Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Formato inédito: projeto ‘Mulher com a Palavra’ estreia programa na TVE, em edição especial de aniversário
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 17 de Julho de 2021 00:06

Formato_indito_projeto_Mulher_com_a_PalavraResponsável por amplificar as vozes das mulheres brasileiras, o projeto da Maré Produções Culturais, ‘Mulher com a Palavra’, chega à sua quinta edição em formato diferente. Por conta da pandemia e da necessidade de distanciamento social, as tradicionais reuniões presenciais foram substituídas, neste ano, por um programa de TV. As exibições serão comandadas, mais uma vez, pela apresentadora e jornalista Rita Batista, aos domingos, às 18h, na TVE, com transmissões no canal de YouTube do projeto: https://instagram.com/mulhercomapalavra

A iniciativa segue ressaltando a importância conceitual dos encontros, vivências e diversidade - os três pilares que movem esta ação, que conta com realização a partir da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Novelis e da Avon, o apoio da Bahiagás e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia. A realização é da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil. A direção é de Dayse Porto, produção executiva de Fernanda Bezerra e roteiro de Marília Moreira e Paula Janay.


Fernanda Bezerra, Rita Batista e Dayse Porto

Para a comunicadora Rita Batista, que acompanha e participa do projeto desde a sua criação, em 2016, o ‘Mulher com a Palavra é necessário, uma vez que a sociedade brasileira é machista, classista, heteronormativa, racista, homofóbica, transfóbica e lesbofóbica. “Nós somos contra tudo isso, propondo um evento onde aquelas que historicamente foram silenciadas são as protagonistas”, declara.

Diálogos feministas

Com estreia no dia 25 de julho, na TVE, o primeiro encontro desta edição vai abordar o tema ‘Afetividades’, e terá como convidadas: a arquiteta e urbanista Joice Berth, a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana Lili Almeida. O programa falará sobre o direito e importância de amar e ser amada, sobre autocuidado, autoestima e o fortalecimento de mulheres – muitas vezes vulnerabilizadas pela cultura do machismo. Solidão, relacionamentos abusivos, culpa materna são alguns dos pontos que serão discutidos, considerando as interseções raciais, geográficas, etárias, de orientações sexuais, entre outros.


Rita, Joice Berth, Ana Paula Xongoni e Lili Almeida

Cada programa debaterá uma ideia central e será marcado pela conversa livre, pela escuta e pela troca. Na próxima reunião, agendada para o dia 29 de agosto, Eliane Potiguara e Sandra Benites, lideranças e intelectuais de diferentes povos brasileiros, falarão sobre suas trajetórias e as propostas das mulheres indígenas para um mundo melhor em 'Originárias'. Já na exibição de 26 de setembro, o tema abordado será ‘Mulheres e Ciência’, com a mestra e doutoranda em estudos feministas Carla Akotirene e a primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sônia Guimarães. Elas vão conversar sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas.


Rita, Carla Akotirene e Sônia Guimarães

O último programa da edição, previsto para ser apresentado no dia 31 de outubro, trará as perspectivas das artistas negras sobre o presente e apontando para o futuro, ultrapassando barreiras espaço-tempo, em 'Afrofuturos'. Aqui, convidadas de peso: a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle, a cantora Margareth Menezes e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara, que contarão como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações. Neste contexto, a estética afrofuturista representa também uma libertação de estigmas e novas ferramentas de expressão e transformação.

Rita, Sandra Benites e Elaine Potiguara

Sobre o projeto

Há cinco anos coordenando o projeto, Fernanda Bezerra, diretora geral da Maré Produções Culturais, afirma que o ‘Mulher com a Palavra’ se tornou uma plataforma de amplificação das vozes das Mulheres Brasileiras, sendo um projeto que pode assumir diversos formatos. “Em 2021, estamos investindo em um Programa no formato Audiovisual, em 2022, o Mulher com a Palavra pretende promover um Festival multicultural”, afirma Fernanda.

Coletivo de Mulheres na criação:

Dayse Porto, que assina a direção dos programas, destaca a importância da coletividade feminina na criação. Foi formado um núcleo de conteúdo para discussão e elaboração dos temas, curadoria, roteiro em que participam, além da diretora, também Rita Batista, Fernanda Bezerra e as jornalistas/roteiristas Marília Moreira e Paula Janay.  Mulheres de diferentes perfis, raças, orientações sexuais, idades, que desempenham inúmeras outras funções como câmera, iluminação, arte visual, trilha sonora, cenografia, produção. “Ter cada vez mais participação feminina e diversa é muito importante, inclusive nas funções mais técnicas, que normalmente são atribuídas ao universo masculino. Assim fortalecemos as profissionais e trazemos novos olhares, novas formas de fazer”, diz Dayse.

Serviço:

O que: Projeto Mulher com a Palavra – 5ª edição

Onde: TVE

Quando: Nos domingos 25/7, 29/8, 26/9 e 21/10, das 18h às 19h

Quem: Rita Batista e convidadas especiais

Programação

Data

Tema

Convidadas

25 de julho (estreia)

Afetividades

Joice Berth e Ana Paula Xongani

29 de agosto

Originárias

Eliane Potiguar e Sandra Benites

26 de setembro

Mulheres e Ciência

Sônia Guimarães e Carla Akotirene

21 de outubro

Afrofuturos

Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara

Sobre a TVE

A TVE é a televisão pública do estado da Bahia no ar desde 1985. Retrata a pluralidade do povo baiano com uma programação qualificada e diversa que inclui cultura, educação, saúde, esportes e muita informação. Emissora oficial da Década Internacional Afrodescendente da ONU, na Bahia, possui a segunda maior cobertura em sinal digital no estado alcançando 10 milhões de pessoas e mantém parcerias com televisões públicas no Brasil e no exterior.
A TV pública baiana oferece aos cidadãos conteúdos relevantes para informar, educar e entreter prestando um serviço público essencial para a população. Transmite ao vivo shows e festivais de música além de realizar a maior cobertura do Carnaval e do São João. A TVE ainda é a emissora que mais exibe a produção audiovisual independente baiana e brasileira com filmes, séries e documentários. Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia   
twitter.com/tvebahia

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.600 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 9,6 bilhões no FY 21. A fábrica de Pindamonhangaba, principal da empresa, foi inaugurada em 1977 e a unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 13 centros de coleta de sucata espalhados pelo País.

Sobre a AVON

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com cerca de 1,3 milhão de pessoas na força de vendas. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes FarAway e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site:MailScanner has detected a possible fraud attempt from "nam05.safelinks.protection.outlook.com" claiming to be www.avon.com.br

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-130Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-002Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-057Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-195Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-283Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-307Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1013Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1161Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1265Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1527Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?