Salvador, 23 de abril de 2014
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Kindembu – Pérolas Mistas
Terça-feira 18 Junho 2013, 21:00

Acessos : 410

No palco, a linguagem e a relevância do Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza em diálogo criativo com músicos da nova geração, com roteiro de Alberto Pitta e Elísio Lopes Jr., que também assina a direção geral.

Pontes entre o tradicional e o moderno, entre as possibilidades estéticas e a ancestralidade. Este é o conceito-chave do espetáculo, que leva o nome de Kindembuo Nkisi Tempo, como também é chamado. Um palco alvo como a bandeira que representa o Senhor do Tempo vai ganhar as cores e as formas dos blocos afros e suas tradições. A apresentação é uma oportunidade de ver re-significada a possibilidade musical gerada pela história consistente desses blocos, que possuem suas trajetórias na militância negra.

A reverberação da tradição musical afro-baiana será explicitada nos encontros entre as entidades afros com alguns dos novos nomes da música da Bahia, num mix de sonoridades e timbres. O Ilê Aiyê recebe Mariela Santiago, o Muzenza divide o palco com a banda BaianaSystem, Malê Debalê canta com Manuela Rodrigues, enquanto Cortejo Afro e Quésia Luz também se encontram no palco, em pílulas mistas de sonoridades convergentes, tradição e reverência, retratando a caminhada da arte negra na Bahia. “Acho que é hora dos blocos afros também beberem nas estéticas dos novos artistas”, arrisca o diretor Elísio Lopes Jr., para quem a palavra de ordem é trocar. “Não é um espetáculo que se encerra no show. É uma proposta de troca contínua, de redescobertas”, continua.

Em Kindembu – Pérolas Mistas, a dança funciona como elemento de ligação cênica, com coreografias de Zebrinha e performances de 12 bailarinos dos blocos afros, além de convidados de outras vertentes da dança. Também em diálogo com a música, as artes visuais vão emoldurando o espaço da celebração e explorando as possibilidades cênicas e sonoras. No cenário, que tem concepção de Renata Motta, formas e texturas se transformam de acordo com cada momento do show. Projeções do VJ Dexter a partir do trabalho do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos interagem com o cenário, trazendo reminiscências de um Brasil atemporal e de uma África mítica.

A concepção dos figurinos de músicos, cantores e bailarinos fica a cargo de Alberto Pitta. Artista visual e presidente do Cortejo Afro, Pitta criou peças exclusivas com o conceito monocromático, enfatizando as formas e os símbolos de cada bloco. Ele explica que os figurinos são a mais justa adequação daquilo que chama de “a estética elegante da gente do povo”. “São batas, saias, calças, túnicas, turbantes, panos da costa, torços e colares, todos com a predominância do branco da paz de Oxalá, entrecortados com simbologias milenares de África, estampadas nos panos dos blocos afros e afoxés e suas representações”, descreve.

Kindembu – Pérolas Mistas integra o projeto Cultura em Campo, programação cultural promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult no período da Copa das Confederações.

 

Valor R$ 1

O espetáculo cênico-musical Kindembu – Pérolas Mistas, que reunirá gerações da música baiana numa celebração da tradição do cancioneiro afro.

Localização  Teatro Castro Alves
Praça Dois de Julho, s/n
Brasil/Bahia/Salvador

Voltar

Compartilhe:

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 20.04.14.069Forró do Talco. Jo Miranda. Passarela. 20 Abr 2014
  • 19.04.14.170Hip Hop em Movimento. Vila Velha. 19 Abr 2014
  • 19.04.14.007Samba Batatinha. Toalha da Saudade. 19 Abr 2014
  • 13.04.14.093 Turban Black - O Baile. Barbozza. 13 Abr 2014
  • 12.04.2014.016 Three Little Birds. Casa da Mãe. 12 Abr 2014
  • 12.04.14.029 Baile Loco. 116 Gráus. 12 Abril 2014

aldeia email

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?