Salvador, 07 de March de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Série baiana “Donas do Baba” estreia na TVE BahiaSérie baiana “Donas do Baba” estreia na TVE Bahia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 22 de Fevereiro de 2021 14:29

Donas_do_Baba_-_Ep_TorcedorasNo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a TVE Bahia lança a série documental “Donas do Baba” em sua programação. Durante cinco semanas, com estreias em todas as segundas-feiras, às 20h, até 5 de abril, os cinco episódios desta produção baiana chegam ao público para mostrar a mulher em suas variadas relações com o futebol. Não se trata de uma investigação sobre o futebol feminino: extrapolando a categoria de gênero do esporte, as histórias partem de personagens que têm esta paixão nacional marcada em suas vidas, e não só dentro de campo. Como se dá esta presença, como fortalecê-la num ambiente marcadamente machista, como o futebol baliza suas vidas, como vivenciam seus laços afetivos e profissionais com este universo?

Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série “Donas do Baba” foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB).

“É um projeto que surgiu, antes de tudo, do meu desejo de falar desse assunto a partir de uma perspectiva feminista e de fazer as pazes com a minha própria relação com futebol”, explica a diretora Tais Bichara. “Espero muito que outras meninas e mulheres se sintam representadas pelas nossas personagens e pelo que construímos”, completa ela.

Para os de fora da Bahia, vale traduzir que “Baba” é uma expressão popular local que se refere a uma partida informal – os baianos e as baianas “batem um baba” nos campos de seu dia a dia. No contraponto, com olhar aprimorado sobre o tema, Roberta Nina, jornalista e uma das criadoras do canal “Dibradoras”, e Aline Pellegrino, zagueira que atuou pela seleção brasileira e atual coordenadora de Competições Femininas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cruzam aparições com relatos em todos os episódios.

A estreia de “Donas do Baba”, em 8 de março, virá com o episódio “Jornalista”. O cenário é Turim, na Itália, onde a série acompanha a jornalista esportiva Clara Albuquerque. Longe do Brasil há três anos, ela é uma das poucas mulheres na cobertura de um dos maiores clubes do mundo, o Juventus. Coletiva, dia de jogo, programa ao vivo e os bastidores de todas as funções que Clara exerce como um time-de-uma-mulher-só, driblando os preconceitos para ter voz e espaço.

“Futebol para mim sempre significou família. Desde pequena, todo mundo costumava viver junto os dias de jogo. Minha mãe sempre foi a mais apaixonada da casa e isso foi contagiante para mim”, conta a personagem da estreia. “O engraçado é que hoje vivo futebol bem longe da minha família, mas, na série ‘Donas do Baba’, fica muito claro que, mesmo estando fisicamente tão longe, numa rotina tão solitária, para mim, futebol é casa”, conclui Clara Albuquerque.

No dia 15 de março, será a vez de “Torcedoras”, que apresenta duas figuras importantes das arquibancadas de Salvador: Rosicleide Aquino, torcedora icônica do Vitória, e Stéfani Coutinho, presidente das Tricoloucas, torcida organizada do Bahia composta só por mulheres – uma dobradinha que faz jus ao maior clássico do Norte-Nordeste, acompanhando as duas em jogos de seus clubes do coração e conhecendo seus rituais e relações com seus estádios-casa.

No terceiro episódio, “Jogadora”, em 22 de março, “Donas do Baba” vai até Santos, em São Paulo, acompanhar a rotina de Maria Dias, baiana nascida no povoado de Ipirazinho e atacante das Sereias da Vila, time feminino do Santos. O dia a dia de treino e de jogo em um time da 1ª divisão do Brasileirão é revelado, enquanto Maria fala das esperanças e dos dissabores de sua carreira e do futebol brasileiro.

Em “Advogada”, no dia 29 de março, Juliana Camões alterna entre os uniformes de advogada e de goleira. A série a acompanha na aula, na reunião da Comissão de Esportes da OAB e também em um treino do Oxente Futebol Clube, time de advogadas baianas. Seja debaixo da trave ou no escritório, Juliana defende o que acredita e seu direito de ser o que quiser.

Por fim, em “Sonhos”, que estreia em 5 de abril, as personagens Rakelly (11 anos) e Milena (12 anos) desejam se tornar jogadoras profissionais de futebol. Moradoras de São Francisco do Conde, no interior da Bahia, cidade de um dos clubes de futebol feminino mais tradicionais do país, as meninas participam de um projeto de prática do esporte, mas ainda enfrentam muito preconceito e falta de estrutura. Elas são uma porta para a dimensão do sonho, uma outra realidade possível.

Além das datas de lançamento, os episódios serão reprisados duas vezes dentro da mesma semana: nas quartas-feiras, às 7h30, e nas quintas-feiras, às 20h30.

DONAS DO BABA

Direção: Tais Bichara e Rodrigo Luna

Série documental | Episódios de 26 minutos

Bahia, Brasil, 2020 | Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Série documental traz histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal e marca de onde falamos: Bahia.

Exibição: TVE Bahia (Canal 10 ou pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline)

Episódio “Jornalista”

Estreia: 8 de março (segunda-feira), 20h

Reprises: 10 de março (quarta-feira), 7h30 + 11 de março (quinta-feira), 20h30

Episódio “Torcedoras”

Estreia: 15 de março (segunda-feira), 20h

Reprises: 17 de março (quarta-feira), 7h30 + 18 de março (quinta-feira), 20h30

Episódio “Jogadora”

Estreia: 22 de março (segunda-feira), 20h

Reprises: 24 de março (quarta-feira), 7h30 + 25 de março (quinta-feira), 20h30

Episódio “Advogada”

Estreia: 29 de março (segunda-feira), 20h

Reprises: 31 de março (quarta-feira), 7h30 + 1º de abril (quinta-feira), 20h30

Episódio “Sonhos”

Estreia: 5 de abril (segunda-feira), 20h

Reprises: 7 de abril (quarta-feira), 7h30 + 8 de abril (quinta-feira), 20h30

Siga nas redes:

www.facebook.com/donasdobaba

www.instagram.com/donasdobaba

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.390Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.312Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.153Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.073Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.171Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.137Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?