Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Implosão do Poder Executivo já começou. Por Marcos Coimbra
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dando o que Falar
Ter, 31 de Agosto de 2021 03:53

Marcos_CoimbraO sistema político brasileiro tende a um colapso profundo e rápido. O principal motivo para isso é a implosão do Poder Executivo, que já começou.

A analogia que vem à mente é o chamado derretimento do núcleo, que acontece  nos acidentes em usinas nucleares. Consiste em um processo, quase sempre resultante de erros humanos, de superaquecimento do reator, que conduz à liberação de material radioativo no meio ambiente e coloca em risco todas as formas de vida.

No plano institucional, estamos no limiar de um fenômeno desse tipo. O perigo é real.

No desgoverno caótico do capitão Bolsonaro, o Poder Executivo está parando de funcionar ou não funciona mais. Ele não é apenas o pior presidente de todos os tempos, mas também o que menos trabalha, menos se dedica às suas obrigações. Faz tempo que sua agenda é subordinada a uma única obsessão: a busca da reeleição.

Não é a primeira vez que, no Brasil moderno, temos um chefe de governo que não sabe ou não consegue governar. Em função de seus erros, Collor perdeu condições de governabilidade com pouco mais de dois anos de mandato. Dilma sofreu um golpe, no início do segundo, que impediu que governasse. Quanto a Sarney, Itamar e Temer, os três não receberam mandatos próprios e assumiram o governo por impedimento dos titulares, o que sempre limitou sua autoridade.

O caso do capitão é pior. Nos anteriores, o sistema político conseguiu compensar, pelo menos em parte, a ausência da capacidade governativa pessoal do presidente. Em alguns casos, com sua colaboração: Sarney se apegou à “liturgia do cargo”, Collor tentou um ministério de “notáveis”; Itamar logo promoveu a transição para um novo governo. Sem sua ação, as crises que enfrentaram teriam sido piores.

Bolsonaro não tem as qualidades de seus antecessores e seu governo é feito com gente sem preparo e respeitabilidade. É impossível esperar dele um gesto de honra e grandeza. Sua equipe é de última categoria. Estão há dois anos e meio à frente do Executivo e não conseguiram fazer qualquer coisa em benefício da maioria.

Bolsonaro é o rosto de um governo responsável por uma catástrofe sanitária, com centenas de milhares de mortes evitáveis. É causador de uma crise na economia que produziu 15 milhões de desempregados, 6 milhões de desalentados e 33 milhões de pessoas subutilizadas. É culpado por um imenso retrocesso nas políticas ambientais, justo quando o mundo afunda em uma crise climática que pode ser terminal. Sob seu comando, a educação foi desorganizada, jogando fora décadas de avanços e se transformou em séria ameaça ao futuro

E ele só quer saber de como se manter no poder, custe o que custar.

Não bastasse sua omissão, seus vínculos com pequenas e grandes corrupções, sua preguiça e incompetência, o capitão não aceita as regras da vida civilizada. Ataca, agride, xinga, dá os piores exemplos, encoraja as pessoas ao desrespeito, à truculência e à violência. Vai perdendo o apoio dos que têm sentimentos normais e fica com o aplauso de uma parcela cada vez menor e mais desequilibrada.

Perde autoridade e, sem ela, o poder presidencial passa a ser fundado somente na ameaça. Sem autoridade, o poder não passa de força.

Subordinado a alguém como Bolsonaro, o Poder Executivo não consegue funcionar adequadamente. Com seus desvios de personalidade, caráter e  formação, o capitão promove a dissolução, de dentro para fora, do poder que nominalmente chefia.

Seu desejo é fazer o mesmo com o Legislativo e o Judiciário. Se aceitarem a subordinação, venham de cabeça baixa. Se quiserem vender-se, está disposto a pagar (naturalmente que usando os recursos da coletividade). Se não toparem por bem, que seja por mal: ameaça usar as Forças Armadas e bravateia que dispõe de um exército de policiais dispostos a tudo.

As elites brasileiras (com auxílio relevante de seus amigos no exterior) nos trouxeram até aqui e são responsáveis pelo que Bolsonaro é e ameaça tornar-se. A coalizão golpista que permitiu o bolsonarismo está parcialmente desfeita, com a correção de rumo empreendida pelo Judiciário. Os governadores parecem dispostos a assumir o papel que deveriam ter em uma federação. Aqui e ali, a mídia corporativa tenta voltar a ser respeitável. Um pedaço grande do apoio social que o capitão teve em sua escalada foi perdido.

Há muito tempo até a eleição do ano que vem. Vamos ver se o sistema político resiste à contaminação que o derretimento de Bolsonaro vai provocar.

Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Artigo publicado originalmente em 

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-159Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-003Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-068Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-132Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-215Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-361Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0943Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1016Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1357Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1607Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?