Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Cinema
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
‘Inferninho’ ganha data de estreia: 23 de maio
Segunda-feira 20 Maio 2019, 08:00

Acessos : 3513

Ambientado todo dentro de um bar, o longa “INFERNINHO”, de Guto Parente e Pedro Diógenes, é uma tragicomédia inspirada nos melodramas das pessoas que não se enquadram nos padrões da sociedade. Na trama, Deusimar (Yuri Yamamoto) é a dona do bar Inferninho. Ela sonha em ir embora para um lugar distante, até conhecer Jarbas (Démick Lopes), um marinheiro que acaba de chegar e que quer fincar raízes. A história de amor dos dois muda completamente o cotidiano do bar e dos seus funcionários: Luizianne (Samya de Lavor), a cantora; Coelho (Rafael Martins), o garçom; e Caixa-Preta (Tatiana Amorim), a faxineira.

O filme teve estreia mundial no Festival de Rotterdam e já foi exibido em mais de dez países. Em Portugal, participou do Festival Queer Lisboa, onde levou o prêmio de Melhor Filme. No Brasil, foi o grande vencedor da XI edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, com os prêmios de Melhor Filme e Melhor Imagem, do Júri Oficial, e de Melhor Filme, do Júri da Crítica. Também conquistou os prêmios Especial do Júri, da Première Brasil – Novos Rumos e o Prêmio Félix, ambos na última edição do Festival do Rio, e foi consagrado na Mostra Internacional de Cinema de São Luís como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

INFERNINHO” nasceu do encontro de dois grupos artísticos de Fortaleza: Grupo Bagaceira de Teatro e Alumbramento Filmes. “Inquietações como essa uniram um grupo de teatro e um coletivo  de cinema que, num processo de intensa troca e contaminação, construíram juntos o Inferninho para falar do amor e da fantasia, como possibilidades de resistência dentro de um contexto atual onde direitos básicos são negados, as minorias são rechaçadas e o moralismo se  torna  cada  vez mais dominante”, revela Guto Parente.

O primeiro roteiro de “INFERNINHO”, que a principio era uma série de TV, começou a ser desenvolvido dentro do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, com os dois coletivos trabalhando juntos. Os atores participaram criativamente do processo desde a elaboração do roteiro e foram fundamentais na construção das personagens, que são o foco do filme. É através das personagens, dos seus desejos e das suas angústias, que o filme busca uma relação sensível com o espectador, mas sem perder a possibilidade de uma reflexão maior sobre o que é visto.

O bar onde se passa o longa é quase um personagem. Pedro conta que “trabalhar esse espaço foi dos grandes desafios do processo, pois é um filme que se passa todo na mesma na locação. E esse cenário único tinha que transmitir o clima e a atmosfera que pretendíamos construir. O espaço sempre foi pensando como um lugar de refúgio e como um prolongamento dos seus personagens. O bar tem muito da personalidade da Deusimar, assim como o palco carrega um pouco da Luiziane”.

INFERNINHO”, que estreia em 23 de maio com distribuição da Embauba Filmes, foi viabilizado com recursos provenientes do Edital de Cinema da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, que contou com aporte da Ancine/FSA através dos arranjos regionais.

Sinopse:


Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e ir embora, para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar.

Lista de festivais


IFFR: International Film Festival Rotterdam (Holanda)  
32nd BFI Flare: London LGBT Film Festival (Inglaterra)  
Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (Uruguai)  
Bafici: Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Argentina)  
Filmadrid: Festival Internacional de Cine (Espanha)  
Filmfest München (Alemanha)  
18º Santa Fe Muestra de Cine Independiente (Argentina)  
Queer Lisboa: Festival Internacional de Cinema Queer (Portugal) - Prêmio de Melhor filme na sessão Queer Art
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro  
Mostra Internacional de Cinema de São Luís - Prêmios Melhor filme; Melhor Direção; Melhor Ator  
Pornfilmfestival Berlin (Alemanha)  
Festival do Rio - Prêmio Felix Especial do Júri; Prêmio Especial do Júri Première Brasil
XI Janela Internacional de Cinema do Recife - Prêmio Melhor Filme Longa-metragem; Melhor Imagem Longa-metragem; Melhor Filme Janela Crítica
26º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade  
Mezipatra Queer Film Festival (Grécia)  
32nd Festival Cineuropa (Espanha)  
XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema  
IX Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira  
12º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual  
Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira  
5ª Mostra de Cinema de Gostoso  
Transcinema: Festival Internacional de Cine (Peru)  
FICCI - International Film Festival of Cartagena de Indias (Colômbia)

Ficha Técnica:


Direção: Guto Parente e Pedro Diógenes  
Escrito por: Guto Parente, Pedro Diógenes e Rafael Martins  
Direção de Fotografia: Victor  de  Melo;  
Direção de Arte: Tais Augusto;  
Som: Lucas Coelho;   
Figurino: Isac Bento e Filipe Arara;   
Montagem: Victor Costa Lopes;   
Trilha Sonora: Vitor Colares e Felipe Lima;   
Músicas: Rita de Kassia;   
Direção de Produção: Clara Bastos e Rogério Mesquita;   
Produção Executiva: Amanda Pontes e Caroline Louise.   
Produção: Marrevolto filmes em parceria com Grupo Bagaceira e Tardo Filmes.  
Elenco:  Yuri Yamamoto, Demick Lopes, Samya de Lavor, Rafael Martins, Tatiana Amorim, Paulo Ess, Galba Nogueira, Pedro Domingues e Gustavo Lopes.  
Distribuição - Embaúba Filmes

Sobre os diretores:

Guto Parente e Pedro Diógenes trabalham juntos desde o início de suas carreiras. Inferninho é o quarto longa-metragem que eles dirigem  juntos, mas o primeiro como dupla, já que os outros três foram dirigidos também por Luiz e Ricardo Pretti, em uma formação de quarteto - Estrada para Ythaca (2010), Os  Monstros  (2011)  e  No  Lugar  Errado (2011). Guto dirigiu sozinho ou em outras parcerias de direção os filmes Doce Amianto (2013), A Misteriosa Morte de Pérola (2014), e O Estranho  Caso  de  Ezequiel (2016) e O Clube dos Canibais (2018); e Pedro os filmes Com os Punhos Cerrados (2014) e O Último Trago (2016). Seus filmes foram exibidos em importantes festivais de cinema como Locarno, Roterdã, AFI, FidMarseille, Viennale, entre outros.

Sobre a produtora:

A MARREVOLTO reúne a experiência de produtores e artistas que trabalham no audiovisual  
cearense há mais de 10 anos. Após uma bela e longa trajetória na produtora ALUMBRAMENTO,  
Amanda Pontes, Caroline Louise e Pedro Diógenes se unem a Victor De Melo e Victor Furtado em torno do desejo de trabalhar a formação, pesquisa e produção audiovisual com foco no cinema independente que pensa de forma inventiva os métodos de produção, o diálogo com as outras linguagens e a relação com público.

Desde 2008, os filmes desenvolvidos pelos integrantes da MARREVOLTO vêm ganhando destaque no cinema nacional com exibições e prêmios em importantes festivais dentro e fora do país, tendo também chamado atenção da crítica cinematográfica e sido tema de vários trabalhos acadêmicos. Os longas foram distribuídos comercialmente nos cinemas do Brasil e contaram com exibições em Tvs abertas e fechadas. Além da produção de filmes, os integrantes da MARREVOLTO têm vasta experiência em ações voltadas para a formação em audiovisual e na realização de mostras e cineclubes. Em 2018, a MARREVOLTO estreou o longa INFERNINHO, dirigido por Guto Parente e Pedro Diógenes, no importante Festival de Rotterdam na Holanda e circulou por diversos festivais na Argentina, Uruguai, Espanha, Alemanha, Portugal, entre outros. Os curtas OCEANO, de Amanda Pontes e Michelline Helena, e PONTE VELHA, de Victor de Melo, que estreou na Mostra de Tiradentes, também foram obras exibidas em 2018. Nesse ano, a produtora também irá finalizar CRÔNICA DA ÚLTIMA CIDADE, primeiro longa de Victor Furtado, e o novo longa de Pedro Diógenes, intitulado PAJEÚ. Outros filmes estão em fase de desenvolvimento como: IRACEMA, de Victor de Melo, ENSAIO SOBRE ESTAR ALI, de Amanda Pontes e Michelline Helena, e A FILHA DO PALHAÇO, de Pedro Diógenes.

Sobre a distribuidora:

A Embaúba Filmes é uma nova distribuidora de cinema brasileiro, sediada em Belo  
Horizonte. A empresa atua com a distribuição de filmes autorais em todas as suas etapas, incluindo festivais de cinema, lançamentos no circuito comercial, negociações e vendas no Brasil e no exterior, além de um site próprio de VOD, para locação de seus títulos pela internet. A empresa é dirigida por Daniel Queiroz, que vem de uma experiência prévia de mais de 10 anos como programador de cinema, em salas (Cine Humberto Mauro e Cine 104) e festivais (Festival Internacional de Curtas de BH, Festival de Brasília, Semana de Cinema). A Embaúba possui em seu catálogo filmes como Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans; Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes; Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messara; Inaudito, de Gregório Gananian; Eu Sou o Rio, de Anne Santos e Gabraz e Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado.

 

Valor 

Longa de Guto Parente e Pedro Diógenes aborda o amor e as relações não convencionais numa sociedade conservadora

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-121Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-053Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-029Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-147Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-248Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-311Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0999Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1088Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1339Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1515Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: