Salvador, 16 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Vai ter São João: Bahia Junina mantém acesa a tradição dos festejos no Estado
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 17 de Junho de 2021 00:44

Bahia_JuninaCom a chegada do mês de junho, vem à expectativa das famosas Festas em todo o Nordeste. Desde o ano passado, no entanto, as comemorações precisaram ser adaptadas para dentro de casa, já que aglomeração de pessoas é o ambiente propício para a disseminação da pandemia. Para manter viva a tradição dos festejos dessa época, o programa Bahia Junina chega trazendo alegria para a casa dos baianos, além de mostrar a força desses festejos, responsáveis por reunir todos os anos milhares de pessoas, movimentar a economia e turismo, bem como mostrar as tradições regionais de nosso estado.

De 22 a 25 de junho serão exibidos quatro programas, sempre às 19h na TVE e Youtube/tvebahia. O Bahia Junina foi produzido tendo como cenário as cidades de Lençóis, Mucugê, Amargosa e Cachoeira, tradicionais destinos dos baianos durante os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Os programas irão destacar as peculiaridades de cada uma dessas localidades, entrevistar pessoas da cadeia produtiva dos eventos, moradores, figuras pitorescas, além de mostrar como as cidades se prepararam normalmente para receber os turistas que vem de diversas partes da Bahia, do Brasil e do mundo. Após a exibição diária na TVE e Youtube, os programas estarão disponíveis também no canal do Youtube da produtora Pau Viola.

Em clima de festa, mas sem esquecer-se de ficar em casa, famílias poderão se reunir e aproveitar a vasta programação musical e cultural do Bahia Junina, que garantirá a diversão e entretenimento, na segurança de seu lares. Com apresentação de Jeanne Lima, serão mostradas comidas e bebidas típicas, o tradicional forró, trajes, adereços e a decoração das cidades que reproduzem os costumes de época e torna o evento uma experiência muito diferente e única. Uma vasta grade de atrações musicais também foi montada, com destaque para os artistas locais, mostrando a força dessa tradição para a cultura e economia do povo nordestino, em especial dos baianos. As locações, entrevistas, e apresentações foram realizadas prioritariamente em espaços amplos e abertos, obedecendo às orientações de segurança sanitária. O programa Bahia Junina é uma realização da Fina Flor Produções Artísticas, com patrocínio do Governo do Estado, através da Superintendência e Fomento de Turismo do Estado, Bahiatursa.

SERVIÇO

PROGRAMA BAHIA JUNINA

Datas de exibição: 22/06 (Lençóis), 23/06 (Amargosa), 24/06 (Cachoeira) e 25/06 (Mucugê).

Local: TVE e Youtube/tvebahia.

Horário: 19h

Atrações: Artistas locais, história das cidades, cultura, gastronomia, economia, turismo, curiosidades e mui to mais.

PROGRAMAÇÃO DO BAHIA JUNINA – 22 a 25 de JUNHO

Junte sua família monte seu “Arraiá” e venha curtir com a gente!

22/06 – Arraiá de Lençóis

Principal destino turístico da Chapada Diamantina, Lençóis também é famosa pela tradição dos festejos juninos, pelas atrações culturais, história e animação. Este é o cenário do primeiro programa Bahia Junina. Nesse programa o público vai ficar por dentro da história local contatada pelo historiador Felipe Sá, a feitura de iguarias famosas da cidade como a Geleia de Milho de Lia Costa, o Caldo de Kenga de Vera Raimundo, além do Quentão de Linda Almeida, bebida famosa por espantar o frio dessa época. Entre as tradições culturais serão destaque a Trezena de Santo Antônio contata por Damares Moura e o Pau de Fitas, uma dança folclórica milenar, cuja história será contata por Patrícia Pontes. A História do Geopark local ficará por conta do filho da cidade Kikio. Entre as atrações musicais desse dia estão os sanfoneiros Elison Moura e Dauan, que garantem o arrasta-pé!

23/06 – Arraiá de Amargosa

A segunda parada do programa Bahia Junina é a cidade de Amargosa. Localizada no Vale do Jequiriçá e também conhecida como cidade jardim, é um dos destinos mais procurados para festa de São João da Bahia. Para contar a história da cidade teremos a professoras  Noélia Andrade, Ninnya Souza (receptivo) e Regina Maria que aluga casas, com histórias pitorescas. Para contar sobre as comidas e bebidas típicas serão entrevistadas Nayara Oliveira (Licor de amendoim), Delma Leal (Canjica e comidas típicas). Para falar  sobre o artesanato local,  Andrea Santos e Lisiane Santos. Ainda sobre a cultura , o Bahia Junina de Amargosa terá as presenças dos poetas e cantores Jorge Correia, Casimiro Silva e Mary Santana.  A animação ficará por conta dos sanfoneiros Samir, David, Júlio, Cassimiro Silva, banda Forró dos Trem e do ilustre filho, Peu Meurray criador de instrumentos pneumáticos e também do Bloco de Arrasta Pé “Zona Rural”, que hoje com mais de 2000 pessoas.

24/06 – Arraiá de Cachoeira

A cidade histórica de Cachoeira mantém viva as tradições dos festejos juninos, típicos do interior, e pela proximidade com a capital, Salvador, sempre atrai um grande número de visitantes na época. Esse é cenário do terceiro Programa. Para contar história e fatos curiosos  da cidade o historiador Cacau Nascimento, fará um apanhado das situações de maior destaque. Uma das iguarias típicas de Cachoeira, a famosa maniçoba, terá a história e feitura contata pela microempresária Hildete Silva e pela cozinheira Natalice do Amor Divino. E a pamonha, um dos quitutes mais procurados nessa época terá a receita pra lá de especial, contata pela quituteira e comerciante Eva Santana. A cidade também tem fama de produzir um dos licores mais saborosos da Bahia, cuja produção aumenta nessa época. Para falar dessa produção teremos os empresários e comerciantes Rosival Pinto e Rosival Júnior do Licor Roque Pinto. A Trezena de Santo Antônio também  é tradição secular em Cachoeira e será contata pela professora aposentada Marinalva Macêdo. A cidade conta também com concurso de quadrilhas, que movimenta muitos grupos durante os festejos juninos, os puxadores Fernando Barbosa (Quadrilha do GACRI grupo artístico e cultural raízes do Iguape) e o professor Edson Cruz (Quadrilha junina Girassol do Iguape), irão falar sobre essa animada competição. A programação musical conta com o cantor e tecladista Rony Macedo, o sanfoneiro Danton do Acordeom e D. Dalva - Samba de Dona Dalva, uma das importantes manifestações culturais do município.

25/06 – Arraiá de Mucugê

Para fechar o Bahia Junina em grande estilo, será exibido o programa gravado na cidade de Mucugê, localizada na Chapada Diamantina e muito procurada pra quem busca um São João tranquilo, e fiel às tradições. Para falar sobre a história local os historiadores Aloísio Paraguassú e Valdelice Gomes, que irão apresentar algumas tradições fatos mais importantes da cultura local. Uma delas, a folclórica dança do  Trança Fitas,  que assim como em Lençóis é um dos atrativos culturais,  assim como a tradição das quadrilhas representada pela Quadrilha Jovem. O simpático morador - Joab Rocha, vai contar sobre a origem  e surgimento do nome Mucugê. Na culinária e bebidas típicas, Maria Consuelo vais mostrar o preparo do arroz vermelho e o licor jenipapo, iguarias locais. Para falar sobre o importante Projeto Sempre Viva, de turismo sustentável e preservação da natureza, e que tem sede no município, Alian Oliveira, mostrará as principais frentes de atuação do Projeto. Encerrando a programação com muita animação e alegria o sanfoneiro Rony Barbosa, André Oliveira e Danielle Villar (Violão e Sanfona) e a Filarmônica 23 de Dezembro.

O São João e impacto na Economia

Somente na Bahia, de acordo a Superintendência dos Estudos Econômicos Sociais, no ano passado, estima-se que o cancelamento das festas gerou o impacto negativo superior a R$ 550 milhões para economia. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), o cancelamento das festas novamente em 2021, representa um prejuízo incalculável para economia, cadeia produtiva e tradição dos municípios que realizam os festejos.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-117Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-041Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-074Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-177Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-218Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-359Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0934Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1176Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1412Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1578Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?