Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Cinema
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
“Família Submersa”,marca a estreia de Maria Alché
Domingo 21 Abril 2019, 08:00

Acessos : 3188

(protagonista de “La Ninã Santa”, de Lucrecia Martel) na direção de longas-metragens, estreia hoje nos cinemas em 14 salas. O longa é estrelado pela reconhecida atriz argentina Mercedes Morán. A Pasto (Argentina) assina a produção, em coprodução com Bubbles Project (Brasil), Pandora Film Production (Alemanha) e 4 1/2 Films (Noruega), e produção associada da TvZero.  A Esfera Filmes é a distribuidora.

Na história, Marcela (Mercedes Morán) perde sua irmã Rina, ficando completamente abalada. Porém, sua rotina tem que continuar: ajudando seus filhos, fazendo as tarefas de casa e ter a missão de esvaziar o apartamento da irmã. Marcela acaba se apoiando em Nacho (Esteban Bigliardi), um jovem amigo de seus filhos, que lhe oferece apoio para seguir a vida. Conforme o tempo passa, o passado e o presente de Marcela se entrelaçam e ela começa a questionar sua própria natureza.

A diretora Maria Alché explica o porquê de fazer o filme: “Quis contar o que acontece com uma mulher nesse epicentro do luto pela morte de sua irmã, vivendo muitos sentimentos e sensações simultâneos. Algumas das coisas que a atravessam são triviais, outras são metafísicas. Queria transmitir isso deixando uma sensação aberta para que cada espectador fizesse sua própria leitura".

Mercedes e María já tinham trabalhado juntas em “La Santa Ninã”.  “Trabalhamos como mãe e filha, quando ela apenas dava seus primeiros passos como atriz. Nesta filmagem, lembrei que quando fiz “La Ciénaga” (“O Pântano”) senti a mesma coisa: que estava diante de um talento muito grande. Adorei poder acompanhar a Maria nesse seu primeiro longa-metragem, vê-la florescer como diretora em um trabalho muito interessante e introspectivo” comenta Mercedes que neste ano irá lançar além de “Família Submersa” o longa “Um Amor Inesperado”, de Juan Vera, estrelado por Ricardo Darín.

Tatiana Leite, produtora brasileira do filme o acompanhou desde a escritura do roteiro, e ressalta ter se impressionado muito com as primeiras imagens que viu, sobretudo com a direção de atores da diretora estreante e com a fotografia de Hélène Louvart. Tatiana, também produtora de “Benzinho”, complementou que mesmo “Família Submersa” e “Benzinho” sendo filmes completamente diferentes, eles têm curiosamente em comum protagonistas mães de família, que estão questionando/ buscando suas individualidades para além da maternidade.

“Família Submersa” participou do 65º Festival Internacional de San Sebastián (Cine en Construcción), 71º Festival de Locarno (Concorso Cineasti del Presente), 66º Festival Internacional de San Sebastián onde levou o prêmio de Melhor Filme na mostra Horizontes Latinos e do 25º Fic Valdivia em que recebeu Menção Especial do Júri na Competição Internacional. O filme ainda conquistou o prêmio Ingmar Bergman de Melhor Primeiro Filme no Festival de Gotemburgo e participou da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival do Rio 2018, está selecionado para o prestigioso New Directors New Films em Nova York no próximo abril, e de agosto de 2018 para cá, já estve em mais de 20 festivais. O longa também conquistou os prêmios de desenvolvimento do Sorfond 2016 e Visions Sud Est 2015. “Família Submersa” também ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Cine UNAM, no México.

Em uma equipe formada essencialmente por mulheres, a exuberante fotografia do filme é de Hélène Louvart, diretora de fotografia de filmes de Claire Denis, Agnes Varda e Mia Hansen Love e a montagem realizada por Lívia Serpa (“Benzinho”, “Divino Amor” e “Santiago”).

Sinopse:

É verão em uma Buenos Aires vazia e abafada. O mundo de Marcela se estremece quando sua irmã morre e tudo se torna distante e pouco familiar. Enquanto vive o luto, ela terá que se desfazer dos pertences e do apartamento de sua irmã. Disposto a ajudar, Nacho, um jovem amigo de sua filha, entra em cena. Sua presença dá lugar a viagens e aventuras compartilhadas. Durante esses dias confusos, as pessoas e as conversas de outra época se interligarão, trazendo alguns autoquestionamentos a Marcela, à medida que a iminência da vida quotidiana entra em ação.

Elenco:

Mercedes Morán - Marcela

Esteban Bigliardi – Nacho

Marcelo Subiotto – Jorge

Ia Arteta - Jimena

Laila Maltz – Luisa

Federico Sack – Nahuel

Luiz Carlos Vasconcelos - Títan

Ficha Técnica:

Título original: Familia Sumergida

Duração: 91 minutos

País: Argentina, Brasil, Alemanha e Noruega

Direção: Maria Alché

Roteiro: Maria Alché

Fotografia: Hélène Louvart

Montagem: Livia Serpa

Direção de Arte: Mariela Ripodas

Desenho de Som: Julia Huberman

Produtora: Bárbara Francisco

Coprodutores: Tatiana Leite, Christoph Friedel, Claudia Steffen, Turid Oversveen

Produtores Associados: Rodrigo Letier, Roberto Berliner, Leo Ribeiro

Produtora Executiva: Bárbara Francisco

Assistente de Direção: Victoria Comune

Direção de Fotografia: Hélène Louvart

Música: Luciano Azzigotti

Montagem: Livia Serpa

Design de som: Julia Huberman

Direção de arte: Mariela Rípodas

Figurino: Mercedes Arturo

Maquiagem: Marisa Amenta

Direção de Produção: Georgina Baisch

Produção: Pasto

Coprodução: Bubbles Projects, TVZero, Pandora Film Production e 4 1/2 Films
Distribuição: Esfera Filmes

Com o apoio do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais. Projeto vencedor do Concurso INCAA - ANCINE, FSA, BRDE, SorFond (Noruega), Visions Sud Est (Suíça), Film und Medien Stiftung NRW (Alemanha).

Sobre a diretora María Alché:

María Alché é uma diretora, atriz e fotógrafa argentina. Estudou Filosofia na Universidade de Buenos Aires (UBA) e formou-se bacharel em Artes pelo ENERC (Instituto de Cinema e Experimentação Audiovisual). Estrelou vários filmes de arte, e dirigiu os curta metragens Gulliver, Noelia e  Winter 3025. Maria também produziu seu próprio trabalho fotográfico, Fakes, pelo qual recebeu prêmios em todo o mundo. Desenvolvendo sua própria linguagem e navegando por tópicos específicos, como família, vínculos emocionais, tempo, espaço e suspense, seus trabalhos como diretora e atriz entraram em competição em vários festivais de cinema ao redor do mundo, como Locarno, San Sebastián, Novos Diretores, Novos Filmes (NY) Rotterdam ZINEBI, Festival de Cinema de Friburgo, Bafci, Festival de Cinema de Toulouse, Festival de Cinema de La Havana e Milão. Uma retrospectiva de seu trabalho também aconteceu no Valdivia Film Festival. Família Submersa é sua estreia na direção de longa-metragem.

Sobre a atriz Mercedes Morán:

Mercedes Morán é uma das mais prestigiadas atrizes argentinas de sua geração. O seu trabalho no cinema está ligado a vários realizadores importantes, como Lucrecia Martel (La Ciénaga, La Niña Santa), Walter Salles (Diarios de Motocicleta), Luis Ortega (El Ángel), Pablo Larraín (Neruda), Andrés Wood (Araña), e Juan José Campanella (Luna de Avellaneda). Vários de seus filmes participaram da competição oficial de importantes festivais internacionais de cinema (Cannes, San Sebastián, Berlim e Nova York, para citar alguns).

Além disso, ela abraça uma vasta carreira no teatro, onde participou de El Último de los ArdientesÁngeles PerdidosMonólogos de la VaginaPequenos Crímenes ConyugalesAgosto e AyAmor Divino, um monólogo sobre sua própria vida, também roterizado por ela.

Com o papel de Roxy no programa de TV Primetime Gasoleros, ela revolucionou o estilo de atuação na telenovela argentina. Foi honrada com cinco prêmios Martín Fierro (1997, 1998, 2008, 2011 e 2012), além dos prêmios ACE, Estrella de Mar e Clarín, entre muitos outros.

Produtora / PASTO

Pasto é uma produtora criada em 2010 em Buenos Aires por Bárbara Francisco, com o objetivo de produzir filmes de cinema independente e revelar novos talentos da indústria local.

Filmografia:

2018- Familia Sumergida de María Alché

Festival de Locarno– Festival de San Sebastián

2016- El Rey del Once de Daniel Burman

Selección Oficial Panorama Special - Berlín 2016

2016- La Helada Negra de Maximiliano Schonfeld

Selección Oficial Panorama- Berlín 2016

2015- El Incendio de Juan Schnitman

Selección Oficial Panorama Berlin

2013- Germania de Maximiliano Schonfeld

Premio Especial del Jurado Bafici

2011- El Estudiante de Santiago Mitre

Premio Especial del Jurado Locarno

Coprodutora / BUBBLES PROJECT

BUBBLES PROJECT é uma produtora independente baseada no Rio de Janeiro, criada por Tatiana Leite em 2012 que desenvolve, produz e coproduz filmes autorais dentro e fora do Brasil, incluindo longas e curtas metragens.

Filmografia:

2019 – Nona, se me molham, eu os queimo, de Camila José Donoso

Tiger Competition 2019 - Festival Internacional de Rotterdam

2019 - Família Submersa, de María Alché

Festival de Locarno  - Competição Novos Diretores

Melhor Filme na Mostra Horizontes Latinos - Festival de San Sebastian

Ingmar Bergman International Debut Award 2019 - Festival de Gotemburgo

Menção especial Festival de Valdívia

2018 – Benzinho, de Gustavo Pizzi

World Dramatic Competition Sundance

Rotterdam Int’l Film Festival

Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Santa Maria da Feira

Prêmio FIPRESCI no Festival de Málaga

Melhor Filme pela Crítica, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado

2017 – Pendular,  de Julia Murat

Festival de Berlim - Prêmio FIPRESCI

Competiçao do Festival de Brasília

2015 - Aspirantes de Ives Rosenfeld

Vencedor da Carte Blanche do Festival de Locarno

Karlovy Vary New Director’Competition

Vencedor dos prêmios de melhor diretor, ator e atriz coadjuvante no Festival do Rio, da crítica na mostra de são Paulo e melhor filme no Festival de Santa Maria da Feira.

Distribuidora / ESFERA FILMES

Dirigida pela historiadora e produtora Ana Luiza Beraba, Esfera Filmes é uma distribuidora cinematográfica com foco em cinema de autor independente, com especialização em cinema europeu e latino-americano.  Com o objetivo de difundir cinema do mundo no Brasil e de estimular a fruição de obras autorais através da formação de plateia, a distribuidora se firmou como referência pela qualidade dos seus lançamentos, sempre acompanhados de debates, imersões, formações e parcerias.  Ao longo dos últimos anos, já foram distribuídos cerca de 60 títulos selecionados nos principais festivais e mercados internacionais, como Cannes, Berlim, Toronto e Ventana Sur. www.esferafilmes.com

 

 

Valor Não Informado

Na história, Marcela (Mercedes Morán) perde sua irmã Rina, ficando completamente abalada. Porém, sua rotina tem que continuar: ajudando seus filhos, fazendo as tarefas de casa e ter a missão de esvaziar o apartamento da irmã.

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-172Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-057Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-003Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-164Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-218Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-300Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0794Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1209Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1275Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1485Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: