Salvador, 09 de December de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Exposição Memórias de Luiz Fernando Pinto (in memoriam)
Sexta-feira 18 Outubro 2019, 09:00 - 17:00

Acessos : 495

“A vida humana na sua complexidade só pode ser entendida no bojo dos processos de desdobramentos e construção – desconstrução – reconstrução, que oculta - desoculta o eu e o mundo”. As palavras de Yara Ataíde Pinto, viúva e curadora da exposição “Memórias”, do médico psiquiatra e sócio-fundador da Apae Salvador Luiz Fernando Pinto, retratam a mostra que fica em cartaz a partir de terça-feira (15) até 5 de novembro na sede da Associação, na Pituba. O acervo de 35 peças, entre quadros e esculturas, estará disponível para venda, e toda a renda obtida será revertida para os projetos da entidade. A exposição faz parte das comemorações pelos 51 anos da Apae Salvador e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Na sociedade pós-industrial marcada pelo consumismo e pelo descarte maciço de objetos "one way", a arte de Luiz Fernando revitaliza um arsenal de material potencialmente artístico, oriundo do lixo e do ferro velho. Neste processo de metamosfose, o artista dá continuidade a um novo ciclo de utilizações desse material, confirmando, assim, a Lei de Lavoisier: "Na natureza nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma". Além da questão ambiental tratada na exposição, a superintendente executiva da Apae Salvador, Angela Ventura, ressalta a importância do artista na história da instituição e destaca que a arrecadação proveniente da mostra será muito bem-vinda à entidade. “É um prazer receber a exposição com as obras do Dr. Luiz Fernando, que tanto contribuiu para a entidade, e os recursos serão muito bem-vindos para ajudar na execução dos nossos projetos”.

Dos quadros às esculturas

De acordo com a curadora da exposição, na adolescência, o médico e artista fascinou-se com os elementos da cor, em seguida foi dominado pela certeza de que a terceira dimensão projetaria sentimentos, belezas e emoções. “Os quadros e pinturas deram lugar à terceira dimensão, a utilização de objetos, de novas formas e da reciclagem, resultando nas esculturas”, firmou Yara Ataíde.

Começa então a concretizar-se uma arte “ensamblagem” com um novo significado de sustentabilidade. Define-se nessa 2ª fase peças úteis e estéticas, que se caracterizam como Sucatas de Bikes. As novas divagações ao lado das riquezas do meio ambiente vieram em seguida com partes de carro, fragmentos de mecânica etc. Cada estágio levou a divagações e realizações: sucatas diversificadas, desmontes e fluorescências, fase dos santos, fase dos gladiadores, informática e arte inteligente, instrumentos musicais, instalações “Falta de Pão” e “Pés no Chão”, e ressignificação de peças.

 

Valor Acesso Grátis

Quando: 15 de outubro, terça-feira, às 19h. Viticação: 15 de outubro até 5 de novembro (visitação de segunda a sexta das 9h às 17h). As peças produzidas pelo médico psiquiatra e sócio-fundador da Apae Luiz Fernando Pinto (in memoriam) esta

Localização  Apae - Pituba
Rua Rio Grande do Sul, 545,Pituba
Brasil/Bahia/Salvador
41830-141
(71) 3270-8300.

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.048-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.024Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.110Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.029Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.031Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.220Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: