para “liquidar essa porra já no primeiro turno”, como resumiu, com a linguagem característica da entourage do capitão, um vídeo tosco disparado por sua campanha via WhatsApp.

Eis a razão porque este clamor dirige-se não aos eleitores mais empedernidos de Bolsonaro, mas aos eleitores de Ciro, Alckmin, Marina e, por que não, Meirelles, Amoêdo e Álvaro Dias – sem esquecer, claro, os votos de Guilherme Boulos. Ciro cresceu, mas depois caiu e estagnou, embora tenha tudo para alcançar votos de última hora graças a um eficaz movimento nas redes sociais por uma terceira via. Marina foi da ilusão à irrelevância. Alckmin não conseguiu escapar das cordas do seu nanismo eleitoral e da incapacidade do PSDB de se apresentar como alternativa eficaz contra o lulo-petismo.

É nessas condições que hoje teremos um segundo antecipado. Aqui e agora. Mas não sem críticas. Como pude escrever mais de uma vez neste Poder360, Haddad não apenas entrou na disputa tardiamente. Também o fez seguindo a cartilha fiel de um cabo eleitoral instalado num presídio – injustamente ou não, pouco importa agora – que tanto impulsionou sua candidatura como esvaziou o nome do candidato. O lulismo foi seu norte e o antipetismo foi seu sul, em movimento pendular que adornou a empáfia petista para em seguida frear-lhe o crescimento.

Não é hora de chorar o leite da estratégia derramado. Uma comunhão de forças democráticas hoje é capaz de unir, em torno do nome de Haddad, tanto quem combateu o impeachment de Dilma em 2016 quanto quem defendeu sua queda. O denominador comum é a defesa da democracia e o repúdio ao autoritarismo.

E isso será feito com uma revisão de rota pela cúpula petista. É a hora de abolir a empáfia, descartar a síndrome persecutória que transforma petistas em vítimas contumazes, chamar a roda democrática de conversas com múltiplos partidos e colocar efetivamente como dono da bola do jogo quem de fato vai liderar – Fernando Haddad, e não Lula ou Gleisi Hoffman. Olhar o futuro Haddad, não o passado Lula.

Num brilhante artigo publicado esta semana, o empresário Ricardo Semler escreveu: “Colegas de elite, acordem. Não se vota com bílis. O PT errou sem parar nos 12 anos, mas talvez queira e possa mostrar, num segundo ciclo, que ainda é melhor do que o Centrão megacorrupto ou uma ditadura autoritária. Foi assim que a Europa inteira se tornou civilizada. Precisamos de tempo, como nação, para espantar a ignorância e aprendermos a ser estáveis. Não vamos deixar o pavor instruir nossas escolhas”.

Foi um chamamento exemplar àquelas mesmas elites que avisaram que 800 mil empresários iriam para o aeroporto assim que Lula ganhasse as eleições. E um aviso segundo  a qual a reação de medo e horror da esquerda, Ciro incluso, é, como Semler aponta, ignorante.

Forças distintas e ideias como a do empresário precisarão reconhecer o quanto o PT tem hoje dificuldade de responder a algumas das principais inquietações que movem o eleitorado brasileiro, estando ele ou não com Bolsonaro: a economia, a corrupção e a violência. Nesses três campos, petistas pouco têm a dizer. Mas Haddad tem tudo para conseguir ao unir-se a forças modernas, espalhadas por parte do eleitorado de Alckmin, Ciro e Marina. Sem zonas cinzas.

Numa eleição marcada pela rejeição, é justo que eleitores não lulistas e não petistas possam aderir ao que possam considerar o mal maior. E este mal é Bolsonaro. A saber:

  • Bolsonaro é um risco pelas sombras que o cercam, ou porque seu círculo mais próximo é composto por uma família de galos de rinha, generais enfezados, príncipes destronados, atores pornôs, jornalistas agressivas e um bispo evangélico de alto e perigoso alcance;
  • Bolsonaro é um risco porque bolsonaristas montaram seu microssistema de informações por meio de grupos de WhatsApp, um mundo novo onde notícias falsas se misturam com verdadeiras, fora do controle da imprensa tradicional e do Tribunal Superior Eleitoral (aquele mesmo cujo presidente Luz Fux prometera “uma estratégia de combate às fake news” e ameaçara até anular a eleição se constatasse que o processo eleitoral tivesse sido influenciado por notícias falsas; estratégia que deu água);
  • Bolsonaro é um risco porque se alimenta do ódio e da intolerância, numa pregação de ignorância cívica que junta juízes, desembargadores e ministros de tribunais, pequenos e médios empresários e uma classe média alta que ainda acredita que esquerda equivale a corrupto e comunista-comendo-criancinha. E não à toa nos últimos dias assistimos à avant-première dos anos de barbárie: grupos truculentos berrando em metrô sobre “matar veados”; livro sobre direitos humanos rasgado na biblioteca central da Universidade de Brasília; homens se exibindo por destruir uma homenagem a uma vereadora negra covardemente assassinada;
  • Bolsonaro é um risco porque soube explorar com qualidade exemplar a saturação do eleitor com o sistema político, o PT, Lula e “tudo o mais que está aí”. Ou porque soube apostar na impaciência, manipular a desesperança e transformar em suspeito todo o restante dos políticos – embora o capitão seja um desses políticos.

Se tudo isso é um risco em Bolsonaro, também é hora de dizer de forma bastante clara: o candidato-capitão não tem a menor ideia, ou pelo menos não disse nesses meses, do que tem a propor ao país sobre educação, saúde, economia e mesmo segurança pública.

Mais: no momento Bolsonaro vende ilusões, mas não governará sozinho. Ao contrário, estará com ele um centrão corrupto que já está pronto a cerrar-lhe as fileiras. Corrupção e incompetência se somarão ao abuso de poder contrários aos direitos civis, ilegalidades variadas contra os direitos humanos e transgressão da ordem institucional.

É contra esse tiro no escuro o voto primordial em Fernando Haddad.

Rodrigo de Almeida, 42 anos, é jornalista e cientista político. Foi diretor de jornalismo do iG e secretário de Imprensa de Dilma. É autor de "À sombra do poder: bastidores da crise que derrubou Dilma Rousseff"

Haddad é o mais competitivo para impedir vitória de Bolsonaro já no primeiro turno

Artigo publicado originalmente em https://www.poder360.com.br/opiniao/eleicoes/rodrigo-de-almeida-por-que-voto-em-haddad/

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-098Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-063Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-038Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-177Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-270Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-322Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0984Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1135Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1394Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1653Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?