Salvador, 13 de December de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo
Quinta-feira 22 Agosto 2019, 10:00 - 18:00

Acessos : 973

No dia 10 de julho (quarta-feira), às 19h, será inaugurada na galeria RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho, a exposição “Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo”, que reúne cerca de 50 obras em bordado, criadas por um coletivo de 10 mulheres bordadeiras do bairro de Sussuarana. O projeto divide espaço com mostra individual de sua idealizadora, a artista visual e psicóloga Flávia Bomfim, que também apresenta “Com quantos pontos se desfaz um rosto?”. A visitação seguirá até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 14h, com entrada gratuita.

“Bordar os Sonhos” é um projeto de arte têxtil que nasce a partir de questionamentos sobre os critérios que definem e separam a arte e o artesanato. “A principal proposta de nossas ações é a criação de tempos para estarmos juntas, ativando o compartilhamento de relatos cotidianos e a produção individual e coletiva de narrativas e imagens através do bordado”, explica Flávia Bomfim, que desenvolve este trabalho em grupo desde 2013. A colaboração artística é atualmente composta por Anália, Deyse, Jucimar, Lindaura, Lita, Luzia, Maria Isabel, Mariazinha, Neuza e Raimunda. Elas se encontram todas as terças-feiras no Centro Comunitário Cultural de Sussuarana, para criar imagens com a técnica do bordado livre, construindo suas memórias e histórias, refletindo seus lugares no mundo, empoderando umas às outras e afirmando-se enquanto artistas.

Nesta exposição, estarão os resultados de um processo de expansão do fazer realizado ao longo de 2018. Foram convidadas três artistas – Lanussi Pasquali (BA), Vânia Medeiros (SP) e Valquíria Prates (SP) – para imersões criativas com as bordadeiras, com a premissa de produzir um trabalho têxtil a partir de suas próprias metodologias, ao longo de 40 dias cada uma. Temas, técnicas e referências diversos surgiram, e esta rica produção é que poderá então agora ser conferida pelo público. Trata-se, assim, da criação de mulheres negras da periferia soteropolitana, que produzem novos significados para seus cotidianos e revelam suas potências criativas, enquanto indivíduos produtores de discursos e belezas.

Com Lanussi Pasquali, o grupo trabalhou com alguns exercícios de descondicionamento do gesto para liberar o desenho e conheceu alguns nomes importantes da arte têxtil contemporânea, assim como artistas que trabalham com autonarrativas. Nesta proposta, elas bordaram fragmentos de suas memórias em réplicas de suas peças de roupas favoritas. Vânia Medeiros apresentou o pintor e arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser e abordou também a arquitetura indígena, trazendo aspectos de design decolonial. Neste aprofundamento em noções de composição, os bordados tomaram formas geométricas. Por fim, Valquíria Prates trouxe a criação do artista e designer italiano Bruno Munari para inspirar a criação de narrativas. Cada uma criou um livro de pano com uma história contínua e fluida, tendo o desafio de utilizar uma paleta de cores menos vibrante, mais monocromática, assim como uma linha mais delicada.

Com produção da Multi Planejamento Cultural, “Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo” foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

COLÓQUIO E OFICINA – Nesta ocasião da culminância do projeto, enquanto os trabalhos estiverem sendo expostos, serão realizados um colóquio e uma oficina de bordado, ambos públicos e gratuitos, na própria RV Cultura e Arte.

O colóquio “Conversa Têxtil”, no dia 12 de julho (sexta-feira), às 18h30, reunirá Flávia Bomfim ao lado de artistas convidados, como Marcelo Gandhi, Tininha Llanos e Vânia Medeiros. A proposição central é refletir sobre a arte do encontro. Quem borda, principalmente quem borda junto com o outro, compreende a importância do tecimento e da criação de um fazer coletivo e integrado.

Já a Oficina Guiada de Bordado, ministrada por Flávia Bomfim, terá duas turmas com 15 vagas cada, nos dias 17 e 24 de julho (quartas-feiras), das 15h30 às 17h. Qualquer pessoa acima de 17 anos pode participar: não é necessária experiência e todos poderão aprender ou aprimorar técnicas de bordado. Será um percurso pelas duas exposições têxteis da galeria, apontando alguns aspectos da linguagem têxtil, tendo o repertório dos pontos mais usados nas obras ensinado aos participantes.

BORDAR OS SONHOS: O PONTO E A LINHA NO BORDADO CONTEMPORÂNEO
Exposição coletiva
Abertura: 10 de julho (quarta-feira), às 19h
Visitação: 11 de julho a 31 de agosto, segunda a sexta, 10h às 18h; sábados, 10h às 14h

Colóquio Conversa Têxtil
Quando: 12 de julho (sexta-feira), 18h30

Oficina Guiada de Bordado
Ministrada por: Flávia Bomfim
Quando: 17 e 24 de julho (quartas-feiras), 15h30 às 17h
15 vagas cada turma | Inscrições na hora e local

Onde: RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva, 158 – Rio Vermelho)
Quanto: Todas as atividades são gratuitas

 

Valor Acesso Grátis

Quando: dia 10 de julho (quarta-feira), às 19h. O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo”, que reúne cerca de 50 obras em bordado, criadas por um coletivo de 10 mulheres bordadeiras do bairro de Sussuarana.

Localização  RV Cultura e Arte
Rua Barro Vermelho, 32 - Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador
41940-340
(71) 3347-4929

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.052-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.036Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.024Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.009Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.135Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.221Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: