Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Após estreia nos cinemas, “Querência”, de Helvécio Marins Jr., chega à Netflix
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 04 de Março de 2021 20:04

Querencia_Sabrina_ManiscalcoDepois de estrear nos cinemas “Querência”, de Helvécio Marins Jr., entra no catálogo de filmes da Netflix. O longa foi rodado na região de Unaí, Minas Gerais. O filme estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O longa conta a história de Marcelo um vaqueiro que tem sua vida transformada após ser vítima de um grande assalto a gado na fazenda onde trabalhava.

 

Com a ajuda de sua irmã e amigos, Marcelo se reconstrói para realizar o seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.

Além de Berlim, “Querência” já passou pelos festivais New Horizonts Festival (Polônia), Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse (França), IndieLisboa (Portugal) e Festival Internacional de Cinema Jeonju (Coreia do Sul), sendo neste último vencedor de Melhor Filme.  A produção é da Muiraquitã Filmes, Canabrava Filmes, em coprodução com VideoFilmes e Autentika Films. No Brasil a distribuição é da Vitrine Filmes.

Trailer: https://youtu.be/a9L8lENe2ro

 

SINOPSE

Marcelo vive no sertão de Minas Gerais. Ama a vida no campo e trabalha como vaqueiro, mas quer se tornar narrador profissional de rodeios. Um dia a fazenda em que vive sofre um grave assalto. O incidente o impacta profundamente. Com a ajuda de seus melhores amigos, encara o desafio de se reerguer para realizar seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.

ELENCO

Marcelo di Souza

Kaic Lima

Carlos Dalmir

Marcia Rosa

FICHA TÉCNICA

Dirigido e Escrito por: Helvécio Marins Jr.

Produção: Muiraquitã Filmes e Canabrava Filmes

Coprodução: VideoFilmes e Autentika Films

Produzido por: Eliane Ferreira e Pablo Iraola

Coproduzido por: Walter Salles, Paulo de Carvalho e Gudula Meinzolt

Direção de Fotografia: Arauco Hernandez Holz

Montagem: Telmo Churro

Música, desenho de som e mixagem: O Grivo

Som Direto: Gustavo Fioravante

Produção executiva: Eliane Ferreira

Direção de Arte e Figurino: Denise Sales Vieira

Direção de Produção: Mariana Andrade

Assistente de Direção: Paula Santos

SOBRE O DIRETOR – HELVÉCIO MARINS JR.

Helvécio Marins Jr. é pós-graduado em cinema pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica – Minas Gerais). Seus filmes receberam mais de 60 prêmios nos mais importantes festivais internacionais e brasileiros, como Veneza, Havana, Nantes, Jeonju, Barcelona, Mar del Plata e Brasília.

Suas obras foram também selecionadas e exibidas nos principais eventos de cinema do mundo, como Toronto, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebastian, Roterdã, IDFA, Melbourne, Centre Georges Pompidou e MoMA NY. Além disso, foram comercializadas para TVs de diversos países. Em 2012, a Lume lançou nacionalmente a sua coletânea de curtas em DVD.

Girimunho, seu primeiro longa-metragem, fez sua estreia mundial no 68º Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio “Interfilm”. Foi distribuído comercialmente na França, Alemanha e Espanha, além de outros cinco países, recebendo excelentes resenhas nos mais prestigiosos veículos da crítica internacional, como Le Monde, Sight and Sound, El País, NY Times, Tagesspiegel, entre outros.

Em julho de 2012, o Festival Internacional de Vila do Conde exibiu uma retrospectiva de sua obra. Em setembro de 2014, a Cinemateca Alemã também realizou a mesma retrospectiva. Atualmente, o cineasta trabalha no desenvolvimento de seu terceiro longa como diretor: “Se vens por bem podes entrar, se vens por mal põe-te a cavar", seu primeiro longa-metragem a ser rodado em Portugal, com produção de Luís Urbano, à frente da produtora O Som e a Fúria.” O projeto foi um dos contemplados para o fundo de desenvolvimento de roteiros e projetos do Instituto de Cinema e Audiovisual Português no ano de 2020.Querência, seu segundo longa, faz sua estreia mundial no Festival de Berlim (Berlinale). Rodado no segundo semestre de 2016, em uma fazenda no noroeste de Minas Gerais, o filme é uma coprodução entre as produtoras brasileiras Muiraquitã Filmes, Canabrava filmes e VideoFilmes, de Walter Salles; e possui coprodução com a alemã Autentika Films. Querência foi premiado com importantes fundos internacionais: o fundo alemão, ligado à Berlinale, World Cinema Fund e o fundo suíço Visions Sud Est. Em 2014, em Berlim, Helvécio foi premiado pelo governo alemão e pela DAAD pela relevância de sua obra.

SOBRE A PRODUTORA – MUIRAQUITÃ FILMES

A Muiraquitã Filmes foi fundada pela produtora Eliane Ferreira e se dedica a produzir filmes e séries de ficção e não-ficção com perspectivas únicas e autênticas, em colaboração com cineastas talentosos e parceiros em todo o mundo. Em 2015, Pablo Iraola se tornou sócio, agregando sua experiência internacional para a produtora.

Seus filmes já foram selecionados e exibidos em grandes festivais como: Berlim, IDFA, Dok Leipzig, Jeonju, além de terem sido distribuídos para diversos países.
Suas mais recentes produções foram os documentários: “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” de Carol Benjamin - menção especial do júri no IDFA e É tudo verdade, "Cine Marrocos" de Ricardo Calil - melhor documentário em Dok Leipzig (Next Masters Competition), Festival Internacional de Guadalajara e É Tudo Verdade, e o longa ficção “Querência” de Helvécio Marins Jr. - seleção do Forum no Festival de Berlim (Berlinale) e melhor filme no Festival de Jeonju. Seu mais novo filme de ficção “Mar de Dentro de Dainara Tofolli está iniciando a carreira de Festivais nacionais e internacionais, tendo sua estreia no Brasil na Mostra Internacional de São Paulo 2020.
Atualmente, está em fase de pós-produção dos longas “Sol” de Lô Politi, “Bala sem Nome” de Felipe Cagno, e os documentários “Os Arrependidos” de Ricardo Calil, “Eneida”, de Heloisa Passos e “Testament”, de Meena Nanji e Zippy Kimundu - projeto selecionado para o IDFA Forum 2020.
Dentre suas próximas produções, pode-se destacar o longa ficção “Aurora”, de Karim Aïnoz, e o documentário “Sobre Memória e Esquecimento” de Ricardo Martensen – projeto ganhador das bolsas de desenvolvimento do Sundance Documentary Fund e do IDFA Bertha Foundation.

SOBRE A PRODUTORA – CANABRAVA FILMES

Canabrava Filmes é uma produtora de cinema empenhada em trazer às telas histórias autênticas e honestas que são rotineiramente esquecidas a partir de uma visão prioritariamente artística.

Fundada em 2010 por Helvécio Marins Jr. seguindo anos de experiência como diretor e produtor, que traz todo sua currículo e realizações à produtora. Seus filmes foram exibidos e premiados nos mais importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior.

O primeiro lançamento foi “O Céu Sobre os Ombros” de Sérgio Borges, que estreou no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, sendo premiado com 5 troféus candangos, incluindo melhor filme pelo júri oficial e, posteriormente, selecionado para a mostra competitiva do Festival de Roterdã 2011.

Em 2012, em parceria com a Dezenove Sons e Imagens e a Teia, lançou “Girimunho”, dirigido por Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, com estreia mundial no Festival de Veneza recebendo o prêmio Intefilm. “Girimunho” participou de diversos festivais como Toronto, San Sebastian, Roterdã, Havana e teve lançamento comercial em diversos países.

Seu lançamento mais recente é “Querência” dirigido por Helvécio Marins Jr. que terá sua estreia mundial na seção Forum do Festival de Berlim 2019.

SOBRE A COPRODUTORA - VIDEOFILMES

Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 30 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para Tv, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção: "Central do Brasil" e "Linha de Passe", de Walter Salles; "Santiago" e "No Intenso Agora" de João Moreira Salles; filmes de renomados diretores como Karim Ainouz, Sérgio Machado e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho como "Edifício Master" e "Jogo de Cena", entre outros. Suas produções são distribuídas em diversos países. Em 2020, lançou  o documentário "Narciso em Férias", em coprodução com a Uns Produções, único representante brasileiro no Festival de Veneza de 2020, e a série documental "Noites de Festival", em coprodução com Inquietude Filmes e Canal Brasil,  ambos os projetos dirigidos por Renato Terra a Ricardo Calil. Também coproduziu "Breve Miragem de Sol", de Eryk Rocha, lançado no Globoplay. Atualmente está produzindo o documentário "Argelino por Acaso", de Karim Aïnouz em coprodução com Globo Filmes. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Globo de Ouro, BAFTA, Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim e Palma de Ouro em Cannes, e conta ainda com 8 indicações ao Oscar® por suas produções e coproduções.

SOBRE A COPRODUTORA - AUTENTIKA FILMS

Autentika Films é uma produtora sediada em Berlim, Alemanha. Foi fundada em 2007 por Gudula Meinzolt e Paulo de Carvalho como uma plataforma para suas atividades em comum. Gudula e Paulo compartilham mais de 25 anos de experiência na indústria do cinema ibero-americano como profissionais em setores como promoção, festivais, exposições, produção e coprodução, vendas internacionais e distribuição.

Em colaboração com produtores internacionais, a Autentika Films realizou diversos projetos de ficção e documental do quais podemos destacar: O Processo de Maria Ramos (Brasil/Alemanha/Holanda, 2018), com estreia mundial no Visions du Réel; Girimunho de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina (Brasil/Espanha/Alemanha, 2011), estreia mundial na seleção official do Orizzonti do Festival de Veneza; Post Morten de Pablo Larraín (Chile/Alemanha, 2010) estreia mundial na competição internacional do Festival de Veneza;  Paraíso de Héctor Gálvez (Chile/Alemanha, 2010) estreia mundial na seleção official do Orizzonti do Festival de Veneza; e Ato dos Homens de Kiko Goifman (Brasil/Alemanha, 2006), estreia mundial no Festival de Berlim.

SOBRE A DISTRIBUIDORA - VITRINE FILMES

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de 4 milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão "O Som ao Redor", "Aquarius" e “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal e "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.  Em 2020, a Vitrine Filmes lançou no primeiro semestre “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e “Você Não Estava Aqui”, de Ken Loach. No segundo semestre deste mesmo ano, em cenário pandêmico, a distribuidora adotou estratégias diferenciadas de distribuição em múltiplas janelas, lançando títulos em drive-ins, salas de cinemas e plataformas de streaming, como “Música para Morrer de Amor”; “Três Verões”; “Pacarrete”; “A Febre"; “Todos os Mortos” e muitos outros. Para 2021 a distribuidora já tem o line-up completo e continuará a buscar a melhor forma de chegar aos seus públicos.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-094Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-009Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-060Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-191Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-220Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-338Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0950Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1118Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1343Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1471Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?