Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
3º Circuito Cine Éden divulga programação completa, com foco no cinema produzido por baianos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 28 de Novembro de 2020 19:22

Cine_Eden_programacaoEntre os dias 1° e 4 de dezembro, o 3° Circuito Cine Éden vai promover uma rica programação com debates, oficinas e mostras pautando o cinema produzido por baianos. O evento é online, gratuito e vai reunir produtores, realizadores, diretores, estudantes, professores, pesquisadores, entusiastas do cinema e demais pessoas interessadas nesta linguagem. Mais informações podem ser acessadas em www.circuitocineeden.com.br

Com o tema “Memória é Futuro”, esta edição do Circuito vai, mais uma vez, destacar a importância da preservação da nossa cultura e memória por meio do acesso à produção cinematográfica e da expressão dessa linguagem. Para isso, serão promovidos quatro debates online com profissionais atuantes na cultura e no cinema; duas mostras de curtas-metragens; e quatro oficinas online de cinema. O encerramento ficará por conta da live show com a dupla Ize e Walker.

 

Debates online

Ao todo, 17 convidadas e convidados atuantes na cultura e no audiovisual nacional, discutirão as pautas apresentadas nesta edição do evento, durante os debates online, que acontecerão todos os dias, sempre de 17h às 19h. O público poderá acompanhar e interagir no canal YouTube.com/circuitocineeden – com retransmissão na página do evento no Facebook – fazendo perguntas e contribuindo com as discussões. A atividade também promoverá acessibilidade, confirmando a participação de intérpretes de libras. Para quem desejar certificado, é necessária inscrição prévia pelo https://www.sympla.com.br/circuitocineeden

No dia 1º, a mesa de abertura terá como tema “Memória é futuro”, que será debatido por Laura Bezerra (Memória de Cinema na Bahia), Lívia Natália (Poeta e Professora da UFBA), Inajara Diz (Cinemateca), com mediação de Denise Teixeira (Arquiteta). No segundo dia, será abordado o tema “Memória e resistência dos cinemas da rua”, com participação de Suzana Argollo (SALADEARTE), Samir Suzart (Cine Theatro Cachoeirano), João Soares Pena (Urbanista e Pesquisador), Cláudio Marques (Espaço Itaú-Unibanco de Cinema Glauber Rocha), com mediação de José Américo da Matta Castro (Jornalista e Poeta). Já no dia 3, a mesa abordará “Produção audiovisual durante a pandemia”, com Ceci Alves (cineasta), Marcelo Ikeda (Cineasta, pesquisador e escritor), Luciana Bobadilha (Projeto Curta em Casa) e mediação de Edson Bastos (cineasta e idealizador do evento). A última mesa de debates será sobre “O futuro do audiovisual”, com Anne Celestino Mota (Protagonista do filme “Alice Júnior”), Olinda Yawar (Jornalista e Cineasta), Naymare Azevedo (Cineasta e Coordenadora do Afrotonizar) e mediação de Liz Almeida (Doutoranda em Literatura).

Mostras de curtas-metragens


Serão exibidos 22 curtas-metragens ao longo da Mostra Cinema de Casa, com filmes produzidos durante a pandemia, e da Mostra Cinema de Rua, que busca celebrar a memória e refletir sobre a existência dos cinemas de rua da Bahia.

A Mostra Cinema de Casa recebeu 69 inscrições de realizadores baianos. Cada um dos 12 selecionados será premiado com R$ 400, além de ter o seu filme exibido nos canais do evento e pela TVE-BA. São eles: “Às moscas”, de Wayner Tristão Gonçalves (Juazeiro), “Contos da Quarentena”, de Márcio Nunes de Abreu (Salvador), “Diário de uma idosa em quarentena”, de Letícia Portela Silva Ferreira (Vitória da Conquista), “Enleada”, de Carlos Miranda (Poções), “Maratonista de Quarentena”, de Eduardo Tosta Junior (Salvador), “marvin.gif PART II”, de Marcos Vinicius Pereira da Cruz (Cachoeira), “Negra Obsidiana”, de Rebeca Thaís Vunjão Sousa (Salvador), “Ordinária Quarentena”, de Maria Cristina Correa do Amaral (Itacaré), “Oríkì”, de Valdíria Santos de Souza Fernandes (Porto Seguro), “Para o hoje que finge diferença”, de Rafael Silva Oliveira (Vitória da Conquista), “Retorno”, de José Astério (Conceição do Coité), “Tateio-me”, de Lis Schwabacher de Araripe (Salvador). O curta-metragem “Quarentena, Isolamento e Vida”, dirigido por Verônica Leite, de Ipiaú (BA), receberá menção honrosa, a fim de estimular mais realizadores da cidade onde nasceu o circuito a produzirem e se expressarem por meio do cinema. A Mostra Cinema de Casa contou com a curadoria de Edson Bastos, Camila Ribeiro, Inajara Diz e Solange Lima.

Já a Mostra Cinema de Rua cuja curadoria foi realizada por Edson Bastos, vai exibir no canal e no site do Circuito, os curtas: “Cine Éden” (Edson Bastos e Henrique Filho - Ipiaú), “O Guarani” (Cláudio Marques e Marília Hugues - Salvador), “Cine Jequié” (Robinson Barreto - Jequié), “A Morte do Cinema” (Evandro de Freitas - Cachoeira), “Jandaia Sopro de Alegria” (Christian Baes - Salvador), “O Fantasma de Glauber Rocha” (L. H. Girarde - Vitória da Conquista), “Cine Marrocos” (Iajima Silena e Andrea Nero – Salvador/São Paulo), “O Baú do Zuzu” (Raul Ribeiro - Vitória da Conquista) e “Pornográphico” (Paula Gomes e Haroldo Borges - Salvador).

Oficinas de Cinema

A fim de estimular o fortalecimento do audiovisual produzido na Bahia, por meio da qualificação de seus realizadores/produtores, o Circuito Cine Éden vai promover quatro oficinas online e gratuitas que acontecerão entre os dias 1º e 4 de dezembro, sempre de 9h às 12h. As vagas foram disponibilizadas por meio de inscrições e esgotadas em menos de 24 horas.

Assim, no dia 1º, será realizada a oficina de Crítica cinematográfica, com Lecco França. No dia 2, a oficina de Caracteres da Sombra na Direção de Fotografia, com Flávio Rebouças. Já no dia 3, será a vez da oficina de Produção Audiovisual para Internet, com Hawk Andrade. Por fim, no dia 4, será a realizada a oficina Olhos Abertos: Montagem e Edição de vídeos, com Larissa Fulana de Tal.

Realização - A 3ª edição do Circuito Cine Éden é uma produção da Voo Audiovisual, foi selecionada pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia. Para acompanhar as novidades do evento, visite o site e siga também o Instagram @circuitocineedene o https://www.facebook.com/circuitocineeden

Sobre o Circuito Cine Éden - Evento criado em 2014 com o objetivo de promover debate sobre cultura, memória, preservação e construção de espaços culturais no interior da Bahia, tendo como foco do debate a revitalização do Cine Teatro Éden, antigo cinema do município de Ipiaú-Ba, dando início à campanha #PorUmNovoCineÉden. Para isso, traz a perspectiva do fortalecimento da existência de salas como aquela, que vêm perdendo espaço para as salas em shoppings centers cuja programação não reflete a demanda do cinema nacional.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-171Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-057Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-023Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-165Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-276Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-303Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0912Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1123Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1301Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1585Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?