Salvador, 25 de October de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
1ª Edição do Festival Yalodê
Sábado 09 Junho 2018, 15:00

Acessos : 4214

No dia 09 de junho de 2018, a partir das 15h, será realizado a 1ª edição do festival Yalodê na Senzala do Barro Preto, Sede do bloco Ilê Aiyê. O evento tem como foco o empoderamento da mulher negra, com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a temática. O Festival irá reunir uma diversidade de atividades que destacam a importância da valorização da cultura afro-brasileira; dentre elas: uma mesa redonda com o tema “Mulher Negra – Identidade e Empoderamento”, uma feira de empreendedorismo negro, exposição fotográfica, apresentações de música e poesia e um concurso para eleger a Beleza Yalodê. O termo Yalodê faz referência àquela que representa e fala em nome das outras mulheres da cidade, que emergem como líderes políticas e agentes de transformação. Vale ressaltar que o Bloco Ilê Aiyê, que irá ceder o local a ser realizado o evento, é o primeiro bloco afro do Brasil e hoje é considerado um dos mais importantes grupos culturais de luta pela valorização e inclusão da população afrodescendente.

EMPODERAMENTO FEMININO NEGRO NO BRASIL Quando se trata do feminismo negro, o empoderamento possui um significado coletivo utilizado para identificar as mulheres feministas negras, que além de lutar pela igualdade de gêneros também estão na ativa para combater o racismo presente no dia-a-dia, refere-se de empoderar a si e aos outros e colocar as mulheres negras como sujeitos ativos de mudança. Nessa perspectiva, empoderamento significa o comprometimento com a luta pela equidade. Em tempos em que ainda assistimos e compartilhamos vídeos e comentários nas redes sociais em relação a agressões verbais, físicas e morais motivadas por todo o tipo de preconceito, não podemos negar que o Brasil ainda é um país, extremamente preconceituoso, racista e desigual. O Brasil, sendo um país de maioria negra, é um lugar em que o preconceito e a violência são gritantes. As mulheres negras são agentes-chave para o enfrentamento ao racismo, à violência e pela promoção do bem viver de forma individual e coletiva, por isso é importante que se posicionem com autonomia e autoridade para combater o preconceito. BASTIDORES DO FESTIVAL A Patacori Produções nasceu do sonho em comum de um grupo de formandos do curso de eventos da UNIFACS em planejar e produzir eventos culturais com temas relacionados à raça, gênero e sexualidade. Observando a constante presença do preconceito e discriminação na sociedade, ligados a questões raciais, gênero e sexualidade, a Patacori Produções busca disseminar o conhecimento e a cultura desses grupos, proporcionando debates com o intuito de buscar soluções para esses casos, através da promoção das manifestações culturais e artísticas. SENZALA DO BARRO PRETO X BLOCO ILÊ AIYÊ O local escolhido para a realização do Festival Yalodê foi determinado pela história e ancestralidade que a Senzala do Barro Preto carrega. O centro cultural criado pelo grupo Ilê Aiyê, localizado no Curuzu, possui um importante papel no trabalho social, resgatando e expandindo a cultura afro-brasileira. O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Brasil, nasceu no Curuzu, em 1º de novembro de 1074. O Ilê, ao longo de sua trajetória, vem homenageando países africanos e revoltas negras brasileiras, que contribuíram fortemente para o processo de identidade étnica e autoestima do negro. O Mais Belo dos Belos apropriou-se popularmente da história africana para trabalhar a construção da história do negro no Brasil. Através da música, dança, esportes e cursos profissionalizantes o bloco afro exerce a cidadania elevando a autoestima e retirando crianças e adolescentes de situação de risco. Nos últimos anos, o Ilê Aiyê vem enfrentando uma crise econômica devido a dívidas adquiridas e por esse motivo o Patacori Produções sentiu a necessidade de realizar um evento no espaço e dignificá-lo como fomentador da valorização da nossa cultura.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Facebook: https://www.facebook.com/patacoriproducoes/ Instagram: @patacoriproducoes

Contato  (71) 99366-0577/ (71) 98711-8559

Valor R$ 15 (antecipado) / R$ 20 (no local)

O evento tem como foco o empoderamento da mulher negra, com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a temática.

Localização  Senzala do Barro Preto - Curuzú
Rua do Curuzu, 228 - Liberdade
Brasil/Bahia/Salvador
40366-110

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.465Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.346Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.223Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.075Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.225Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.061Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: