Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Tempero no Forte une Música Instrumental e Gastronomia no Litoral Norte baiano
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 24 de Novembro de 2021 00:28

Nhoque_artesanal_de_batatas_ao_molho_de_linguia_apimentada_com_leve_toque_de_slvia_regado_ao_azeiteA festa da cultura e da gastronomia vai começar e os sabores picantes vão perfumar a 15ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte — citado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas (FGV), como uma das 3 principais atrações da região, junto com o São João e Réveillon e desde 2019 faz parte do Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo — começa nesta quinta-feira, 25 de novembro, e fica em cartaz até o dia 5 de

dezembro, no destino turístico de Praia do Forte e Litoral Norte com o tema “Pimenta”, uma homenagem à marca do evento, que celebra quinze anos de sucesso e sabor, neste ano de 2021. Bastante consumida pelos brasileiros, este antioxidante que libera endorfina, e que provoca picância nos alimentos, vai ser a protagonista de receitas exclusivas, criadas por grandes chefs de Praia do Forte, Salvador e do Brasil, nos 27 restaurantes participantes do festival.

 

“Tivemos um case de sucesso com o Tempero Bahia neste ano, em Salvador, e não será diferente na Praia do Forte”, afirma Djanira Dias, produtora e organizadora do festival.  “Prepare-se para degustar os melhores pratos da temporada em perfeita harmonia com música instrumental de qualidade”, finaliza. Com a curadoria da chef Tereza Paim, fundadora do evento, que atrai pessoas das mais diferentes localidades e encanta pelas atrações culturais e valorização da gastronomia brasileira e baiana, o Tempero no Forte, que em 2019 foi o principal responsável por 90% de ocupação no destino, é um estímulo a mais para o setor hoteleiro e de bares e restaurantes nesta retomada, onde hotéis, pousadas e receptivos já estão em preparação para o aumento do fluxo turístico.

Rota Gastronômica

A rota gastronômica do Tempero no Forte está apetitosa e dá para escolher entre muitas opções, propostas e combinações, afinal de contas, os chefs terão seus talentos colocados à prova. Na Praia do Forte participam os restaurantes 7 Express Pizza Bar; 7 Pizzas; Atobá (do Porto Zarpa Hotel); Belas Nordestinas; Café do Forte; Casinha Drinks; Companhia do Forte; Créperie; Donana; Farol Restaurante e Bar; It’s Rock & Sport; Nomad Pizzaria; O Sertão Vai Virar Mar; Port Royale; Porto da Lua Boutique Hotel; Refúgio da Vila; Polomar Restaurante; Risoteria; Sabor da Vila; Tango Café; Taverna Paradiso; Terra Brasil; Tivoli Eco Resort Praia do Forte (Restaurante Tabaréu); Vila Gourmet (do Hotel Via dos Corais) e Vinopizza. No entorno da região, Terroir do Axé, na Lagoa de Aruá e o Varandas, em Guarajuba. É possível conferir nomes e fotos dos chefs e pratos e informações sobre funcionamento, endereço e redes sociais dos estabelecimentos através do link https://www.temperonoforte.com.br/restaurantes/index.html

Cozinha Show

Bastante procurada, para a alegria dos amantes da gastronomia, a Cozinha Show, mais uma vez, trará um cardápio de aulas shows, com teoria, prática e curiosidades, com chefs convidados e locais, promovendo degustações de seus pratos e muito bate-papo. Entre os dias 25 e 27 de novembro, quinta a sábado, nomes como a chef Morena Leite (Grupo Capim Santo), o chef Beto Pimentel (Paraíso Tropical), chef Cadu Moura (PE/BA), Danilo Fernandes (Amado Restaurante), Chef Renato Valadares (PE) e Mixologista e Bartender Lucas Santos (PE), Chef Sérgio Paiva (SENAC-BA),  Andressa Loss (SP) e os chefs do Tivoli Eco Resort: Freddy Miranda, com aula para crianças, e George Marques. Para conferir toda a programação de aulas, pratos, horários e dias basta acessar o link https://www.temperonoforte.com.br/programacao/index.html

Música Instrumental e Cultura com Tempero

A música vai dar o tom da alegria e da diversão. Para começar, na sexta-feira, 26 de novembro, sexta-feira, no Palco do Coreto da Vila, vão se apresentar as atrações Franklin Araújo, no sax, com participações de Lyn (escaleta) e Heitor Araújo (guitarra), às 19h30, e a eltropopmusic da Live7, às 21h. Neste mesmo dia, no Palco do Tamar, às 20h30, a música clássica tem lugar com a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Mata de São João.

No sábado, 27 de novembro, às 19h, vai ter desfile e apresentação do grupo Charanga de Metais – Mata de São João, que sairá do início da Vila, no pórtico do Festival, percorrendo até a Igreja de São Francisco. No Palco do Coreto, às 19h30, sobem ao palco Morgana Moreno & Marcelo Rosário, em um show de flauta e violão. Depois, às 21h, a banda Os Suspeitos trará repertório de Blues & Rock Instrumental. Já no Palco do Tamar, às 20h, o som fica por conta de Laurente Rivemales Jazz Trio e para encerrar, a atração nacional Marcinho Eiras, fazendo um solo com 2 guitarras.

Festival de Arte e Cultura

Nem somente tempero e gastronomia vão estar em cena durante o 15º Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte. Arte e cultura estarão de mãos dadas, sendo uma ótima opção para turistas e visitantes, que estiverem no circuito enogastronômico do Litoral Norte baiano. No dia 27, sábado, o Grupo local Capoeira Forte traz a Roda de Samba, Capoeira e Maculêlê, às 18h, em frente ao palco Coreto.

Mercado do Forte

Turistas e visitantes que circulam pela Praia do Forte terão opções interessantes no Mercado do Forte, armado na Praça da Alegria, ao lado da Casa de Farinha, sempre das 16h às 21h, o público poderá conferir um autêntico e regional mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e de Salvador, distribuídos com 8 microempreendedores, que comercializam artigos diversos e ainda a exposição ‘Arte em Cerâmica’, com Déa Monteiro, de Imbassaí.

Cumprindo os protocolos de segurança e distanciamento exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscaras e álcool em gel, o Tempero no Forte é uma realização do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Coca Cola, Ticket e Banco do Nordeste, e o apoio da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Prefeitura de Mata de São João, Turisforte, Sebrae, Senac, CLN/Invepar, Venturoli, Tidelli e Eisenbahn e organização e produção da 2D Projetos Culturais. Mais informações podem ser acessadas no site www.temperonoforte.com.br ou no Instagram @temperonoforte

Compartilhe:

Última atualização em Qua, 24 de Novembro de 2021 02:46
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-085Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-053Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-060Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-172Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-247Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-378Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0774Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1221Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1449Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1581Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?