Salvador, 22 de September de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
“O Homem Ferido: Cinema Europeu e a Nova Hollywood”, com o crítico de cinema Adolfo Gomes
Sábado 12 Maio 2018, 15:00

Acessos : 147

Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, George Lucas e Martin Scorsese são alguns dos cineastas que surgiram na década de 1970 para renovar a indústria cinematográfica norte-americana da época. O movimento que se tornou conhecido como “A Nova Hollywood” é  tema da palestra que o crítico de cinema e cineclubista Adolfo Gomes ministra, no dia 12 de maio, às 15h, no Instituto Cervantes Salvador.

A atividade é gratuita e faz parte da Semana do Cinema Europeu, que também inclui uma mostra de filmes de 14 países do Velho Continente,  em cartaz de 10 a 17 de maio, na Sala Walter da Silveira (subsolo da Biblioteca Pública dos Barris). Mas o que tem a ver Hollywood com o cinema produzido na Europa? Para Adolfo Gomes, tudo.

O crítico considera a influência dos conceitos de “filme de autor”, consolidados na França, Alemanha, Inglaterra e Espanha, como fundamental para a criação do estatuto artístico, que abriu caminho para uma nova geração de realizadores revolucionar, por um breve espaço de tempo, o modo de produção dos grandes estúdios hollywoodianos. “A Nouvelle Vague francesa, o então ‘Cinema Novo Alemão’ e o Free Cinema Inglês, entre outros movimentos surgidos na Europa, ajudaram a moldar uma nova sensibilidade sobre o homem moderno, muito marcada pela experiência traumática dos dois conflitos em escala mundial; a primeira e a segunda Guerras”, contextualiza Gomes.

Já no título da palestra, “O Homem Ferido”, o crítico faz questão de mencionar essa fratura na maneira de encarar a vida e a sociedade no Pós-Guerra. “É claro que há um componente econômico - a crise da indústria decorrente da redução do público nos EUA . Mas esse afastamento se dá exatamente em razão do descompasso entre o que era retratado nas grandes produções hollywoodianas e o que acontecia nas ruas, nas relações políticas e afetivas, naquele momento particularmente de contestação, luta pelos direitos civis e da contracultura. Neste sentido, o frescor dos filmes europeus criava uma pressão enorme nas oligarquias tradicionais do cinema americano”, explica Gomes.

Metodologia

A partir de sequências-chave de filmes representativos do período, sobretudo europeus, Adolfo Gomes antecipa que a palestra pretende compor um painel da “Nova Hollywood” com foco, especial, nas trajetórias de Arthur Penn, diretor de  “Bonnie e Clyde – uma rajada de Balas” (o marco inicial e bem-sucedido do movimento norte-americano); Peter Bogdanovich, o cineasta/crítico/historiador que em plena efervescência dos anos 1970 decretaria a "morte do cinema" ("A última sessão de cinema", é o seu filme mais célebre); além de Michael Cimino, o modelo do "autor" cinematográfico imolado pela indústria, após o fracasso de "O Portal do Paraíso", historicamente associado ao fim daquela breve revolução.

 

Valor Gratuito

Crítico de cinema Adolfo Gomes aborda a ascensão e queda da chamada “Nova Hollywood”, a partir dos conceitos europeus do “filme de autor”, em atividade gratuita no Instituto Cervantes, dia 12 de maio, que faz parte da Semana da Europa em Sa

Localização  Instituto Cervantes de Salvador
Avenida Sete de Setembro, 2792
Brasil/Bahia/Salvador
40130-001

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.463Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.317Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.224Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.067Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.207Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.066Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: