Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Dança
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
“Voltando aos Palcos” apresenta: “Pés a Pés” com BTCA e Quinteto de cordas da OSBA
Sexta-feira 30 Outubro 2020, 20:40

Acessos : 407

A cada 15 dias, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) estreiam um novo espetáculo dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do Teatro Castro Alves (TCA). “Pés a Pés”, terceira montagem desta série, homenageia os griôs numa coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca, acompanhados de quinteto de cordas da OSBA: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo). A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e na TVE Bahia, no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.

“Pés a Pés” se volta aos mais velhos e aos caminhos abertos antes, e que abrem espaço para os passos de hoje. O trabalho faz uma reflexão sobre a ancestralidade artística e cultural, recortando como referência o movimento tropicalista, cujos líderes ainda interagem e interferem nos dias atuais. Os bailarinos pensam os ímpetos das novas gerações, os enfrentamentos e os reflexos requentados dos movimentos ancestrais em seus corpos. “Pés a Pés” discute ainda sobre a censura que os artistas contemporâneos ao tropicalismo sofreram e seus ecos disfarçados na atualidade, que encontra estratégias outras de silenciamento. Em tempos de pandemia e cuidado extremo com os idosos, em um momento político tão conturbado, evidencia-se a contradição entre a fragilidade da vida e a permanência infindável da liberdade de pensamento que os griôs tropicalistas ainda ensinam. A música de Alberto Nepomuceno entrega a dimensão exata dessa ancestralidade, conferindo-lhe um toque doce e sutil – um clima particular e único da obra deste ilustre compositor cearense.

Na abertura do programa do dia, mais uma pílula cênica será protagonizada pela dançarina Dina Tourinho, ao som do violinode José Fernandes. Este momento de abre-alas apresenta performances independentes que investigam o entorno do palco, espaços inusitados e curiosos do Complexo do TCA. Desta vez, a cena trata sobre a expectativa do artista em relação ao público em cada trabalho. Enquanto se prepara, ele ouve os ecos da chegada da plateia ao teatro, assim como aguarda suas reações: vai ter público? Vão aplaudir? Vão vaiar? Chorar? Rir? Uma pílula sobre o turbilhão de emoções e incertezas sentido atrás das cortinas.

BTCA e OSBA no “Voltando aos Palcos” – O BTCA e a OSBA têm se conectado fortemente para promover colaborações artísticas em parceria, numa proposta anual de realizações. Em 2019, esse encontro originou o espetáculo “A História do Soldado”. Agora, o conjunto de seis criações inéditas estreadas quinzenalmente no “Voltando aos Palcos” são a entrega expressiva dentro das contingências atuais: uma maneira de continuar oferecendo ao público espetáculos que destacam a dança e a música, assinados pelas companhias artísticas oficiais da Bahia. O TCA, enquanto equipamento cultural público, corresponde, assim, ao seu compromisso de manter seus corpos ativos, em um formato inovador, buscando constantemente soluções técnicas, poéticas, analógicas e digitais para promover cultura neste momento.

Em pequenas formações de bailarinos e músicos, BTCA e OSBA tomam como inspiração artística para esta série questões humanas que se acentuam no momento atual: a proposta é que cada montagem faça refletir sobre os desafios de hoje, mas sem limitação a este tempo, como crônicas não datadas. Os diretores artísticos das companhias estão diretamente envolvidos: Wanderley Meira, do BTCA, responde pela Direção Geral, e o maestro Carlos Prazeres, da OSBA, pela Direção Musical.

Depois da estreia no dia 2 de outubro com “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, e do especial de Dia das Crianças, no dia 16, com “Cria”, a agenda seguirá, após a próxima apresentação, em 13 de novembro, apresentando “disfaRCes”, que parte do uso das máscaras faciais para mergulhar nas diversas proteções ou disfarces que utilizamos. No dia 27 de novembro, será a vez de “Atravessa o mar...”, que trata de amor e presença. Por fim, em 11 de dezembro, “Umbigo”, uma reflexão sobre a maternidade.

Sobre o “Voltando aos Palcos” – É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto fazem shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – apresentam performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, são seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

“Voltando aos Palcos” apresenta:

Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia

Em: “Pés a Pés”

BTCA: Jai Bispo e Paullo Fonseca

Quinteto de cordas da OSBA: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo)

Trilha sonora:

A. NEPOMUCENO – Serenata para Cordas

A. NEPOMUCENO – Suíte Antiga

I. Minuetto

II. Ária

III. Rigaudon

Pílula cênica de abertura

BTCA: Dina Tourinho

OSBA: José Fernandes (violino)

Trilha sonora: J. S. BACH – “Guige” da Partita para Violino nº 2 em Ré menor, BWV 1004

Quando: 30 de outubro de 2020 (sexta-feira), 20h40

Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)

Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

TVE Bahia

Contato  Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www

Valor Grátis

Espetáculo inédito do Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia homenageia os griôs tropicalistas e terá estreia em transmissão ao vivo diretamente da Sala do Coro do TCA

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-092Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-037Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-057Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-152Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-287Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-304Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1003Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1072Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1318Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: