Salvador, 07 de December de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Ciro, um crítico dignificante ou um polemista nato? Por André-Kees Schouten
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Dom, 22 de Setembro de 2019 07:52

Andr-Kees_SchoutenEm entrevista à BBC, como exemplo das estratégias equivocadas do “hegemonismo petista”, Ciro Gomes disse que Marcia Tiburi teve um desempenho pífio nas eleições no Rio de Janeiro porque ela “faz apologia do cu na televisão”:

“Quantos votos teve a candidata a governadora do Rio de Janeiro nas eleições passadas? Você tem ideia? Rio de Janeiro é a maior concentração de artista por metro quadrado, intelectuais, engenheiros, do Brasil. É a sede da Globo, da ABI, enfim, de tudo o que é progressista. Sabe quantos porcento PT tirou lá? Dois por cento. Porque a Marcia Tiburi, que é uma figura respeitável, queridíssima e tal, faz apologia do cu na televisão. Eu tenho até vergonha de citar e isso não quer dizer que não haja uma grande interessante questão nesta tese da Marcia Tiburi, mas foi o que dominou o debate no Rio de Janeiro. Você quer uma governadora que faz apologia?”(leia a entrevista aqui).

É esse tipo de “crítica [que] permite uma boa discussão sobre a viabilidade de um projeto nacional dentro de um modelo democrático brasileiro”? É isso um polemista nato? Para mim, Ciro de muito já não passa mais de um boquirroto amargurado que abriu mão de seu compromisso com a democracia. Agora parece querer disputar espaço com Olavo de Carvalho.

Na entrevista com Lula, Mino Carta afirmou que cultivou um “ódio sublime” de Haddad quando esse, numa entrevista cheia de cascas de banana para ele escorregar, elogiou a Lava Jato. Mas não me lembro dessa indignação quando Ciro diz que Lula não é um preso político, além de um caudilho latino-americano corrupto e traidor.

“Até quando eu vou ter que engolir em nome de uma pseudounidade que essa gente se aproprie o país, roube feito um condenado, se acostume com a vida e as frivolidades da burguesia? O que aconteceu com o Lula? O Lula se corrompeu. Desculpa, é doído dizer isso, mas o Lula se corrompeu. Ele virou sabe o quê? Um caudilho sul-americano. É o culto à personalidade. Toda a agenda do país agora é refém do egoísmo do Lula.” (leia a entrevista aqui).

Sei lá… Não entendo como jornalistas tarimbados, tão críticos com relação ao PT e sua direção, fechem os olhos para estes comportamentos nada dignificantes de Ciro Gomes. Sinceramente.

"Ciro é um obcecado pelo poder, que no momento já mira a eleição, sobre a qual tem uma opinião bem definida. Só será boa se ele for eleito. Devido a conjuntura do nosso imaginário social, Ciro vai trabalhar todas as quimeras inventadas pela mídia. Vai bater em Haddad, pois tem medo e vai destilar o fel quando se trata de Lula, pois sempre se achou mais competente. Não o vejo falar nada sobre propostas para a economia, embora tenha todos os dados na cabeça. E se acusa Lula por fazer pactos para poder implementar políticas de inclusão e de desenvolvimento, tenho certeza que uma vez no poder as fará. Uma vez no poder, tentará concentrá-lo, e por isso já começa a ter um discurso midiático autoritário e semi bolsonaresco. Carrega nas tintas e já absorve termos Olavianos em suas críticas. Ciro quer enfrentar Dória ou Hulk, mas para isto precisa como a LavaJato destruir Lula e PT. Conseguirá?? Não creio. Mas vai amealhar seguidores. No momento ele está amealhando bolsonaristas e golpistas arrependidos, com estes ataques ao PT e Lula. Mas Ciro fala de uma radicalidade que não tem e parece cada vez mais Fernando Collor na busca pela presidência. O discurso inflamado esconde o passado quando era aliado de Jereissati. Ao falar disto fala de uma aliança devido a conjuntura da época, mas quando fala de Lula esquece a conjuntura nos governos Lula."

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.054-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.031Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.161Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.042Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.113Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.170Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?