Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Assis Não Fez Bobagem com o Grupo Nossa Gente
Quarta-feira 17 Julho 2019, 20:50

Acessos : 131

Após estrear com casa lotada em Santo Amaro no último fim de semana, o musical Nossa Gente: Assis não Fez Bobagem realiza sessões para os soteropolitanos em dia único amanhã (17), no Teatro Sesc Senac Pelourinho. A boa notícia é que ao invés de apenas uma, serão duas sessões, a primeira às 19h30 e a segunda às 20h50, ambas gratuitas com ingressos sendo retirados uma hora antes das apresentações, A temporada é uma realização da R.Ventura Comunicação e conta com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

O merecido musical em homenagem a Assis Valente tem idealização da cantora e compositora Fá Ribeiro, direção teatral de Eddie Marques, direção artística de Maria Antônia Bandeira, direção coreográfica de Rachel Cavalcanti e direção musical de Lula Gazineu. A grande inspiração está na obra do baiano, nascido em Santo Amaro. Basta dizer que Carmem Miranda gravou mais de 20 músicas dele, os Novos Baianos encantaram o país com “Brasil Pandeiro”, de sua autoria, e com certeza a maioria dos adultos de hoje cresceram ouvindo “Boas Festas” (Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel...) e “Cai Cai Balão”, duas das suas obras mais executadas.

No palco, as cenas giram em torno da vida e a obra de um artista pouco conhecido em relação à magnitude da sua obra, um homem de múltiplos talentos, que tinha a música como sua grande paixão e que viveu muitos dilemas existenciais, o que o levou ao suicídio com apenas 46 anos, quando já vivia no Rio de Janeiro. Sua partida para o Rio veio do sonho de morar na “cidade maravilhosa”, onde se sustentou por um tempo fazendo desenhos para as revistas Shimmy e Fon-Fon e, depois, como protético. Com incentivo do compositor, cantor e pintor Heitor dos Prazeres (1898-1966), passou a reconhecer seu dom na escrita e assim se iniciou como compositor.

Negro, nordestino e artista, Assis Valente enfrentou opressão e preconceitos, inclusive dentro da família, mas nunca desistiu de sua carreira musical. Usou de sua persistência para chegar até Carmem Miranda – por quem nutriu uma admiração interpretada até como uma grande paixão – e fez da alegria uma arma para lidar com seus conflitos internos e com sua tendência à autodepreciação. Mesmo tendo sempre um sorriso no rosto – o que era sua marca -, Assis trouxe temas sociais, como o racismo, para suas canções, e tentou suicídio duas vezes antes da terceira investida que o levou à morte.

“Ele utilizava de uma ironia incomparável para escrever suas canções, era muito brincalhão e usava o linguajar do povo. Também retratava com maestria o cotidiano da época, marcada pela valorização de produtos importados e termos estrangeiros. Exemplos de sátira à pequena burguesia que começava a adotar costumes e chavões norte-americanos são as canções Good bye Boy, que foi gravada com sucesso por Carmem Miranda, e Tem Francesa no Morro, que ficou famosa na voz de Aracy Cortes”, conta Fá Ribeiro, idealizadora do espetáculo.

EM CENA - O musical “Nossa Gente – Assis Não fez Bobagem” traz à cena 16 canções de Assis Valente executadas ao vivo por uma banda que permanece no palco durante todo o espetáculo, que dura 1h20. O fio condutor do roteiro é uma conversa entre o compositor e a sua consciência após a morte, que por vezes sugere um diálogo entre ele e um anjo da morte, trazendo à tona suas memórias, passagens de sua vida, pessoas que dela fizeram parte, sendo cada situação um convite para a execução de uma de suas músicas.

“A escolha das canções deixa clara a diversidade de sentimentos presente nas músicas de Assis, os altos e baixos de sua vida, a sua alegria e também a sua melancolia, e elas ganham interpretação e arranjos compatíveis com o momento em que aquela obra foi composta. Trechos das canções também são usados no próprio diálogo que alinhava o espetáculo, de forma que a direção teatral e a musical estão em total interação”, realça o diretor musical do espetáculo, Lula Gazineu.

“A ordem cronológica da vida de Assis foi invertida no espetáculo, sendo a morte dele a cena inicial, no intuito de propor uma retrospectiva de sua vida, encenada por dois atores que interpretam o compositor, um que dialoga com o Anjo da Morte, outro que protagoniza as lembranças dele, e toda a conversa caminha no sentido de afirmar: Olha aí Assis o quanto a sua vida valeu a pena”, conta o diretor teatral Eddie Marques.

Ao todo seis cantores dão voz às músicas, sendo um deles o ator e cantor Pedro de Rosa Morais, que interpreta Assis nas suas lembranças. Também dá vida a Assis o ator Everton Rocha, que dialoga com o Anjo da Morte, por sua vez interpretado pela atriz Maria Antônia Bandeira, também diretora artística do musical. Fá Ribeiro assina a concepção do projeto e também atua como cantora e roteirista musical e teatral. A sapateadora e bailarina Raquel Cavalcanti assina as coreografias.  (Ficha Técnica completa ABAIXO).

FICHA TÉCNICA:

ROTEIRO ORIGINAL / DIREÇÃO GERAL

Fá Ribeiro

DIREÇÃO MUSICAL

Lula Gazineu

DIREÇÃO TEATRAL

Eddie Marques

DIREÇÃO COREOGRÁFICA

Rachel Cavalcanti

DIREÇÃO ARTÍSTICA

Maria Antônia Bandeira

ELENCO:

CANTORES

Éder Kinzkowski

Fá Ribeiro

Márcia Régia

Rita Tavarez

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

Lia Gomes

ATORES

Everton Rocha

Maria Antônia Bandeira

Pedro de Rosa Morais

MÚSICOS:

Bira Monteiro

Ivan Bastos

Lula Gazineu

Nilton Azevedo

Ricardo Carvalho

MAQUIAGEM: Déo Carvalho

FIGURINISTA: Carlos Nunes

BAILARINOS:

Shelei Assunção

Michele Pinheiro

Roberto Gomes

JP Cavalcanti

SONORIZAÇÃO

Caji

ILUMINAÇÃO

Geovane Nascimento


DESIGN GRÁFICO

Lado B

ILUSTRAÇÃO

Elano Passos

FOTOGRAFIAS:

Diogo Andrade


COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO

Carla Gatis

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Rafaela Ventura

FONTE DE PESQUISA:

Pimentel, J. Assis Valente.

Coleção Gente Da Bahia.

Assembléia Legislativa Da Bahia:

2013.

 

Valor Grátis

Projeto Nossa Gente com o espetáculo "Assis Não Fez Bobagem", um musical sobre a vida e a obra de Assis Valente. Músicos : Bira Monteiro Ivan Bastos Lula Gazineu Nilton Azevedo Ricardo Carvalho

Localização  Teatro SESC-SENAC Pelourinho
R. Ruy Barbosa, 19 - Centro
Brasil/Bahia/Salvador
40020-070
(71) 3324-4502

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-140Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-060Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-175Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-278Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-311Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0915Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1117Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1374Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1646Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: