Salvador, 19 de January de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
FENAGRO 2019 lança primeira edição da Feira de Cachaça de Alambique
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 25 de Novembro de 2019 18:03

Fenagro_Lanamento_KikaxassaVinte stands, decorados como casas de cidades do interior, foram montados na 32ª FENAGRO, no Parque de Exposições de Salvador, para mostrar a qualidade das cachaças produzidas na Bahia na primeira edição da Feira de Cachaça de Alambique (Fecachaça), com apoio da Rota da Cachaça, que tem também um stand institucional no local. A Fecachaça tem funcionamento das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 22 horas no sábado e domingo. A FENAGRO vai até o próximo dia 1º (domingo). Ingresso: 10 reais.

No espaço, são vendidas e degustadas cachaças produzidas em toda a Bahia, em cidades como Abaíra, Rio de Contas, Jussiape, Paramirim, Caculé, Ilhéus, Medeiros Neto, Feira da Mata, Vitória da Conquista, Nazaré das Farinhas, Mata de São João e Camaçari. Algumas dessas cachaças são premiadas nacionalmente e internacionalmente, segundo o organizador da Fecachaça, Herbert Oliveira

A Fecachaça teve abertura oficial ontem (24) com show do forrozeiro Del Feliz no coreto que fica localizado no meio da cidade cenográfica do interior. Estiveram presentes o Vice-Governador João Leão, o Secretário Estadual de Agricultura, Lucas Costa, e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, dentre outras autoridades.

Além dos stands de vendas das bebidas, a feira também abriga stand de fornecedores de equipamentos e insumos da Bahia e de Minas Gerais, que traz como novidade um mini alambique funcionando e produzindo a cachaça “Bonitona”. "Quem quiser, é só chegar e encher o seu copo", convida Vânia Medeiros, diretora administrativa da Rota da Cachaça, parceira do Governo do Estado na realização da Fecachaça.

O evento tem como objetivo divulgar e valorizar as cachaças de alambique produzidas na Bahia. "Vamos mostrar para todos a qualidade da cachaça baiana, não apenas dos produtores registrados, mas também dos pequenos produtores informais que, na ocasião, poderão conhecer equipamentos dos principais fornecedores do país e ter acesso à tecnologia para fabricação de cachaça", ressalta Herbert Oliveira.

A programação da Fecachaça inclui o Seminário Estadual de Produção de Cachaça e Derivados de Cana, hoje (25) e amanhã (26), nos horários da manhã e da tarde. No dia 27 (quarta-feira), acontece uma rodada de negócios na qual os produtores de cachaça registrados terão a oportunidade de apresentar seus produtos a comerciantes locais e de outros estados, que atuam nos mercados nacional e internacional. Serão realizados ainda dois minicursos: Análise Sensorial e Padronização de Cachaça e Preparação de Drinks e Coquetéis de Cachaça.

 

Lançamento - A Kikaxassa, em parceria com a banda Seu Maxixe, lança na Fecachaça a cachaça Querosene do Maxixão. "Foram longos meses de trabalho para encontrarmos a porção ideal das duas bebidas que se transformariam nesse querosene de alta qualidade”, explica Raimundo Freire, à frente da Kikaxassa.

“O pedido da banda era para que apresentássemos uma cachaça que pudesse lembrar o whisky, bebida apreciada pela maioria dos músicos e, a partir daí, fomos buscar entre os produtores baianos quem produzia cachaças com essas características, e foi num alambique próximo a Salvador que encontramos as cachaças que deram origem ao Querosene do Maxixão”, conta Freire

Ele ainda explica que uma boa cachaça passa por um processo de envelhecimento e armazenamento, que pode durar de alguns meses até vários anos. No caso da Querosene do Maxixão, o processo aconteceu em carvalho americano e carvalho europeu. O carvalho americano possui coloração dourada, aromas característicos de baunilha e coco, sabor suave e buquê aromático e complexo. Já o carvalho europeu proporciona coloração âmbar, aromas e sabores intensos característicos de amêndoas, madeira tostada e taninos.

“As cachaças foram armazenadas por três anos em barris de carvalho americano e dois anos em carvalho europeu, e essa mistura concebeu uma cachaça  com complexidade sensorial,  paladar sofisticado, e aromas agradáveis”, acrescenta. O Querosene do Maxixão é um blend elaborado exclusivo e com edição limitada. O preço especial de lançamento é R$ 50.

 

32ª FENAGRO
Data: 23 de novembro a 1o de dezembro
Local: Parque de Exposições da Bahia
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Ingresso: R$10,00
*Entrada franca para crianças até 10 anos e idosos (mais de 60 anos) 
Informações: (71) 3375-3860

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.017-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.004Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.083Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.029Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.075Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.226Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?