Salvador, 17 de October de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Bate-Papo na Laje (Edição Extraordinária): "Pirraças Urbanas - Arte Política nas ruas de Salvador"
Sexta-feira 15 Junho 2018, 14:00 - 18:00

Acessos : 198

Mais do que provocar, a arte urbana soteropolitana contraria e ataca o ambiente hostil e de retrocessos na qual vem se configurando a cidade de Salvador. Para dialogar sobre a permanência e resistência artística desse movimento, neste sábado, dia 16, às 14h, no Espaço de Inovação & Criatividade do Vale do Dendê (Shopping da Bahia), acontece uma edição extraordinária do Bate-Papo na Laje, com o tema “Pirraças Urbanas - Arte Política nas ruas de Salvador". A atividade é uma realização do Vale Dendê e do Instituto Mídia Étnica, com apoio do Acervo da Laje e do Shopping da Bahia.

Para o bate-papo foram convidadas: a feminista, lésbica e artista visual, Thalita Andrade, que é conhecida, também, pelas provocações urbanas causadas com a guerrilha “Luto”; a Drag Queer Malayka SN, que comanda as Terças Mais Estranhas do Mundo no Bar Âncora do Marujo; o graduado em Artes Cênicas pela UFBA, que desfilou o “Bikini Quadradão”, Yuri Tripodi; e o autor da pirraça urbana “Jexus” e artista visual formado em Artes pela UFBA, Àlex Ìgbó.

A mediação do encontro fica a cargo do pedagogo e professor José Eduardo Ferreira Santos. O objetivo do bate-papo, conta ele, é dialogar sobre a arte política que resiste nas paredes, nos graffitis, nas periferias das ruas da cidade. “As pirraças urbanas nascem da exclusão e da nossa criatividade de não se deixar reduzir pela invisibilidade. São sopros criativos da arte que nascem onde ninguém esperava, por isso são políticas, pois são orgânicas, dialógicas, que propõem expressão e arte”, sintetiza José Eduardo, que também é curador e responsável pelo Acervo da Laje.

Desde abril, o projeto Ocupa Lajes vem realizando diversas atividades artísticas e visuais na cidade, provocando o debate e o interesse da população soteropolitana. A edição do dia 16 é extraordinária, pois não está contemplada em uma das ações que o projeto realiza a partir do Edital Setorial de Artes Visuais 2016 do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Ocupa Lajes - Iniciativa do Acervo da Laje, o Ocupa Lajes é um projeto de formação, democratização e circulação das artes visuais em Salvador que, em sua segunda edição, realizará oito oficinas gratuitas distribuídas nos espaços culturais da Secult: Centro Cultural Plataforma, Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e Casa da Música (Itapuã). Além das oficinas, o projeto vai realizar quatro bate-papos sobre artes, visitas guiadas ao Acervo da Laje e quatro exposições a serem apresentadas em diferentes lajes da capital baiana.

Acervo da Laje

O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), região que reúne aproximadamente 10% da população da capital baiana, segundo o IBGE. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças. Criado em 2010 pelo casal de educadores José Eduardo e Vilma Santos, o Acervo da Laje fica localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho a Plataforma e está aberto para visitação pública.

Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-7804, 99382-8185 e 98637-8051, do Facebook do Acervo da Laje ou do site www.acervodalaje.com.br.

 

Valor Gratuito

Mais do que provocar, a arte urbana soteropolitana contraria e ataca o ambiente hostil e de retrocessos na qual vem se configurando a cidade de Salvador. Para dialogar sobre a permanência e resistência artística desse movimento, neste sábad

Localização  Shopping da Bahia
Av. Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvore Salvador - BA
Brasil/Bahia/Salvador
41820-408

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.048Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.012Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.152Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.100Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.277-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.300Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: