Salvador, 22 de September de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curta-metragem documentário “Shirá: a música da alma”, de Ary Diesendruck, participa de festival In-Edit 2021
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 19 de Junho de 2021 00:27

Curta-metragem_documentrioO curta-metragem "Shirá: a música da alma", dirigido por Ary Diesendruck, estreia na 13ª edição do festival In-Edit Brasil. O filme integra a mostra "Curta um Som", que acontece a partir do dia 17 de junho, de forma virtual e gratuita.

O documentário de 26 minutos acompanha homens judeus Chassidim, seguidores do Rabino Nachman de Breslaw, durante louvores no Rosh Hashaná, o ano novo judeu. Com a morte do Rabino em 1812, seus milhares de seguidores começaram a se reunir anualmente em Uman, na Ucrânia, para visitar seu túmulo, e como solicitado pelo mesmo, enviam preces pedindo que ele interceda por eles em seus julgamentos junto a Deus.

De forma contagiante, o curta apresenta a importância da música para a religião judaica, com muitas danças e canções durante as orações. Um dos legados deixado pelo Rabino Nachman foi a ideia de que o judaísmo só poderia ser completo e pleno se fosse celebrado com muita alegria, e assim, eles comemoram durante dias com muita animação e música para acordar a alma, como eles mesmos destacam.

“Faço parte da comunidade judaica e o filme é como olhar pra trás, ter a representação histórica da festa e alegria das celebrações judaicas - que por muito tempo tentaram destruir. Por outro lado, tem também o fato de mostrar aquele ambiente e tema que não são muito explorados, mas que vem pela música - que é universal e nos conecta”, comenta Ary.

O festival In-Edit Brasil é o encontro do cinema com a música, um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. Acontece no Brasil desde 2009 e essa 13ª edição conta com mais de 50 títulos nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o festival acontece de forma on-line do dia 16 a 27 de junho.

Sobre o diretor

Formado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP em 1984, e com Especialização em fotografia, é fotógrafo a 35 anos com passagens pelos mercados editorial, corporativo e publicitário; colaborando para Bancos de Imagem como: Gamma Image du Press, Getty Images, Panoramic Images, Retna Pictures. Ganhador do Prêmio Jabuti na categoria de Livro de Reportagem com São Paulo – Brasil; Editora Callis, 1994.

Entre muitas participações com imagens em inúmeros livros no Brasil e no exterior. Com vivências profissionais nos EUA, Inglaterra, França, Israel, entre outros, participou como fotógrafo e/ou diretor em projetos de média e curta metragem tendo como temática central a “Memória”.

Desde 2007 leciona fotografia nos cursos de graduação de Cinema, Jornalismo e Animação na Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP

Serviço
Curta-metragem documentário “Shirá: a música da alma” participa de festival In-Edit 2021
17 a 27 de junho

https://br.in-edit.tv/film/264

gratuito

Sinopse

Desde o falecimento do Rabino Nachman, em Uman, na Ucrânia (1812), os chassidim (seus  seguidores) visitam seu túmulo durante Rosh Hashaná, o ano novo judaico. Como parte do  legado do Rabino, permanece a ideia de que as celebrações dessa data – bem como todo o  judaísmo – deveriam ser vividas com alegria.

Nesse sentido, a música (shirá) ganha papel central nas comemorações de Rosh Hashaná, é o  que mostra o documentário “Shirá: a música da alma”. Construído a partir de uma postura  quase ensaística, o curta observa a musicalidade que permeia o ano novo em Uman do ponto  de vista insider, e revela, como apontado por um dos entrevistados, a música enquanto   intermédio entre o material e o espiritual.

Ficha Técnica

Título: “Shirá: a música da alma” Ano: 2021

Duração: 26:50”

Gênero: Documentário

País de origem: Brasil

Dirigido por: Ary Diesendruck

Fotografia: Ary Diesendruck

Roteiro: Ary Diesendruck

Montagem: Renato Hojda

Mixagem: Tide Nascimento

Color grading: Renato Hojda

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.383Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.316Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.153Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.002Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.190Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.116Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?