Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
31º Cine Ceará divulga programação presencial e virtual
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 25 de Novembro de 2021 00:53

Perfume_de_Gardenias_fest_Cine_CearaCom mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, o 31º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema divulga a programação. O evento acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro em formato híbrido, presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará. Este ano o festival retorna com mais força às salas de cinema, mas segue oferecendo a possibilidade de o público de outros estados ou países acompanhar as atividades diárias.

Para a programação no Cineteatro São Luiz, os ingressos estarão disponíveis no site da Bilheteria Virtual e no Cinema do Dragão, o público poderá adquirir os ingressos na bilheteria do cinema uma hora antes de cada exibição. Em ambos os equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o público deverá apresentar o passaporte da vacinação. Os ingressos são gratuitos.

SOLENIDADE DE ABERTURA

Cineteatro São Luiz

 

A solenidade de abertura do 31º Cine Ceará acontecerá no sábado, dia 27 de novembro, a partir das 19h30, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, serão homenageados a atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes. Os cearenses serão agraciados com o Troféu Eusélio Oliveira.

COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Cineteatro São Luiz, Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Após a solenidade, começa a Mostra Competitiva ibero-americana de Longa-metragem, que será presencial no São Luiz e transmitida simultaneamente na TV pelo Canal Brasil, e online nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. O filme que abre a mostra é Fortaleza Hotel”, de Armando Praça, em première mundial. O diretor venceu o 29º Cine Ceará com “Greta” – melhor direção, filme e ator (Marco Nanini). No domingo, dia 28, a coprodução Uruguai-Itália “Bosco”, de Alicia Cano Menoni, fará sua estreia nacional no Cine Ceará. O documentário foi exibido no IDFA de Amsterdã, no Cannes Docs - Marché du Film, no Festival de Málaga, e no Festival de Cinema de Trento, na Itália.

A mostra segue na segunda-feira, dia 29, com a ficção equatoriana “Vacío”, de Paul Venegas. O filme venceu o prêmio de Melhor Longa-metragem no Festival Bafici (Buenos Aires), e participou do Festival de Busan, na Coreia do Sul. O documentário brasileiro “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto será o longa de terça-feira, dia 30. O longa participou do IDFA (Amsterdã), do Festival de Toulouse, do Biografilm (Itália), e do Queer Lisboa. Na quarta-feira, dia 1º de dezembro, será exibida a premiada ficção “Perfume de Gardênias” (Porto Rico-Colômbia), de Macha Colón, que venceu como Melhor Filme no Festival de Trinidad e Tobago, no Caribe, e foi exibida no Festival de Tribeca. Já na quinta-feira, dia 2, o festival encerra a competição ibero-americana com a première mundial da ficção “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry (“O Barco).

COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM

Cineteatro São Luiz

Além da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, o público confere no Cineteatro São Luiz, a partir das 19h30, a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, que apresentará 12 filmes de nove estados. No domingo, dia 28, serão exibidos os documentários “O Durião Proibido”, de Txai Ferraz, e “Foi um tempo de poesia”, de Petrus Cariry, além da ficção “Ausências”, de Antônio Fargoni. Na segunda, os curtas de ficção “Encarnado”, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro, e “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko. Na terça, será a vez do documentário “O Resto”, de Pedro Gonçalves Ribeiro, e da ficção “Sideral”, de Carlos Segundo, exibida no 74º Festival de Cannes, no 48º Telluride Film Festival, no 36º Festival de Internacional de Cine en Guadalajara e no 26º Hamptons Film Festival (EUA). Na quarta, o documentário “Mar Concreto”, de Julia Naidin, e a ficção “Como respirar fora d'água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros integram a mostra. Na quinta, o documentário “O amigo do meu tio”, de Renato Turnes, e as ficções “Hawalari”, de Cássio Domingos, e “Ato”, de Bárbara Paz, poderão ser conferidas pelo público. No filme de Bárbara Paz, a cineasta também assina a produção com Tatyana Rubim. O curta é estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira e estreou mundialmente no 78º Festival de Veneza.

LONGAS - MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

Cineteatro São Luiz

A partir de terça-feira, dia 30, terá início a Mostra Olhar do Ceará. O festival exibe, no Cineteatro São Luiz, sempre às 14h, três longas-metragens documentais. Na terça-feira será a vez de “Transversais”, de Émerson Maranhão, na quarta-feira, “De uma distância esquizoide” de Gabriel Silveira, e na quinta-feira, “Minas urbanas”, de Natália Gondim.

CURTAS - MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

Cinema do Dragão, Youtube do Cine Ceará e TV Ceará

Este ano os curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará retornam ao Cinema do Dragão, com exibições sempre às 14h. Entre os filmes da competição estão os documentários Memória da memória, de Idson Ricart, Boi coração, de Marcelo Alves e Angela Gurgel, e Zé Tarcísio, testemunha, de Delano Gurgel Queiroz, com sessões na segunda-feira. O documentário experimental Fôlego vivo, da Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas – Umari, e os documentários Arte na palha, de Augusto Cesar dos Santos, e Saudades dos Leões, de João Paulo Magalhães, que poderão ser conferidos na terça-feira. Na quarta-feira será a vez das animações As Aventuras de Ana e João, de Augusto Cesar dos Santos, Sebastiana, de Cláudio Martins, Ibiapaba, como nascem as montanhas, de George Alex Barbosa e o documentário Muxarabi, de Natália Maia e Samuel Brasileiro. Já na quinta-feira, o público confere o filme de horror/fantasia Estilhaços, de Gabriela Nogueira, a ficção científica/sertãopunk 2020, de Oziel Herbert, e a ficção Entre o passado, de Larissa Estevam.

Haverá debates com realizadores após as exibições mediados por Camila Osório. Também será possível assistir aos curtas no Youtube do Cine Ceará durante todo o evento, de 27 de novembro a 3 de dezembro, e na TV Ceará de segunda a sexta-feira, sempre às 23h30.

MOSTRAS SOCIAIS

Anualmente o festival recebe o público para as exibições das Mostras Sociais. Esse ano as sessões vão ocorrer em formato híbrido. O longa-metragem da mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece será exibido na segunda-feira (29), às 14h, no Cineteatro São Luiz, já os longas das mostras AcessibilidadeMelhor Idade estarão disponíveis na TV Ceará, às 22h, domingo, dia 28 de novembro, e dia 5 de dezembro, respectivamente.

Esse ano o Prêmio Água e Resistência apresentará cinco curtas de até três minutos no Cineteatro São Luiz, que também ficarão disponíveis no Youtube do Cine Ceará no sábado, dia 27, às 13h. São quatro ficções — “Água-Viva: e se a água tivesse vida?”, de Emily Coelho, “Rachel”, de Isaac Apolônio e Fernando Lessa, “JEANStopia”, de Gabriel Viggo e Murilo da Paz, e “A Falta de Algo Básico”, de Sara Agatha, — e um documentário: “Água e Resistência”, com direção de JJ. Já a Mostra Pontes Criativas apresentará cinco curtas de até três minutos que poderão ser conferidos no Youtube do festival no sábado, dia 27, às 14h, com apresentação dos dois curtas vencedores no Cineteatro São Luiz, na quinta-feira, dia 2, às 19h30.

DEBATES

No domingo (28) terão início os debates com os realizadores dos filmes das mostras competitivas de longas e curtas-metragens, sempre a partir das 9h30 no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. As coletivas poderão ser acompanhadas pela equipe das produções e credenciados no festival.

MASTERCLASS

Online

Neste ano o Cine Ceará, em parceria com a Rede Cuca, vai oferecer uma MasterClass online ministrada pelo cineasta Vicente Ferraz. O diretor debate a Jornada do herói e uso da dramaturgia em documentários. O encontro virtual acontece na segunda-feira, dia 29, às 14h30, para os alunos da rede. A Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada por três centros urbanos de cultura, arte, ciência e esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

MOSTRA ITINERANTE BNB

Em mais uma parceria inovadora, o Cine Ceará e o Banco do Nordeste realizam a Mostra Itinerante BNB, responsável por levar parte da programação do evento para Centros Culturais do Banco do Nordeste para as cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, e Sousa, na Paraíba.

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO + EXIBIÇÃO ESPECIAL

Cineteatro São Luiz

A Solenidade de Encerramento e Premiação do 31º Cine Ceará acontece na sexta-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 19h30. Os vencedores das duas mostras competitivas receberão o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Atuação feminina, Atuação masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som e Direção de Arte. Concorrem ao troféu na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

Em seguida à premiação, “O Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz, será o filme de encerramento, com exibição hors concours na cidade natal do diretor. O longa é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu.

31º CINE CEARÁ

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê, Cagece e Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Universidade de Fortaleza e Cegás. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-180Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-081Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-045Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-211Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-369Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0900Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1032Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1446Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1546Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?