Salvador, 19 de February de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
A Liga da Justiça da América, no Brasil. Por Zuggi Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 19 de Março de 2019 23:49

Zuggi_AlmeidaA indústria cultural americana sempre utilizou de forma bem eficiente as imagens dos super-heróis das revistas em quadrinhos para promover a forma de praticar a democracia.

Os defensores da lei surgem para salvar o mundo da ameaça dos vilões e proteger os mais fracos. Uma das plêiades mais famosas surgiu na década de 40: a Liga da Justiça da América, antes denominada a Sociedade da Justiça da América.
Uma das formações mais conhecidas da Liga era o Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash II, Aquaman, Lanterna Verde e Caçador de Marte.
Os super-heróis americanos foram projetados para o mundo através das produções de Hollywood e tornaram-se símbolos da liberdade e da justiça.

Mais recente, no início do ano 2000, o Brasil assinou uma série de tratados internacionais e um desses realizados com os EUA objetivava o combate à corrupção no funcionalismo público. Na realidade, o governo americano andava preocupado com a evasão de divisas através da remessa de dólares ilegais dos EUA para o exterior.

O Brasil como signatário desse tipo de acordo enviou representantes da justiça nacional para receber o treinamento e estabelecer a troca de informações entre os fiscos e as justiças brasileira e americana. Um grupo de juízes e procuradores brasileiros foram capacitados pelo FBI, Departamento de Justiça e Fisco americano. Dentre esses estavam o juíz Sérgio Moro e o procurador Danton Dallagnol.

Pois então, no retorno ao Brasil esses representantes jurídicos trouxeram à tiracolo agentes do FBI e aqui no país deram início aos trabalhos de investigação e rastreamento de dados que supostamente visavam o combate à corrupção. O detalhe é que essas atividades ocorriam a revelia do Ministério da Justiça brasileiro e o compartilhamento de dados incluía informações sigilosas das grandes empresas brasileiras, inclusive pesquisas reservadas da Petrobras e o do pré-sal.

Estava fincado dentro do Brasil um Cavalo de Tróia denominado Operação Lava Jato.

Surgiu a figura do Superman personificado no juíz Sérgio Moro, embora insista em usar o traje negro do Batman e uma série de investidas contra órgãos públicos, políticos e empresários.
Viu-se o desmonte da economia nacional, a destituição de Dilma Rousseff do cargo presidencial, a prisão de empresários e a inviabilização das grandes empresas e o consequente desemprego. O Brasil que se destacava no cenário da economia global viu despencar sua credibilidade e retornar aos níveis de miserabilidade de décadas passadas.

Os membros da Lava Jato continuam praticando justiça à moda americana, prendendo para depois acusar e obter pretensas provas através das delações premiadas e agem como super-heróis considerando-se acima do bem e do mal.

No entanto, os membros da Liga da Justiça da América, no Brasil, digo, da Lavajato arriscaram um movimento maior propondo a criação de um fundo de combate à corrupção mantido com dinheiro da Petrobras no valor de R$ 1,25 bilhão e gerido pelos próprios procuradores e representantes dos EUA e foi inviablizado pelo STF.

Por um placar de 6 X 5,mesmo apertado o Brasil dessa vez venceu os EUA.

Os não tão garotos da Liga da Justiça da América, no Brasil ficaram a chupar pirulitos.

Enquanto, isso na Caverna de Curitiba os falsos heróis descansam enquanto arquitetam novas aventuras.

*zuggi almeida é escritor e roteirista baiano.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno


Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 08.02.20.017Sarau Kids com Carlinhos Brown. 09 Fev 2020
  • 30.11.19.016-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.021Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.021Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.040Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.091Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?