Salvador, 19 de novembro de 2017
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Dança
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Isaura Suélen Tupiniquim Cruz / Isaura Tupiniquim e Leonardo França (PB/BA)
Terça-feira 14 Novembro 2017, 19:00

Acessos : 16

“Isaura Suélen Tupiniquim Cruz” pode ser tanto um espetáculo de dança contemporânea quanto uma espécie de coreo-show-desfile ou uma dança de uma mulher-bomba. O nome ecoa de modo estratégico as múltiplas tensões e coexistências do país. Esse nome opera como uma cartografia coletiva, vertigem de uma complexidade cultural. Aqui, o interesse em duvidar daquilo que é supostamente próprio ou identitário (o nome, a dança, a moda) se torna uma abertura ao comum: nossa abundância de rastros. Um encontro comum com a multiplicidade de cada pessoa, em cada nome. Por isso, uma dança como show, um show como desfile, um desfile como rito, uma mulher como outros, outras. O desafio se alimenta pela noção de “multivíduo”, do antropólogo italiano Massimo Canevacci, uma das principais referências da obra. Outras inspirações são o pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol e o poeta baiano Waly Salomão.

FICHA TÉCNICA
Criação e concepção: Isaura Tupiniquim e Leonardo França | Intérprete-criadora: Isaura Tupiniquim | Direção: Leonardo França | Colaboração artística: Sheila Ribeiro | Trilha sonora: Antenor Cardoso (bateria e sintetizador) | Supervisão da trilha sonora e tema de abertura: João Milet Meirelles | Desenho de luz: Nando Zâmbia | Operador de luz: Dominique Faislon | Figurino: Isaura Tupiniquim e Leonardo França | Cocar de radiografia: Denny Neves | Produção: Dimenti Produções Culturais | Direção de produção: Ellen Mello | Produção executiva: Natália Valério | Projeto Gráfico e fotografia: TANTO – criações compartilhadas

O que é

Criada em 2005, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA é um encontro focado na relação entre dança e educação, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a coordenação da dançarina Fátima Suarez. Sua grade de atrações agrega quatro contextos interligados: o Fórum de Educadores de Dança, ação voltada à reflexão sobre o ensino da dança na Bahia e no Brasil, em sua quinta edição; as residências artísticas, para contribuir na qualificação de dançarinos; Infância e Movimento, com oficinas voltadas para crianças; e a mostra artística, que apresenta espetáculos com artistas locais, de outros estados e países, reunindo produções de dança moderna e contemporânea.

A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA busca favorecer o intercâmbio, provocando a difusão de práticas artístico-pedagógicas e incentivando a discussão e a pesquisa. É um evento interessado no artista/professor/aluno e em como estabelecer conexões inventivas entre estes, tendo como pontos de apoio o aprimoramento técnico, o incentivo à criação e as observações e opiniões em torno de propostas com variadas metodologias.

Uma das marcas da JORNADA está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan, mãe da dança moderna. Este traço se revela em diversos aspectos técnicos e conceituais, permeando toda a programação.

Em 2017, a nona edição mergulha no tema “Todo artista é um revolucionário”, exaltando potências transformadoras e a força do feminino, de 10 a 15 de novembro, no Teatro Gregório de Mattos, Teatro Castro Alves, Palacete das Artes, Goethe-Institut Salvador-Bahia, Centro Espanhol, Escola de Dança da Funceb e praças públicas. A programação é quase toda gratuita, ou a preços populares.

Difundindo as múltiplas técnicas de dança para experimentação do corpo e suas possibilidades de expressão, a JORNADA propicia a professores, profissionais da dança, artistas e estudantes, crianças, adolescentes, jovens e adultos o estímulo a uma sensibilidade crítica que instiga ao aprimoramento. A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA, ao perseguir o caminho da investigação da educação em dança, firma-se como evento fundamental para o desenvolvimento desta área, desenhando com seus participantes um futuro promissor para a dança no país.

A IX JORNADA DE DANÇA DA BAHIA tem patrocínio da Termonorte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura (MinC).

 

 

Valor Grátis

Este espetáculo Este espetáculo integra a IX Jornada de Dança da Bahia e será apresentado numa sessão dupla juntamente com Mosaico. Esse nome opera como uma cartografia coletiva, vertigem de uma complexidade cultural.

Localização  Teatro Gregório de Mattos
Praça Castro Alves, Salvador
Brasil/Bahia/Salvador
40020-160

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 17.11.17.079Festival Samba de Beco, 17 Nov 2017
  • 17.11.17.034II Noite Cultural. Casa Preta. 17 Nov 2017
  • 12.11.17.008Puxadinho MassaLarica. Ano 1. 12 Nov 2017
  • 10.11.17.002Nobreza Vinil Session 2. Lebowski. 10 Nov 2017
  • 04.11.17.213Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 2. 04 Nov 2017
  • 04.11.17.061Perc Pam. Lgo da Mariquita. Alb 1. 04 Nov 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: