Salvador, 25 de November de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Premiado curta baiano retrata as angústias da quarentena
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 19 de Novembro de 2020 14:10

maratonista_01Com o passar dos dias, e dos meses, o isolamento social para conter a pandemia do coronavírus passou a se parecer menos com uma prisão e mais com uma corrida extenuante em busca da saúde mental e da produtividade.

Foi desse sentimento que nasceu o curta-metragem "Maratonista de Quarentena", dos produtores audiovisuais Karol Azevedo e Eduardo Tosta.

A animação mostra o cotidiano de um rapaz surpreendido pela pandemia e que passa a mergulhar em reflexões sobre si mesmo, sobre o tempo e sobre a necessidade de manter a eficiência no trabalho. O filme começou a ganhar vida a partir de ilustrações que Karol fez quando estava presa no aeroporto de Santiago, no Chile, tentando voltar a Salvador. "Me deparei com um monte de gente desesperada, querendo fugir do vírus e voltar pra casa", conta Karol.

O desenho virou um diário ilustrado da pandemia, que ela manteve por 15 dias. Depois teve a ideia, com Eduardo, de transformar as ilustrações em um curta que contasse as vivências e aflições do período de quarentena. "As ilustrações e a narrativa trazem de forma irreverente como nos encontramos em um momento em que precisamos ser mais multifacetados do que nunca", diz Eduardo.

Realizado em menos de 48 horas, "Maratonista de Quarentena" ganhou o prêmio de melhor animação logo no primeiro festival de que participou, o Tainha Dourada, de Santa Catarina.

O curta também foi finalista no Make Art Not War Future Film Festival, dos Estados Unidos, e integrou a seleção oficial de importantes festivais internacionais e nacionais, como o Festival Internacional de Cine La Perla (Equador), o Early Bird International Student Film Festival (Bulgária), o Festival Cine Ouro Preto (Minas Gerais). Em novembro, a animação irá participar da mostra infantil do Circuito Penedo de Cinema (Alagoas), mesmo festival onde Karol estreou, em 2012. A partir de 1 de dezembro, "Maratonista de Quarentena" também estará disponível no 3º Circuito Cine Éden e TVE, selecionado na Mostra Competitiva Cinema de Casa, de filmes produzidos durante a pandemia da COVID-19.

" também tem a pandemia como tema. Os personagens são o garoto Biu e seu gato de estimação, Fiu, que vivem aventuras em meio à nova rotina imposta pela quarentena. Os três episódios da série devem ser veiculados como interprogramas na televisão, vídeos no Youtube e nas redes sociais, e estará disponível em Dezembro como forma de ajudar as crianças a entender melhor o momento atual. O projeto foi aprovado na 8a edição do Calendário das Artes, edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Ao lado de outros artistas, eles também fundaram o coletivo de animação Mandioca Studio (@MandiocaStudio).

Sobre os autores

Karolina Azevedo, 28, ilustra, anima e produz vídeos. Formada em produção audiovisual, é pesquisadora no campo de animação Stop Motion. Atualmente integra o Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes da UFBA (Mirá).

Eduardo Tosta, 21, dirige e escreve roteiros. Está cursando artes com habilitação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Bahia. Atualmente executa produção e pós-produção para audiovisual e é certificado pela Academia Internacional de Cinema.

"Maratonista de Quarentena"

Sinopse: Traçando um paralelo entre uma maratona de atletismo e a incansável tentativa psicológica de se manter em atividade, o filme conta a história de um rapaz que foi pego de surpresa pela pandemia do coronavírus.

Ficha Técnica
Direção - Eduardo Tosta e Karol Azevedo Roteiro - Eduardo Tosta
Animação e Ilustração - Karol Azevedo

Edição e Montagem - Karol Azevedo Desenho de som - Eduardo Tosta Produção - Eduardo Tosta e Karol Azevedo

Seleções e prêmios

Nacional:

Exibição como filme universitário no Congresso da UFBA 2020 - 26/05
Selecionado para o Prêmio "Curta em Casa" da Cardume.TV - 13/07
Selecionado para o Festival Tainha Dourada 2020 (SC) - 06/08 (Vencedor como "Melhor Animação")
Selecionado para o Festival Cine Ouro Preto 2020 (CINEOP - 15a Mostra de Cinema - MG) - 10/08
Selecionado para o Circuito Penedo de Cinema 2020 (AL) - 02/09 (Mostra infantil)

Internacional:
Official Selection - Make Art Not War Future Film Festival 2020 (EUA) - 13/08 (FINALISTA) Official Selection - Festival Internacional de Cine La Perla 2020 (ECU) - 01/09 (Competitiva relatos de uma pandemia)
Official Selection - Early Bird International Student Film Festival (BUL) - 20/09

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.402Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.348Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.144Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.046Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.237Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.075Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?