Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
“Família de Axé”, de Tetê Moraes, estreia dia 29 de outubro em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 27 de Outubro de 2020 00:11

Familia_de_AxeDepois de participar dos Festivais do Rio e de Brasília em 2019, e do Inffinito Brazilian Film Festival em Miami e Nova York em 2020 o longa “Família de Axé”, dirigido pela cineasta Tetê Moraes estreia nos cinemas no dia 29 de outubro. A produção é da VEMVER Brasil, coprodução com Canal Brasil, e distribuição da RioFilme, Vemver Brasil e Bretz Filmes.

 

O cartaz do filme é assinado por Fernando Pimenta, um dos mais importante artista brasileiro do gênero.

Integralmente filmado em Salvador, Bahia, o documentário conta a história de Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano, e de sua família

afro descendente de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo). Através das festas e dos rituais do terreiro de Alberto e da relação com a comunidade, o filme faz uma viagem no tempo revelando a luta da família para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé.

 

 

Renomada diretora de documentários, como “Terra para Rose” (1987) e Sonho de Rose” (2000) - ambos sobre o movimento sem-terra - Tetê Moraes, foi pela primeira vez no terreiro de Alberto Ribeiro Santana, em 1985, por conta de um documentário que fazia para a BBC. A relação acabou em uma profunda amizade. A câmera revela a aproximação, permitindo ao espectador vivenciar a rotina da família e do terreiro, sempre respeitando os limites por eles estabelecidos de sua privacidade nos rituais do candomblé. A diretora coloca-se como participante e fio condutor do filme, aproximando o espectador dos personagens e de sua história, dando ao documentário o sabor de “um filme de família”.

 

“Depois de fazer documentários sobre João Donato, quis fazer um filme com pessoas simples e desconhecidas. Escolhi a história de Alberto, que conheço há mais de 30 anos, e de sua família afro brasileira de candomblé. É uma história cheia de coragem, fé, alegria e superação de dificuldades, preconceitos e discriminações, afirmação de uma raça e identidade cultural. “Família de Axé” torna-se um filme muito oportuno no momento atual brasileiro quando são questionadas conquistas democráticas como a diversidade de raça, orientação sexual e religiosa”, conta a diretora.

O trailer do longa está disponível no YouTube

 

Sinopse: É um documentário sobre amizade, afetos e fé. Conta a história de Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano e de sua família afro brasileira de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo), através de festas, rituais, culinária, música, dança, cotidiano e relação com a comunidade, fazendo uma viagem no tempo que revela a luta para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé. Uma história de superação de obstáculos, resgate de dignidade e empoderamento de uma raça e de uma cultura.

Tetê Moraes – Direção

Diretora/produtora dos documentários longa-metragem: Terra para Rose (1987) Sonho de Rose (2000), - sobre os trabalhadores sem-terra -  e O SOL (2006), sobre o Brasil pós Golpe Militar 1964. Terra para Rose recebeu o prêmio Gran Coral, no Festival de Havana, “O Sonho de Rose”, foi premiado como melhor filme dos Júris Populares dos Festivais do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de SP. “O SOL” prêmio do público jovem Fest. Cine Brasileiro Paris.

É diretora também de curtas, como Pai de Gigantes (1995), uma coprodução com Canal + França.

Médias e séries para TV: Nasci para Bailar João Donato Havana/Rio (2009). Melhor filme Fest. Int. Docs Santiago Alvarez, Cuba.

João Donato (série para TV com Canal Brasil) – 4 episódios de 26 min. cada.

Família de Axé (2019) - sobre família afro brasileira de candomblé.

Consultora de  filmagens no Brasil para televisões estrangeiras  como BBC, canais públicos da  Noruega e Suécia.

Júri de festivais Brasília, Havana, Docs Santiago Alvarez.

Seminários cine/TV: Polônia (Lodz), Espanha (Salamanca), Canadá (National Film

Board), E.U. (Georgia State University).

Viveu no Chile, Estados Unidos, França e Portugal.

 

VEMVER Brasil – Produção e Codistribuição

Produtora fundada em 1984, no Rio de Janeiro, pela cineasta Tetê Moraes, focada em documentários. Produziu premiados documentários como Terra para Rose, O Sonho de Rose, 10 anos depois sobre os sem-terra e O SOL, sobre a geração 68 pós golpe militar de 1964. Também curtas, médias e docs para TV como o musical Nasci para Bailar, João Donato - Havana -Rio e a série João Donato sobre a vida e obra desse artista. Prestou assessoria para televisões e produtores estrangeiros no Brasil, como BBC e canais públicos da Noruega, Suécia, França Canadá, Estados Unidos.

 

Canal Brasil - Coprodução

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 322 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

Bretz Filmes – Distribuição

A Bretz Filmes, iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011, a Bretz Filmes iniciou sua atuação nacional e internacional, passando a adquirir filmes nacionais e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na distribuição de documentários e filmes de autor. A partir de 2015, a Bretz Filmes se voltou para o mercado de cinema nacional e independente, lançando títulos como: “Woody Allen”, “O Cavalo de Turim”, ‘Nostalgia da Luz’ e “Another Year”. Mais recentemente, foram lançados os filmes brasileiros como “Gabriel e a Montanha”, “On Yoga”, e estrangeiros, como Cézanne e eu, dentre outros.

 

RioFilme - Distribuição

A RioFilme é uma empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, fundada em 1992,  atua nas áreas de distribuição, apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à formação de público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo desenvolvimento da indústria audiovisual carioca.

A RioFilme é uma empresa pública de investimento em audiovisual, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro e subordinada à Secretaria Municipal de Cultura.

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade, atua nas áreas de apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à formação de público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo desenvolvimento da indústria audiovisual carioca.

Ao longo de sua existência, tem desempenhado papel fundamental na revitalização do Cinema Brasileiro, tendo lançado mais de 300 filmes nacionais no mercado - sucessos de público e crítica, como Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lirio Ferreira), Central do Brasil (Walter Salles), Lavoura Arcaica (Luiz Fernando Carvalho), Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, distribuição em vídeo), Amarelo Manga (Claudio Assis), Divã (José Alvarenga Jr.), Simonal: ninguém sabe o duro que dei (Calvito Leal, Cláudio Manoel e Micael Langer), entre vários outros. Além do fomento à produção, a RioFilme apoia eventos, como festivais, mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual bem como premiações como o GP do Cinema.

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 27 de Outubro de 2020 15:18
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-143Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-022Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-016Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-134Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-226Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-356Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0999Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1161Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1383Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1574Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?