Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
São João Sinfônico da OSBA. Participações: Lenine, Mestrinho, Aiace e Marcelo Caldi
Quarta-feira 23 Junho 2021, 19:00

Acessos : 112

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia se integra as festividades de São João, tão importantes no calendário nordestino, e realiza o São João Sinfônico, que neste ano, em sua segunda edição virtual, traz o tema #Dominguinhos80anos, em homenagem ao compositor e instrumentista pernambucano falecido em 2013 e que esse ano completaria 80 anos. O concerto junino vai ao ar no dia 23 de junho, às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e traz no programa três grandes sucessos de Dominguinhos:  “Abri a porta”, “De volta pro aconchego” e “Eu só quero um xodó”, com participações especiais do cantor pernambucano Lenine e da cantora baiana Aiace e dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi.

Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da OSBA, uma vez que a Sinfônica da Bahia pretende ser a extensão da sociedade baiana, o São João não poderia deixar de ser uma das datas mais importantes e simbólicas para orquestra, celebrada com o concerto junino. “O São João, especialmente o do interior da Bahia, é algo para ser levado para o mundo e a Orquestra Sinfônica da Bahia traz um pouco dessa missão, sobretudo no ambiente virtual, que é levar a beleza dessa festa para outros lugares do Brasil e do mundo”, completa o maestro.

O São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Para o músico e arranjador Marcelo Caldi, que esteve presente em todas as edições, uma soma de forças e energias rege o sucesso do projeto. “Todo ano a OSBA realiza o São João Sinfônico com propostas interessantes. Homenageia compositores, como é o caso deste ano com Dominguinhos e traz atrações diversas. Já tivemos Lívia Matos e João Cavalcanti presencialmente e em 2020, no concerto virtual, tivemos Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Mariana Aydar. Este ano teremos Lenine, Mestrinho e Aiace, energias boas que só engrandecem o projeto”, declara o músico.

OSBA TALKS: para relembrar as edições anteriores do São João Sinfônico, Carlos Prazeres e Marcelo Caldi estarão batendo um papo na Live OSBA Talks no dia  22 de junho, às 19h, no Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia), assim como também falarão sobre a relação entre música sinfônica e música popular, especialmente os ritmos caros ao período junino, como o forró e o xote.

HOMENAGEM À DOMINGUINHOS:  celebrar o São João é também celebrar os ritmos nordestinos, como o forró, o xote e o baião, assim como seus compositores consagrados. Em sua trajetória artística, o instrumentista, cantor e compositor Dominguinhos deu ressonância a esses ritmos no Brasil e no mundo, mostrando toda a riqueza da cultura nordestina. No ano em que completaria 80 anos e exatamente um mês antes de se completarem 8 anos do seu falecimento, a OSBA realiza o São João Sinfônico #Dominguinhos80Anos, que ao celebrar a obra do músico pernambucano, celebra a pluralidade da música brasileira.

Para o maestro Carlos Prazeres, uma orquestra sinfônica é uma usina de inúmeras possibilidades. A OSBA trabalha ao longo do ano com 95% de dedicação à música de concerto, mas que nos outros 5% a orquestra se conecta com o que o Brasil tem de melhor, a sua música popular. “Tocar Dominguinhos, tocar música popular dentro da nossa orquestra, é mais do que apenas agradar ao público, é se conectar com as verdadeiras raízes deste público, é entender que tudo é música e tudo pode ser conectado através da músicas”, completa Prazeres.


REPERTÓRIO E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: O São João Sinfônico deste ano terá uma versão mais curta  que nos anos anteriores e terá no programa três grandes composições do músico homenageado, todas com arranjo de Marcelo Caldi, que afirma ser uma experiência muito rica utilizar a orquestra como ferramenta para arranjos populares brasileiros. “Como sou sanfoneiro, muitas vezes busco colocar efeitos ‘sanfonísticos’ nas arcadas das cordas, por exemplo. A maior parte dos músicos de orquestra de hoje tem experiência com música popular e tem suingue para tocar todos os nossos ritmos, e a OSBA tem músicos muito bons”, declara Caldi.

Além de celebrar a obra de Dominguinhos, o concerto junino da OSBA conta com convidados que levam a influência do músico em seu trabalho, como o músico conterrâneo Lenine e a cantautora baiana Aiace, além dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi, que continuam fazendo ecoar a música na sanfona brasileira e que tiveram o sanfoneiro enquanto mestre do ofício.

“Abri a porta”, parceria de Dominguinhos com Gilberto Gil, abre o São João Sinfônico, que terá as vozes e sanfonas de Mestrinho e Marcelo Caldi junto à orquestra. Em seguida, “De volta pro aconchego”, na voz de Aiace, baiana  que também já integrou a banda de forró Sertanília. Encerrando o concerto junino da OSBA, “Eu só quero um xodó”, com a voz do cantor e compositor Lenine, que já gravou músicas do seu conterrâneo, como “Arrebol” e “Doidinho, Doidinho”.  Lenine encarou o convite para tocar com a Sinfônica da Bahia maravilhado, porque além de se tratar de uma celebração de São João é uma homenagem a um músico que admira e que tem como referência. “Cantar Dominguinhos é celebrar a música universal nordestina, seu encanto, sua magia, sua perenidade. Viva Dominguinhos! Viva o São João!”, finaliza o músico pernambucano.


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

23/JUN – SÃO JOÃO SINFÔNICO | #DOMINGUINHOS80ANOS


Veiculação no YouTube da OSBA: www.youtube.com/OSBAOrquetraSinfonicadaBahia
Horário: 20h
Convidados: Marcelo Caldi (voz e sanfona), Mestrinho (voz e sanfona), Lenine (voz) e Aiace (voz)
Programa:
DOMINGUINHOS/G. GIL – Abri a porta (com Mestrinho e Marcelo Caldi) (arr. Marcelo Caldi)

DOMINGUINHOS/N. CORDEL – De volta pro aconchego (com Aiace) (arr. Marcelo Caldi)
DOMINGUINHOS/ANASTÁCIA – Eu só quero um xodó (com Lenine) (arr. Marcelo Caldi)

Contato  Exibição: no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Valor Acesso Grátis

Programa: DOMINGUINHOS/G. GIL – Abri a porta (com Mestrinho e Marcelo Caldi) (arr. Marcelo Caldi) / DOMINGUINHOS/N. CORDEL – De volta pro aconchego (com Aiace) (arr. Marcelo Caldi) / DOMINGUINHOS/ANASTÁCIA – Eu só quero um xodó (com Lenine)

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-147Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-033Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-072Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-181Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-280Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-327Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0987Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1161Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1281Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1638Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: