Salvador, 21 de October de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Caminhos do Sertão com Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana
Sexta-feira 10 Agosto 2018, 09:00 - 18:30

Acessos : 731

Seis fotógrafos abraçaram o desafio de retratar o Sertão: Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana. O resultado é fruto de uma imersão fotográfica, sob o direcionamento de João Machado, que compartilhou aprendizados, em vivências teóricas e práticas, na zona rural da região de Alagoinhas e entorno. “Foi a primeira vez que disponibilizei passar meus ensinamentos com tanta profundidade. A exposição apresenta um pedaço do meu sertão, fotografado com muita dignidade, ouvindo e respeitando cada pessoa fotografada. Fiquei surpreso com o resultado, em ver imagens tão minhas em outros olhares”, conta João Machado.

Para a fotógrafa Marta Suzi, o poder indescritível da luz do sertão, em seu amanhecer e anoitecer, a sútil e bela estética de pessoas anônimas e sofridas, em ambientes áridos, são as principais riquezas reveladas na vivência. “Construímos um rico material fotográfico, que resultou na narrativa de Caminhos do Sertão, local de leveza e beleza em meio à solidão. Uma singeleza quase etérea, como retratado na foto nominada “Celestial”, comenta Marta Suzi.

Ser capaz de se entregar e ver com os olhos do coração. Esse foi o principal desafio para a fotógrafa Vânia Viana. “Deixamos de lado a confusão ruidosa da cidade e mergulhamos no singelo, no ordinário que é tão vibrante. É muito importante nos voltarmos para esse cotidiano que é tão desvalorizado e representa muito das origens do povo nordestino”, comenta Vânia.

A imersão e exposição Caminhos do Sertão conta com o apoio da galeria Cláudio Colavolpe Photo Art. “Acreditamos muito na proposta do trabalho apresentado por João Machado. Nosso maior interesse é fomentar a arte fotográfica na Bahia, abrindo espaço para que novos nomes possam surgir, num mercado tão restrito como o de arte, na nossa cidade”, conta Cláudio Colavolpe.

O resultado foi além do esperado. “Imagens fantásticas, bem resolvidas. O sentimento é a marca de João Machado e as imagens capturadas mostram claramente essa influência”, conclui Colavolpe. No dizer do grande Guimarães Rosa, “o sertão é dentro da gente. E esse sertão não é feito apenas de aridez e provocação, mas também de veredas, de estações, de alivio e beleza em meio à solidão”.

Sobre João Machado

João Machado nasceu em Xique-­Xique, na Bahia, no ano de 1969. Deixou sua terra natal aos 19 anos em busca de trabalho na cidade de São Paulo. Trabalhou na construção civil, como ajudante de pedreiro, quando comprou a primeira câmera fotográfica de um colega de trabalho. Buscou conhecimento em revistas especializadas e começou a fotografar em 1993. A curiosidade, determinação e persistência o transformaram no fotógrafo João Machado. Autodidata, teve como referência trabalhos publicados na extinta Revista Iris Foto.

Em 1997, João realizou o primeiro ensaio, intitulado “Olaria”, em Guarulhos, São Paulo, e, a partir de então, concentrou sua produção no sertão baiano, nas suas origens. Em 2002, encorajado pelas experiências de fé vividas na infância e pelas histórias contadas pelo pai, João partiu para Bom Jesus da Lapa (BA) e, desde então, fotografa anualmente os romeiros em Bom Jesus da Lapa, entre outras manifestações de fé. João não conheceu a cidade quando o seu pai era peregrino, mas busca todos os anos, no mês de agosto, a foto que não fez: o pai romeiro.

Em 2015, apresentou parte do seu trabalho numa exposição individual na Galeria Nikon e no ano anterior, participou da Mostra Futebol BR, ambos em São Paulo. Hoje, um dos grandes nomes da fotografia documental e autoral, João tem trabalhos publicados em veículos nacionais e no exterior.

Contato  71 3452-1966

Valor Gratuito

A exposição apresenta um pedaço do meu sertão, fotografado com muita dignidade, ouvindo e respeitando cada pessoa fotografada.

Localização  Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art - Pituba
Av. Paulo VI, 796 - Pituba
Brasil/Bahia/Salvador
41810-001
(71) 3452-1966

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 18.0.2018.016Discotecagem Dj Gug. Lebowski. 18 Ago 2018
  • 18.8.18.036Despedida de Zimba Selector. Red. 18 Ago 2018
  • 18.08.18.044Salsa Bahia. Boteco 68. 18 Agosto 2018
  • 10.08.2018.127Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.058Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.012Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: