Salvador, 19 de fevereiro de 2018
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Interativa ‘União entre os povos’
De Quarta-feira 14 Fevereiro 2018 -  13:00
Para Sexta-feira 16 Fevereiro 2018 - 17:00

Acessos : 328

No momento em que a xenofobia e o nacionalismo violento voltam a fazer parte do cotidiano de diversos países em pleno século XXI, nada mais apropriado do que refletir sobre a participação de cada um de nós nesse conturbado cenário internacional através de mensagens de cooperação, tolerância e amor. É disso que trata a mostra coletiva ‘União entre os Povos’ da Brahma Kumaris (BK), com obras artísticas e experiências sobre a temática em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, nº45), no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS). A exposição fica aberta à visitação até 30 de março, sempre com entrada gratuita, de terça-feira a sábado, das 13h às 17h.

“Além da importância do tema para a atualidade, essa exposição traz ações reflexivas e interativas para o público, diferenciando-se das mostras tradicionais onde evita-se que visitantes possam manusear obras de arte”, explica a coordenadora da Diretoria de Museus (DIMUS) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, Fátima Santos. Segundo a coordenadora da BK/Pituba e da exposição, Goreth Dunningham, essa mostra vai além. “Algumas obras necessitam da colaboração do público na sua concepção, como a ‘Mesa dos Bons Votos’, onde os visitantes deixam mensagens positivas junto a um globo terrestre, ou no painel ‘O que você está pensando’ no qual o público fala das suas ideias negativas, positivas, úteis e inúteis para si e a humanidade”, relata.

OBRAS INTERATIVAS “A nossa ideia é que as pessoas reflitam sobre si mesmas e sobre essa temática da união entre os povos. Propomos obras de artes interativas justamente para que o público se sinta parte do processo, de construção das obras e, ao mesmo tempo, de um mundo melhor para si e para a humanidade”, relata. Ela lembra que artistas premiados e conhecidos participam da mostra, como Ray Vianna, Miku Multimídia, Aracides Limoeiro, Felipe Arcoverde e Ana Paula Paixão, dentre outros. Goreth conta que exposição semelhante foi feita no Aeroporto Internacional de Recife, à convite da Infraero, nos meses de julho e agosto do ano passado. “Ao saber do tema e da proposta interativa, Fátima Santos da DIMUS nos convidou para trazer ação semelhante ao Centro Cultural Solar Ferrão, onde encontramos uma equipe muito dedicada e competente que abraçou a nossa iniciativa”, diz Goreth.

Durante a abertura da exposição ocorrida na última segunda-feira (22), visitantes fizeram questão de participar, como o gerente de engenharia, Renato Nicolau, 43 anos, que sentou na ‘Mesa dos Bons Votos’ deixando uma mensagem de paz para o mundo. “É muito importante a consciência e participação efetiva de cada um de nós para vivermos em harmonia e por isso registro esse depoimento aqui”, disse. Atualmente, a ‘Mesa’ que é também uma instalação artística já tem mais de 80 depoimentos de baianos e turistas que já passaram na exposição. “O fluxo de pessoas é intenso no Pelourinho, principalmente no verão”, explica Fátima Santos. De acordo com dados da área de turismo do governo estadual cerca de 70 navios chegam entre outubro e março no Porto de Salvador, tendo o Pelourinho como um dos principais destinos de visitação.

MEIO AMBIENTE A exposição utiliza ainda material reciclado alertando para a necessidade da consciência participativa em reciclar e preservar o meio ambiente. Os visitantes podem percorrer os vários ambientes das duas salas da Galeria Ferrão e interagir em cada uma com as instalações artísticas, dentre elas, a ‘Árvore da Humanidade’, assinada por Ray Viana, ‘O Eco da Vida’, ‘A Cabana do Silêncio’, ‘Ser e Estar’ e ‘A Mesa da União’, dentre outras. São vídeos, poesias, lembretes, papéis e dezenas de outros materiais e formatos de comunicação. Goreth explica que a maior parte dos textos presentes na mostra já são de utilização da BK. “Trata-se de um movimento com mais de 80 anos de existência que, inclusive, tem museus em diversos países, como Índia, Inglaterra e Austrália, dentre outros”, diz Goreth.

 

Contato  (71) 3356-3900

Valor Grátis

O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Localização  Solar Ferrão
Rua Gregório de Mattos, 45 - Pelourinho - Centro
Brasil/Bahia/Salvador

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 03.01.18.030III Noite Cultural. Alb 1. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 03.01.18.107III Noite Cultural. Alb 2. Pátio Igreja. 03 Jan 2018
  • 31.12.17.147Reveillon do LáLá. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.072Reveillon da Lua. Cantina Lua RV. 31 Dez 2017
  • 31.12.17.045Reveillon da Baia. Patio Igreja Barra. 31 Dez 2017
  • 30.12.17.011Samba da Liv. Grupo Pintura de Tela. 30 Dez 2017

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: