Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Magia Negra Mostra coletiva de artes visuais e música
Quinta-feira 28 Novembro 2019, 19:00

Acessos : 388

A série de mostras artísticas do ano de 2019 do Goethe-Institut Salvador-Bahia se encerra de forma diferenciada: o instituto expande a ideia de exposição e se desloca ao Coaty, na Ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, para apresentar o projeto “Magia Negra”, unindo artes visuais e música. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, a mostra tem como eixo central a investigação sobre as poéticas artísticas afro-brasileiras contemporâneas, entendendo as suas especificidades de construção em meio à unidade em torno desse termo maior. Será uma ocupação de três dias, de 26 a 28 de novembro, sempre com início às 19h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos. Todos os dias, o bar Velho Espanha é quem estará servindo um cardápio especial de comidas e bebidas.

O nome do evento surge numa tentativa de ressignificar um insulto comumente associado às comunidades negras e suas relações com universos religiosos e metafísicos. “Magia negra se atualiza na mostra como o poder da comunidade em reimaginar suas existências no contexto brasileiro”, afirma Tiago Sant’Ana. “Essa é a magia negra: conseguir criar zonas de fuga e perpetuar um imaginário mesmo com a estrutura social indicando o contrário”, analisa ele.

Na programação, performances e vídeos em que artistas trazem intersecções entre corpo, memória e as linguagens artísticas contemporâneas. Participam os artistas visuais Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino Brasileiro, Frutífera Ilha, Juliana dos Santos, Laís Machado, Keila Serruya, Natasha A. Kelly, Ng'endo Mukii, Safira Moreira, Sanara Rocha, Thiago Amepreta, Tina Melo e Yasmin Nogueira. A parte musical fica com Ace of Diamonds, Banda Didá, DICERQUEIRA, DJ MvNiggv, DJ Pivoman e Malayka SN.

Além disso, a Revista Gravidade lançará sua edição de novembro, com distribuição de exemplares, apresentação de performance de dança do Coletivo UMBURANA, formado por Hiago Ruan e Iago Araújo, além de exibição de entrevista realizada pela publicação com a artista Michelle Mattiuzzi. Os visitantes também poderão assistir ao lançamento da websérie “InstruMentes”, que acompanha os processos criativos e o nascimento das obras de seis artistas, musicistas e músicos-inventores.

“Magia Negra” assim encerra um programa de quatro exposições promovidas pelo Goethe-Institut Salvador em 2019, com organização do artista visual e curador baiano Tiago Sant’Ana, com objetivo de relacionar a produção de artistas e poéticas locais com residentes do seu Programa de Residência Artística Vila Sul – como é o caso, desta vez, de Natasha A. Kelly e Ace of Diamonds. Antes desta, foram realizadas, na galeria do instituto, as mostras “Kaurís”, exibida entre março e maio, “Concerto para pássaros”, entre junho e julho, e “O espaço dividido”, entre agosto e outubro.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 70 residentes já experimentaram esta oportunidade.

Magia Negra

Mostra coletiva de artes visuais e música

Curadoria: Tiago Sant’Ana

Quando: 26 a 28 de novembro de 2019 (terça a quinta), 19h

Onde: Coaty (Ladeira da Misericórdia)

Quanto: Gratuito

Serviço de bar: Velho Espanha (preços conforme cardápio)

Classificação indicativa: 18 anos

Programação:

= 26 de novembro

Performances: Laís Machado e Sanara Rocha

Música: Banda Didá

Exibição de filmes: Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino Brasileiro, Juliana dos Santos, Keila Serruya, Natasha A. Kelly, Ng'endo Mukii, Safira Moreira, Thiago Amepreta e Yasmin Nogueira

Exibição da websérie “InstruMentes”

= 27 de novembro

Performances: Ayrson Heráclito e Tina Melo

Música: DJ Pivoman

Exibição de filmes: Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino Brasileiro, Juliana dos Santos, Keila Serruya, Natasha A. Kelly, Ng'endo Mukii, Safira Moreira, Thiago Amepreta e Yasmin Nogueira

Exibição da websérie “InstruMentes”

= 28 de novembro

Lançamento do canal Gravidade

Distribuição da Revista Gravidade

Exibição de entrevista com Michelle Mattiuzzi

Performances: Coletivo UMBURANA (com Hiago Ruan e Iago Araújo) Frutífera Ilha (com videomapping)

Música: Ace of Diamonds, DICERQUEIRA, DJ MvNiggv e Malayka SN

Exibição de filmes: Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino Brasileiro, Juliana dos Santos, Keila Serruya, Natasha A. Kelly, Ng'endo Mukii, Safira Moreira, Thiago Amepreta e Yasmin Nogueira

Exibição da websérie “InstruMentes”

 

Valor Grátis

“Magia Negra”: mostra de performances, vídeos e música exalta poéticas afro-brasileiras. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, a mostra tem como eixo central a investigação sobre as poéticas artísticas afro-brasileiras contemporâneas,

Localização  Coaty Ladeira da Misericordia
Ladeira da Misericórdia. Sé. Centro
Brasil/Bahia/Salvador
40026-045

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-158Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-050Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-077Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-286Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-311Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0952Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1135Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1293Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1606Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: