Salvador, 25 de April de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Quintas Gregorianas Poesias Urbanas – Encontro de coletivos
Terça-feira 16 Outubro 2018, 19:00

Acessos : 184

A edição do mês de outubro do projeto Quintas Gregorianas dá foco à poesia urbana de diferentes coletivos de poesia de Salvador e acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos. Na programação, representantes de coletivos como o Sarau da Onça, Zeferinas, Underismo, WWL RAP e Poesia em Trânsito se encontram para falar da trajetória desses grupos, apresentando poesias autorais e de outros poetas em formato de Sarau. O encontro será apresentado pelo ator e poeta Daniel Farias.

O Quintas Gregorianas surgiu no palco da exposição GREGÓRIOS com a proposta de valorizar a poesia e a fusão com outras linguagens para dar voz às minorias e tratar de temas sensíveis através da arte. O projeto – atualmente mensal – já trouxe para Galeria da Cidade artistas como as atrizes Thais Alves e Márcia Andrade, os atores Ricardo Bitencourt e Licurgo, a cantora Rebeca Matta, o músico Leonardo Bittencourt, o coletivo Vira-Lata, Underismo, a poeta e MC Amanda Rosa, a DJ DMT, o poeta Alex Simões, o DJ e pesquisador André Oliveira,o poeta James Martins e o cineasta Caio Araujo, o coletivo Frôceta, entre outros.

Os Coletivos

O Sarau da Onça nasceu no ano de 2012 como um evento idealizado para tirar o bairro da Sussuarana das páginas policiais do jornal e colocar nas manchetes culturais. Em 2014, lançou sua primeira antologia “Poesias Quebradas de Quebrada” e, com ela, viajou o Brasil. Hoje o projeto é uma das muitas iniciativas que lançam novos olhares sobre a localidade.

Coletivo Zeferinas, formado por oito mulheres artistas do bairro de Cajazeiras, tendo como inspiração a líder Zeferina, usam a Poesia Marginal como estratégia de combate ao sistema conservador, machista, misógino, racista e etc.

O grupo WWL RAP (sigla para Wallace, Wesley e Lucas, os três MCs) surgiu em 2013, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Desde então, o grupo compõe músicas de protesto contra o racismo e outras problemáticas sociais. O EP Tinha Que Ser Preto, lançado em 2016, foi eleito o quinto melhor álbum musical baiano daquele ano, em votação popular realizada pelo site El Cabong.Em 2018 o grupo lançou seu segundo álbum, o 3X4. No Quintas Gregorianas o grupo será presentando pelo MC Wall.

Poesia em Trânsito é uma iniciativa de incentivo à leitura poética, com intuito de colaborar com o desenvolvimento literário nos centros culturais urbanos.As poetisas Luciana Estrela e Jell Oliveira representarão o grupo neste encontro.

O Underismo é um coletivo musical, poético e artístico de Salvador. O grupo é composto por jovens focados na produção da arte de rua e no enaltecimento étnico e cultural de suas raízes.

GREGÓRIOS – Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que transportam os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação que leva seu nome, a Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, tem sido uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador.

A exposição GREGÓRIOS está em cartaz na Galeria do Teatro Gregório de Mattos e segue até dia 28 de outubro, quando será remodelada e ganhará formato de memorial permanente. A exposição Gregórios tem curadoria e conceito de Joãozito (in memorian), LanussiPasquali e Carla Zollinger, com cenografia de Renata Mota e Produção Executiva assinada pela Multi Planejamento Cultural.

Contato  71-3202-7888

Valor Não Informado

A edição do mês de outubro do projeto Quintas Gregorianas dá foco à poesia urbana de diferentes coletivos de poesia de Salvador e acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos.

Localização  Teatro Gregório de Mattos - Praça Castro Alves
Praça Castro Alves, Salvador
Brasil/Bahia/Salvador
40020-160

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.002Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.241Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.022Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.289-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.296Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.171Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: