Salvador, 16 de October de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
I Colóquio Internacional Odùdùwa
Segunda-feira 04 Junho 2018, 13:00 - 21:00

Acessos : 4377

O título de Ooni é exclusivo para o rei de Ile-Ife (Nigéria), berço da civilização iorubana. Soberano da nação iorubana, com status de chefe de Estado, o Ooni é a liderança máxima espiritual e cultural do povo iorubano, uma coletividade africana cuja população encontra-se espalhada em quatro países da África Ocidental – Nigéria, Benim, Togo e Gana – cujos membros se reconhecem como descendentes do grande Odùdùwa Atèwònrò (também chamado Oòduà), ancestral místico que, de acordo com os mitos da nação, fundou a terra firme a pedido do grande Olodumare, o próprio Deus criador nos tempos primordiais. Ile-Ife é a capital e centro da civilização desse povo e foi de lá que saíram os príncipes iorubanos a quem Odùdùwa confiara as coroas e espadas de conquista para fundarem novos reinos na região que abrange hoje a África Ocidental. Daí resultaram reinos e nacionalidades que subsistem até hoje tais como Oyó, Benim, Sabè, Popo, Ekiti, Ijexá, Egbá, Ekó, Badagri, Adjatché, Ketu, Gá, Idaissa, etc. Da terra africana, esses povos se espalharam até as Américas durante os séculos de escravatura e trabalho contratual e acabaram se transformando em um dos grupos mais emblemáticos no processo da preservação da cultura e identidade negras em países da América Latina e do Caribe. Hoje seus descendentes são conhecidos como nagô, lucumí, yarriba, queto, egba, ijexá, èfon, etc. em países como Brasil, Cuba, Trinidad e Tobago, Jamaica, Haiti, e outro territórios do continente americano.
De 6 a 10 de junho de 2018, o rei Ooni Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi, Ojaja II, estará em Salvador em viagem inédita ao Brasil, com o fim de junto à administração pública nacional declarar a Bahia oficialmente como a capital iorubana das Américas. A visita insere-se dentro da proposta do rei Ooni para reaproximar e reunir os descendentes do grande ancestral Oduduwa espalhados pelos quatro cantos do mundo. Desde a sua ascenção ao trono de Oduduwa em outubro de 2015, o rei Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi já realizou visitas semelhantes a países como Estados Unidos, Canadá, Gana e Reino Unido, dentre outros. No ano de 2018 será a vez da América Latina e, ciente da importância e centralidade do Brasil no cenário afro-latino-americano, o rei Ooni Ogunwusi resolveu iniciar esse périplo pelo Brasil, escolhendo a Bahia como a ponta de lança simbólica dessa empreitada.
Dada a importância histórica desse acontecimento que reforça ainda mais os laços urdidos no Atlântico Negro Iorubano na contemporaneidade, realizaremos dia 8 de junho de 2018 o I Colóquio Internacional Odùdùwa aproveitando tanto a presença do OOni quanto dos membros (acadêmicos) notáveis que constituem sua comitiva real, a exemplo do prêmio Nobel de Literatura Wole Soyinka; o Awise Agbaye, porta-voz mundial dos babalaôs, Prof. Dr. Wande Abimbola; o embaixador do Benin na UNESCO, Prof. Dr. Olabiyi Yai, dentre outrxs.

PROMOÇÃO:
PPGLitCult - Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura

ORGANIZAÇÃO:
O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da UFBA na figura de três docentes que têm formação/ligação direta com os estudos propostos pelo Colóquio, constituindo desta forma a comissão responsável pelo evento: o Prof. Visitante Dr. Félix Ayoh'Omidire, intelectual iorubano-nigeriano, docente titular da Obafemi Awolowo University (Nigéria); a Profª Drª Denise Carrascosa, docente permanente do PPGLitCult e especialista no campo da Tradução Negra que trabalha dentre outros temas com teatro (negro-)africano e a produção do escritor Wole Soyinka; o Prof. Dr. Henrique Freitas, docente do quadro permanente do PPGLitCult que realizou em 2017 Pós-Doutorado em Estudos Literários na Universidade de Ile-Ife, na Nigéria.

COORDENAÇÃO DE MONITORIA:
Prof. Adinelson Kambundu Filho (pesquisador de língua, literatura e cultura iorubanas)

PROGRAMAÇÃO VISUAL:
José Lázaro Lazinho (Designer Grafico, Desenvolvedor Front-end - Colaborador externo)

EVENTO GRATUITO, ABERTO AO PÚBLICO

DATA E HORÁRIO: 8 de junho de 2018 das 13:00 às 21:00.

LOCAL: Auditório da Faculdade de Medicina (Pelourinho)

INFORMAÇÕES: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

APOIO:
EDUFBA, Editora Ogum's, MAFRO, Traduzindo no Atlântico Negro, PROFLETRAS UFBA

 

Valor Gratuito

De 6 a 10 de junho de 2018, o rei Ooni Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi, Ojaja II, estará em Salvador em viagem inédita ao Brasil, o Colóquio acontecerá dia 08-06 das 13h ás 21h.

Localização  Faculdade de Medicina da Bahia - Pelourinho
Praça XV de novembro, s/nº - Largo do Terreiro de Jesus
Brasil/Bahia/Salvador
40026-010
(71) 3283-5577

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.469Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.347Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.142Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.069Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.157Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.098Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: