Salvador, 22 de agosto de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Cine Transpetro nas Comunidades chega na Bahia em agosto
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 10 de Agosto de 2019 08:34

Menina_de_Barro_PosterChega na Bahia, no mês de agosto, o Cine Transpetro nas Comunidades. A mostra de filmes promoverá sessões de filmes e oficinas de audiovisual para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de 140 municípios de 18 Estados brasileiros. Na Bahia, participam do projeto escolas dos municípios Candeias dia 13, São Sebastião do Passé dia 16, Simões Filho dia 19, São Francisco do Conde dia 23, e Salinas da Margarida dia 30.

O Cine Transpetro nas Comunidades transforma as salas de aula em um verdadeiro espaço lúdico do saber. Serão exibidos três curtas-metragens para alunos de até dez anos, dois médias e um longa para alunos a partir de quatorze anos, promovendo mais de trezentas sessões de filmes em salas de aula. Entre os filmes selecionados estão os curtas: A Natureza Agradece, Louise e lmagine uma Menina com cabelos de Brasil, os médias metragens Depois que Te Vi e A Câmera do João, além do longa Menina de Barro. Os filmes abordam temáticas como Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, entre outros.

 

As sessões poderão ser potencializadas com debates entre alunos e professores, estimulando um espaço de troca e reflexões sobre questões de interesse abordadas nas obras exibidas.

 

O Cine Transpetro nas Comunidades realiza ainda oficinas de iniciação à criação cinematográfica, onde os alunos de 11 a 18 anos de idade aprendem técnicas de roteiro, direção, produção e edição e realizam um curta-metragem. Com isso, o projeto procura despertar o interesse de jovens pela produção audiovisual. “Além de proporcionar aos jovens as ferramentas de conhecimento e informação, o projeto também pretende instigá-los a pensar as ‘novas mídias’, estimulando o olhar interativo no uso dessas ferramentas digitais ‘cotidianas’ como expressão de cidadania”, diz a diretora-executiva do projeto, Luciana Boal Marinho.

 

Além da Bahia, a mostra passará pelos estados do Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná. O Cine Transpetro nas Comunidades tem patrocínio da Transpetro e faz parte do Cinema em Movimento, maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil, criado em 2000 pela produtora MPC Filmes.

 

Mais do que uma simples exibição de filmes, o Cine Transpetro nas Comunidades é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. Além da exibição do filme, possibilita uma série de atividades culturais e sociais, utilizando o audiovisual como ferramenta para a formação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã.

 

Sobre o Cinema em Movimento - Organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem, da recente produção audiovisual brasileira, em logradouros públicos, escolas e universidades das 27 unidades da federação. Com sessões ao ar-livre ou indoor, o projeto atua através de três circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário.

 

Circuito Escola – O programa é realizado dentro do calendário letivo. As sessões acontecem em salas de aula ou auditórios com o acompanhamento do professor, que recebe o material pedagógico, desenvolvido de forma a atender temas transversais definidos pelo Ministério da Educação de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tais como: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo e Cultura Jovem. Desta forma, os alunos são beneficiados com a oportunidade de ter acesso à cultura brasileira aliando o entretenimento à educação. O Circuito conta com tela widescreen de 210 polegadas, projetores de 2.000 ansilumens, caixas de som e tripés, que são acondicionados em uma unidade móvel fácil de transportar.

 

Filmes selecionados:

 

Para alunos até 10 anos de idade

 

A Natureza Agradece (BRASIL / 2018 / 14 min / Livre)

Sinopse: Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental. Um dia, uma fábrica aparece colocando em risco toda a natureza.

Temática: Direito ao meio ambiente sustentável

Roteiro: Ana Maria Cordeiro

Edição: Renan Oliveira

Produtora: Mandra Filmes

Louise (BRASIL / 2017 / 05 min / Livre)

Sinopse: Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola é chutada para longe e cai parto de Louise e Bia. Juca corre para pegar a bola e percebe a habilidade das duas garotas para o futebol e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.

Temática: Direito das mulheres.

Roteiro: Amanda Gomes, Andressa Fernades, Nathanael Cruz e Círculo de Cultura Surda.

Edição: Andressa Fernandes

Produtora Realizadora: Domingos Coelho e Luiza Camurça

Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil (BRASIL / 2016 / 10 min / Livre)

Sinopse: O cabelo, fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação.

Temática: Direito das crianças e do adolescente.

Roteiro e Edição: Alexandre Bersot

Produtora Realizadora: Alexandria – Animação em Boa Companhia

Para alunos de 10 a 14 anos de idade

Depois Que Te Vi (BRASIL / 2016 / 16 min /Livre)

Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí, seu foco passa a ser essa nova paixão.

Temática: Direitos da pessoa com deficiência

Direção: Vinícius Saramago

Roteiro: Vinícius Saramago

Fotografia: João Casalino

Edição: Talita Ghivelder

Elenco: Jorge Hissa, Roberto Frota e Anna Julia Leite

Produtora: Revoar Filmes

 

A Câmera do João (BRASIL / 2017 / 22 min / Livre)

Sinopse: Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.

Ficha técnica:

Direção: Tothi Cardoso

Roteiro: Tothi Cardoso

Edição: Maurélio Toscano

Elenco: Lucas Romão, Adilson Maghá, Neusa Borges e Valéria Vieira

Produtora: Dafuq Filmes

Para alunos a partir de 14 anos de idade

Menina de Barro (BRASIL / 2017 / 97 min / 14 anos)

Sinopse: Quando Diana (Rafaela Machado) descobre, ainda aos 12 anos de idade, que é superdotada e portanto muito mais avançada do que as outras pessoas na sua mesma faixa de idade, ela se esforça para se adequar ao ambiente no qual está inserida. Entre a ternura e a dureza, Diana decide que combaterá o bullying em sua escola, por mais que isso a gere problemas muito maiores do que já possuía.

Temática: Direito à vida e a integridade física / Direitos da criança e do adolescente.

Ficha técnica:

Roteiro: Vinícius Machado

Edição: Vinícius Machado, Jorge Neto e Thays Elinne

Produtora: OF Produção Cultural

Agenda de sessões:

Data: 13 de agosto

Município: Candeias

Escola Municipal Tércia Borges

Data: 16 de agosto

Município: São Sebastião do Passé

Escola Municipal Josiane Santos Conceição

Data: 19 de agosto

Município: Simões Filho

Escola Municipal Vereador Edulino Ribeiro

Data: 23 de agosto

Município: São Francisco do Conde

Escola Municipal Anísio Teixeira

Data: 30 de agosto

Município: Salinas da Margarida

Escola Municipal Clodoaldo Brito

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.132Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.259Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.068Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.267-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.288Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.142Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?