Salvador, 24 de May de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
O assédio angelical de uma emissora de televisão. Por Gustavo Conde
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Qua, 21 de Março de 2018 08:15

Gustavo_CondeA Globo resolveu turbinar o Psol. E, antes que os psolistas se ofendam - ou se locupletem -, é recomendável atentar para o gesto - porque é um gesto ambíguo e perigoso. A emissora mais poderosa e manipuladora da história do país está acenando para um partido de esquerda.

Essa percepção é recuperável de alguns trechos do Jornal Nacional de ontem, 20/03/18. O viés da reportagem transversal sobre Marielle é explícito: destaque para a representação que o Psol protocolou contra uma desembargadora. A Globo não costuma fazer isso com partidos de esquerda: conceder cifras de positividade.

O espetáculo todo é muito degradante. A Globo se apropria de uma narrativa cujo conteúdo lhe é hostil: antirracismo, antifascismo, antiviolência policial, pró causas populares, pró causa LGBTT, antijudicialismo etc. A rigor, poder-se-ia dizer que Marielle era antiglobo.

A Globo parece apropriar-se com muita voracidade desta narrativa. Ontem, chegou a assustar. Deram 'aéreas' da Cinelândia, explicaram tim tim por tim tim a ocupação da praça, "local de trabalho de Marielle" e emocionalizaram muito - com a devida distância higiênica que tanto agrada a classe média.

A Globo busca desesperadamente se reconectar com o povo, com a dimensão popular do país. Viu-se encurralada pela Paraíso de Tuiuti e o sinal de alerta acendeu.

Nós estamos assistindo a batalha épica de Lula versus Globo. Isso, agora, ficou claro demais. Moro, Temer, PSDB, são todos coadjuvantes.

E, enquanto a Globo assediava o Psol em rede nacional, Lula enfrenta fascistas no sul do país. Eram meia-dúzia, mas o nanismo do ataque serviu para que as mídias oficiais subissem em suas homes a chamada "Lula enfrenta protesto no sul". Torpeza recheada do cinismo habitual.

As imagens de lula em caravana continuam incomodando a Globo, mesmo dando seu ar da graça apenas na internet. Lula parece uma estrela internacional da música pop. As pessoas gritam para tocá-lo, para reverenciá-lo, para amá-lo.

Diante desta fatal realidade, a emissora tenta seduzir e, ao mesmo tempo, dividir. Como um anjo platinado, assedia o golpeado espectador, oferecendo uma espécie de luz redentora. Viu no Psol e em Marielle uma chance única e poderosa. *

* Artigo originalmente publicado no Jornal GGN

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 19.05.18.002Elas Cantam Bob Marley. Pedro Arcanjo. 19 Maio 2018
  • 19.5.18.036-1Serafim e Filhos de Zé. Lebowisky. 19 Maio 2018
  • 17.05.18.028Banda Bahianomundo. Lebowski. 17 Maio 2018
  • 15.5.18.108Sarau da Casa da Mãe. 16 de Maio 2018
  • 15.05.18.025Edson Gomes. Lg Quincas Berro D'Água. 15 Mai 2018
  • 01.05.18.089Sarau da Casa da Mãe. 01 de Maio 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?