Salvador, 07 de December de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
10 Dicas do Professor Luiz Flávio Gomes de Como Obter Sucesso em Concursos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 05 de Maio de 2008 13:06
1. Sonhe primeiro. Ninguém consegue nenhum sucesso sem antes sonhar com ele. Descontando tudo quanto fazemos na vida (dormir, trabalhar, comer etc.), ainda sobra um terço do nosso tempo para sonhar. Não perca nunca sua capacidade de sonhar com novos conhecimentos, novos horizontes. 2. Estabeleça sua meta. Tenha uma meta certa na vida (diga: eu vou ser juiz ou promotor ou advogado ou professor ou defensor ou delegado ou procurador etc.).

3. Comprometa-se com sua meta. Não existe sonho nem meta que se concretize sem empenho e muita dedicação. Quem quer vencer em dezembro a corrida de São Silvestre deve, desde janeiro, começar a correr. Na área dos concursos, recorde que não se compra conhecimento em supermercados. Conhecimento não se compra, se adquire, se conquista, com muita luta e esforço. Mas vale a pena. Sua vida será outra.

4. Seja perseverante. Não se estuda nem se faz um curso para passar, sim, até passar. Todo vencedor sabe que a perseverança é fundamental. Thomas Edison disse: "Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir os pensamentos numa direção e insistir neles até que faça alguma coisa". Ele não teria nunca chegado à lâmpada se não tivesse tentado mil vezes alcançar seu objetivo. Não fique no meio do caminho. Quem joga a toalha perde o jogo. Quem sai do gramado nunca marca gol. Ao contrário, vai para a arquibancada. De lá você só consegue aplaudir, nunca vencer.

5. Busque a informação. Na era da agricultura mandava quem tinha terra. Na era industrial mandava quem tinha dinheiro. Na era da informação sobressai quem a possui. Busque a informação incansavelmente nos livros, nas aulas, na Internet etc. Anote tudo. Documente o que você alcançou em termos de conhecimento. Mas tenha sempre senso crítico. Há muita coisa inútil que não lhe pode tomar tempo (que é sagrado).

6. Saiba se comunicar. Vivemos não só a era da informação senão também a da comunicação. Ter a informação e não saber comunicá-la é o mesmo que não tê-la. Comunicação verbal e por escrito. Conquiste essas habilidades, treinando o quanto for necessário. Construa sempre frases objetivas. Seja claro e objetivo nas suas exposições. Sujeito, verbo e complemento, sem rodeios e tergiversações cansativas e prolixas.

7. Repetição e revisão permanente. Nosso cérebro não é computador, embora valha muito mais que ele. Ninguém consegue assimilar todo conhecimento no primeiro contato com um determinado tema. Repetitio est mater studiorum. Revisar permanentemente o que se aprendeu é fundamental. A fórmula CEM é importante sempre: Conhecer = Estudar + Memorizar. Nunca deixe de estudar uma determinada disciplina por mais de quinze dias. Uma ou duas todos os dias otimiza seus estudos. Não baixe sua biblioteca para estudar uma disciplina. Apontamentos da aula e um ou dois livros em cada uma delas bastam. Deixe para fazer depois teses de doutoramento.

8. Seja disciplinado. Tenha disciplina nos seus horários de estudo, nos horários das aulas etc.. Dormir é importante, mas não se pode exagerar. O Direito não socorre os que dormem! A disciplina te traz organização.

9. "Age quod agis". Aplica-te complemente ao que estás fazendo. Faça bem o que você está fazendo. Não se distraia em outra coisa: aplica toda sua atenção ao seu objetivo.

10. "Carpe diem". Aproveita o dia (da melhor maneira possível). Distribua suas tarefas diárias. Priorize o seu sucesso, dedique-se a ele, mas não se esqueça que você precisa também comer saudavelmente, exercitar-se regularmente etc.

Luis Rocha Santos
RH/Universidade Petrobras - Campus Salvador/Taquipe

Compartilhe:

Última atualização em Seg, 02 de Agosto de 2010 20:49
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.0395ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.021Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.121Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.002Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.065Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.191Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?