Salvador, 11 de November de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Exposição “Kaurís”
Quarta-feira 17 Abril 2019, 09:00 - 19:00

Acessos : 5511

No dia 20 de março, às 19h30, a exposição “Kaurís” será aberta na Galeria do Goethe-Institut Salvador. A partir da Revolta dos Búzios – movimento emancipatório e abolicionista na Bahia no século XVIII –, a proposta da mostra é investigar os búzios como metáfora e estratégia de resistência e de libertação. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, estarão reunidas obras em diversas linguagens, como fotografia, pintura, objeto e vídeo, realizadas pelos artistas Antônio Obá, Emo de Medeiros, J. Cunha, Leonardo França, Nádia Taquary e Shai Andrade. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Os búzios foram usados na Revolta como forma de identificar as pessoas participantes do movimento. Nos trabalhos apresentados, os artistas investigam os búzios em diferentes contextos sociais, políticos e religiosos. “Além do contexto histórico da Revolta, os búzios têm uma posição muito importante para as religiões afro-brasileiras. Eles compõem um oráculo. A consulta aos búzios é um saber ancestral, mas também, pela natureza oracular, os búzios contribuem para lançar olhar para o futuro. A exposição é também sobre essa relação entre tempos que se cruzam através do ideal de resistência político e estético”, comenta o curador Tiago Sant’Ana.

Uma das obras que estarão na exposição é “IFÁ”, de Leonardo França, vídeo que contextualiza uma conversa entre o diretor e o pai de santo Obarayi, líder do Ilê Axé Opô Aganju. Há uma consulta a Ifá, entidade representada pelo jogo de búzios, construindo uma narrativa que joga com os formatos de ficção e documentário. Já J. Cunha, conhecido pela criação de icônicas identidades visuais do bloco Ilê Aiyê e por sua contribuição para a arte afro-brasileira, expõe gravuras que remontam à história da Revolta dos Búzios, além de duas pinturas da década de 1980.

“Kaurís” inicia um programa de quatro exposições a serem promovidas pelo Goethe-Institut Salvador em 2019, com organização do artista visual e curador baiano Tiago Sant’Ana, com objetivo de relacionar a produção de artistas e poéticas locais com estrangeiros residentes do seu Programa de Residência Artística Vila Sul – como é o caso do artista visual Emo de Medeiros, do Benim, cuja presença na capital baiana se dá como bolsista da Associação Cultural Videobrasil.

Videoperformance TIIT – Logo após a abertura da mostra, Emo de Medeiros apresentará, às 21h30, no Teatro do Goethe-Institut, a videoperformance “TIIT” (que significa “vida” em Sumério), em que assina imagens e música, em parceria com Maxime Pere. O trabalho, que é uma celebração dos espíritos sagrados e do imaterial e digital, faz parte do projeto “IKE” (“energia” em Igbo), idealizado pela dupla. A base está na noção de movimento, englobando vibração, ritmo, luz como frequência, ondas do mar, a imagem que se move, contrapontos sinestésicos, e também a ideia de movimentos políticos de resistência, travando uma guerra estética contra a desumanização. A criação parte do ponto de vista do Sul Global, entendido como um espaço cultural e simbólico não etnocêntrico. Este novo espaço funde, entre outros elementos, o aspecto revolucionário da revolução digital, a cultura trans-africana, a importância do coletivo e a noção de comunhão, especialmente através da arte – e da sua manifestação corporal, a dança.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 60 residentes já experimentaram esta oportunidade.

KAURÍS

Exposição coletiva de artes visuais

Antônio Obá, Emo de Medeiros, J. Cunha, Leonardo França, Nádia Taquary e Shai Andrade 

Curadoria: Tiago Sant’Ana

+

TIIT

Videoperfomance

Emo de Medeiros

Quando:

Abertura da exposição: 20 de março (quarta-feira), 19h30

Videoperformance “TIIT”: 20 de março (quarta-feira), 21h30

Visitação: 21 de março a 3 de maio (segunda a sexta), 9h às 19h

Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: 14 anos

 

Valor Acesso Gratuíto

No dia 20 de março, às 19h30, a exposição será aberta na Galeria do Goethe-Institut Salvador. Visitação: 21 de março a 3 de maio (segunda a sexta), 9h às 19h.

Localização  Galeria do Goethe Institut
Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória, Salvador-BA
Brasil/Bahia/Salvador
40080-002

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.006Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.079Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.241Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.060Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.242-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.270Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: