Salvador, 27 de maio de 2017
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Cármen Lúcia já encontrou um porta voz à sua altura: Pedro Bial, o cronista mela cueca. Por Nathalí Macedo
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Sex, 19 de Maio de 2017 09:09

Nathalie_Macedo2Em um país grotesco, o grotesco aconteceu: Pedro Bial – o ex-apresentador de reality show e escritor de crônicas mela-cueca – entrevistou a Presidenta do STF em um talk show global que tenta ser elegante mas só consegue ser cafona, como quase todo talk show global.

O Brasil, francamente, não precisava de mais essa para sacramentar seu declínio ético e intelectual.

Não consigo, quero dizer, observar sem estranhamento esse movimento de midiatização do judiciário. Desde Joaquim Barbosa, tenho essa impressão, juízes e Ministros pop eclodem a todo o momento, e Carmen Lúcia parece estar entrando no jogo.

Chega com uma postura gente-como-a-gente, a mulher sertaneja que revoltava-se contra a ditadura – diz ela, ao contar suas agruras com o regime quando ainda era estudante de direito.

Será que esquece que o Supremo Tribunal Federal, órgão ao qual serve, apoiou o Golpe Militar e protagonizou o Golpe de 2016? Parafraseando: a memória seletiva é uma arma quente.

Além de transmitir a imagem de jurista pop gente boa que faz a plateia rir e se emocionar, arrematando com uma frase de efeito chique de Cecília Meirelles, Carmem Lúcia fala em Revolução.

Estamos, disse ela, vivendo um momento revolucionário.

Tenho razões para duvidar. Nunca estivemos tão longe do controle. Talvez nunca tenhamos tido uma política tão feita para os políticos e tão pouco para o povo.  Mas Carmen Lúcia faz questão de manter, diante dos holofotes, a postura otimista de um Brasil que não foge à luta.

Junto com a Globo, faz questão de maquiar o caos. Omite que pedira, outrora, que Dilma Rousseff explicasse o óbvio (Por que chamar o golpe de golpe? Porque é um golpe, Ministra).

Coloca-se – ou é colocada? – como a nova heroína que o Brasil precisa, não por acaso convenientemente aos interesses da Globo e da Família Marinho, a quem conviria Carmem Lúcia na linha sucessória da presidência.

Depois de apoiar o golpe e contribuir com o caos, ela pede, elegante e esperançosamente, a pacificação de um país dominado por ratos. Pede, sem palavras, que confiemos nela e no STF – e o brasileiro médio, por burrice ou desespero, é mesmo capaz de confiar.

Quanto a mim, lamento: não dá pra engolir. E não dá, sobretudo, para confiar em um Supremo Tribunal Federal desacreditado – e que continuará desacreditado quer queira a globo, quer não.

A questão de gênero tampouco tem algum peso sobre estes fatos. Carmen chega a dizer na entrevista em questão que “os homens mentem para as mulheres e elas aceitam porque gostam de homens” e que “em geral, mulheres quando se juntam, falam de homens.”

Eu, Ministra, data máxima vênia, junto-me com minhas amigas para falar sobre Revolução, essa mesma Revolução que a senhora saúda e que aparentemente, em sua análise, é uma revolução de homens (eventualmente falamos também sobre arte, memes e psiquê humana. Homens são nosso último assunto, em geral).

O fato é que Bial e Carmen Lúcia cumpriram o papel da mídia e o papel que o STF tem assumido: de ópio do povo.

Uma mensagem de esperança e coragem vinda de uma ministra sem nenhuma noção acerca das questões de gênero, por exemplo, em um país caótico, era tudo do que precisávamos. Está tudo bem agora, tudo na mais perfeita normalidade.

Obrigada, Bial. Vamos continuar espiando.

Colunista, autora do livro "As Mulheres que Possuo", feminista, poetisa, aspirante a advogada e editora do portal Ingênua. Canta blues nas horas vagas.
Artigo publicado originalmente em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/carmen-lucia-ja-encontrou-um-porta-voz-a-sua-altura-pedro-bial-o-cronista-mela-cueca-por-nathali-macedo/

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 19.05.17.058Carol Soares. Casa da Mãe. 19 Maio 2017
  • 11.05.17.081Clube Nectar Chá. Lebowsky. 11 Maio 2017
  • 06.05.17.107Niver de Maira Mota. Entre Folhas. 06 Maio 2017
  • 30.04.17.020Aniversário de Verônica. Pelô. 30 Abril 2017
  • 30.04.2017.031Samba do Pretinho. Pedro Arcanjo. 30 Abril 2017
  • 30.4.17.030Kizomba arde Africana, Dubliners. 30 Abr 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?