Salvador, 21 de September de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Caossonância com Sofia Galvão, Roberto Michelino, Marco Scarassatti, Aurata e DJ Pivoman
Sábado 20 Julho 2019, 17:00 - 22:00

Acessos : 39

InstruMentes convida público a experimentações musicais com shows e performances no dia 20

Novas formas de produção e fruição da arte sonora, troca de saberes e liberdade de criação musical. Ocupando o espaço Coaty, no Centro Histórico de Salvador, desde o dia 28 de maio, o InstruMentes – música para (re)invenção  reúne artistas-criadores e músicos-inventores em um processo coletivo de construção de instrumentos e instalações sonoras. O resultado será apresentado ao público em um show gratuito, com performances e música, no próximo sábado (20), a partir das 17h.

Trata-se da 2ª residência do projeto, com a participação de artistas de renome nacional: representando a luteria orgânica, Roberto Michelino (SP) e Marco Scarassatti (SP/MG). Michelino atuou ao lado de Walter Smetak nos anos 1970 e já teve criações experimentadas por músicos como Jards Macalé e Hermeto Pascoal. É idealizador do projeto “Canteiro de Sons”, que rendeu um documentário (de mesmo nome) premiado internacionalmente. Já Scarassatti é autor do livro “Walter Smetak: O alquimista dos sons”. E, representando a luteria digital, a performer e produtora Sofia Galvão (PE), que trabalha conceitos de interatividade, eletrônica e sistemas de sensores.

As obras criadas no ateliê coletivo serão apresentadas no sábado, em evento que também contará com show de Aurata - projeto multimídia do artista visual, músico e produtor Ramon Gonçalves, e do multi-instrumentista e produtor Pedro Oliveira Barbosa. O duo, que já realizou duas turnês nacionais, tem como base a música minimalista, dialogando com dispositivos eletrônicos, o experimentalismo, elementos de post-rock, noise e as possibilidades de criação lo-fi. O evento é gratuito e segue até às 22h.

O Coaty ainda será palco de nova apresentação no dia 1º de agosto, marcando a abertura da exposição interativa que irá reunir todas as peças criadas ao longo do InstruMentes – a 1ª residência, em junho, reuniu Fernando Sardo (SP), Bella (RJ/SP) e Victor Valetim (BA/DF), em uma troca de saberes e fazeres que culminou na criação de obras com materiais orgânicos, a exemplo de cabaças e bambus, com “sucatas” e sintetizadores.

“Foi um processo de troca de conhecimentos bastante enriquecedor e criativo, explorando novas sonoridades para se fazer música e descobrindo novos timbres e sons para a criação de instrumentos e também a forma como tocá-los”, pontuou Fernando Sardo, que ministrou a 1º oficina do InstruMentes, de Música e Lutheria Experimental, destinadas majoritariamente, a jovens integrantes de projetos sociais de formação musical: Quabales, Projeto Axé, NEOJIBA, Didá, Rumpilezzinho e Pracatum. O projeto também realizou outras duas oficinas gratuitas, sobre osciladores sonoros e vivência musical com instrumentos reais e virtuais.

Todo esse processo criativo ainda irá resultar em uma Websérie de três episódios, que serão disponibilizados gratuitamente na internet, no final de setembro, abordando a rotina das residências e as trocas com o público. “O InstruMentes visa expandir o universo sonoro, apostando na ousadia e criatividade como forças motoras. Ao reunir músicos que incorporam em si características de construtores, artistas visuais e compositores, o projeto quer contribuir para aprofundar o conhecimento da produção artística contemporânea, bem como a sua documentação”, destacou a produtora cultural Lívia Cunha, idealizadora do projeto ao lado da também produtora Alana Silveira.

O InstruMentes - Música para (re)invenção conta com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural e o patrocínio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) – Prefeitura de Salvador, através do edital Gregórios.

Arte e requalificação no Centro Histórico - Com projeto arquitetônico assinado pela italiana Lina Bo Bardi (1914-1992), na década de 1980, o Coaty está fincado na encosta da fachada de Salvador, na Ladeira da Misericórdia, entre as cidades Alta e Baixa, com vista para a Baía de Todos os Santos. Fechado ao público desde 2016, o espaço passou por uma reestruturação física realizada pelo projeto, financiada pelo Rumos Itaú e com apoio da FGM.

Além de abrigar o ateliê coletivo e demais atividades do InstruMentes, o Coaty será entregue à população de Salvador totalmente revitalizado, após dois meses de reforma, e apto a receber novos projetos e ocupações artísticas. “Trata-se de uma contrapartida do projeto, que guarda o desejo de valorização do patrimônio arquitetônico da capital baiana e o incentivo à ocupação de todos os espaços do Centro Antigo, reunindo gente em torno da arte”, endossou Lívia Cunha.

Serviço:

InstruMentes - Música para (re)invenção

De 28 de maio a 1º de setembro

Local: Espaço Coaty – Ladeira de Misericórdia, Centro Histórico

Residência artística:

  • Sofia Galvão (PE), Marco Scarassatti (SP/MG) e Roberto Michelino (SP) – de segunda a sábado (15 a 20 de julho), das 8h às 18h

Caossonância – Apresentações musicais e performances abertas ao público (com o resultado das residências artísticas) - Sábado (20):

  • Sofia Galvão (PE), Marco Scarassatti (SP/MG) e Roberto Michelino (SP): a partir das 17h
  • Aurata (projeto multimídia do artista visual, músico e produtor Ramon Gonçalves, e do multi-instrumentista e produtor Pedro Oliveira Barbosa): 20h30 às 22h

Exposição: de 1º de agosto a 1º de setembro (com apresentação musical e performances na abertura) 

Entrada gratuita

 

Valor Grátis

InstruMentes – música para (re)invenção reúne artistas-criadores e músicos-inventores em um processo coletivo de construção de instrumentos e instalações sonoras.

Localização  Coaty Ladeira da Misericordia
Ladeira da Misericórdia. Sé. Centro
Brasil/Bahia/Salvador
40026-045

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.084Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.141Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.085Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.280-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.270Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.141Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: