Salvador, 17 de November de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Para manter Lula preso, a imprensa ataca até plantonista. Por Gabriel Prioli
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Dom, 15 de Julho de 2018 07:48

gabriel-priolli2A imprensa brasileira, essa usina de inquietação e criatividade, ofereceu recentemente ao mundo mais uma vibrante inovação linguística.

Descobriu novos sentidos, todos negativos, para a palavra “plantonista”, que passou a significar substituto, interino, inferior, desqualificado, ilegítimo e usurpador – acepções que nenhum dicionário registrava até agora.

Não por acaso, o primeiro humano a merecer a novíssima “pecha” de plantonista foi um juiz desembargador de Porto Alegre, que teve a ousadia de despachar um habeas corpus determinando a libertação de Lula – o inimigo número um da aliança golpista que nos desgoverna, com mídia, com parlamento, com a justiça, com tudo.

Como ele fez isso num domingo, cumprindo um rotineiro revezamento de juízes, e como despachou em favor do impetrante “errado”, foi imediatamente rebaixado de desembargador a reles plantonista.

Um ser abissal, das profundezas mais pantanosas e obscuras da justiça, que emergiu para conspurcar a intocabilidade de julgamento do santo padroeiro da inquisição nacional, São Moro de Maringá.

O fato de que a intensa cobertura jornalística do mandado de soltura de Lula foi inteiramente produzida por plantonistas nas redações, evidentemente, não veio ao caso.

Nenhum veículo pôs em dúvida a qualidade das informações e análises que ofereceu, todas, sem exceção, produzidas por gente que cumpria escala de fim de semana, ou foi chamada às pressas para reforçar a equipe de plantão.

Assim como não foi, não é e não será posta em dúvida a legitimidade dos plantonistas nos hospitais, nas delegacias de polícia, nas distribuidoras de água e de energia, em todos os locais onde o atendimento nunca pode parar.

Plantonista menor, plantonistinha, plantonista inferior ao assistente de estagiário, só juiz “do PT”. Só quem reconhece direitos de Lula.

Essa contribuição semântica da imprensa ao vocabulário da canalhice está longe de ser caso isolado, ou apenas nacional. Está no gene da atividade jornalística, na verdade.

Rotular, etiquetar, é um dos procedimentos mais eficazes da manipulação informativa e mais praticados mundo afora.

Tem a finalidade de desqualificar pessoas, instituições e fatos de forma rápida e eficaz, e de perpetuar a desqualificação de maneira concisa, como é indispensável às manchetes de jornal.

Por isso mesmo, é obviamente seletiva. Aplica-se somente aos inimigos ou ao que desagrada.

É assim que Raul Castro e Nicolás Maduro são “ditadores”, enquanto o rei Salman Al Saud, ditador implacável da medieval Arábia Saudita, jamais merece o termo, porque é amigo dos amigos americanos, e esta é uma amizade que se preze.

É assim que Iraque, Líbia, Irã, Coréia do Norte, Síria, Afeganistão são ou foram “estados terroristas”, enquanto os países centrais, que bombardeiam e aterrorizam gente no mundo todo, são “democracias ocidentais”.

É assim que, aqui entre nós, um impeachment fraudulento sem crime de responsabilidade depõe presidente e chamá-lo pelo nome verdadeiro de golpe é apenas “narrativa” de “lulopetista”.

A linguagem cria o mundo à imagem e semelhança de seus criadores.

Neste mundo falso, distorcido e deturpado da imprensa golpista, em que as fake news são o padrão e não o desvio da norma, o plantonista é a vítima da vez.

Artigo publicado originalmente em https://www.nocaute.blog.br/2018/07/13/a-imprensa-ataca-ate-plantonista/

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.010Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.140Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.159Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.043Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.302-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.269Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?