Salvador, 14 de October de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
É proibido matar a rosa. Por Zuggi Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 04 de Abril de 2019 07:20

Zuggi_AlmeidaO escritor italiano Umberto Eco lançou em 1980, o romance ' O Nome da Rosa' tornando-se mundialmente conhecido. A obra toma como referência a Igreja Católica e o uso e a prática dos dogmas cristãos, no ano de 1327, período da Alta Idade Média. A trama é desenvolvida por conta das investigações realizadas por um monge franciscano sobre o motivo de várias mortes ocorridas num mosteiro beneditino, na Itália, onde as vítimas sempre aparecem com os dedos e as línguas roxos.
Um aspecto interessante é que Umberto Eco aborda uma imposição da Igreja na Idade Mediaval que proibia o riso, pois, era considerado pecado.
A biblioteca do mosteiro no romance abriga diversas obras com acesso restrito e para proteger os segredos guardados que poderiam comprometer o poder católico, as páginas foram envenenadas e causavam a morte de quem folheava esses livros.

Pois é, o veneno foi um dos artifícios usados na ficção de Eco para figurar como a Igreja Católica se livrava dos seus antagonistas.

Século XXI.Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito,Brasília, noite de 31 de março de 2019.O bispo católico dom José Batista Falcão em missa celebrada em memória ao Golpe Militar de 64 citou a canção 'É Proibido Proibir' do cantor e compositor Caetano Veloso afirmando que gostaria de dar veneno de rato ao artista.
O representante do Vaticano foi buscar nas práticas medievais citadas no livro 'O Nome da Rosa', a forma que ele considera como prática e correta de expurgar o incompreensível ou seja, matando o oponente.

A canção de Caetano está além da ínfima capacidade de decodificação de Dom José Falcão. Não tem como assimilar a ousadia de Caetano Veloso propor transmutar-se em Deus e nele retornar. Santa heresia
A expressão “o nome da rosa” foi usada na Idade Média significando o poder das palavras, a rosa subsiste seu nome, apenas,mesmo a que não esteja presente e jamais exista.

Portanto, é impossível matar 'a rosa”

Vossa Reverendíssima,não vai entender nada !
Assim, como não sabe que a canção ' É Proibido Proibir' foi lançada no ano de 1968 e não na década de 70, como afirma o religioso.

Caetano deve estar rindo à toa.

Mas, Dom José estava ali para celebrar uma missa pela Ditadura Militar diante de um público onde se encontravam três generais e a viúva do coronel Brilhante Ustra,militar acusado pelos grupos de defesa dos Direitos Humanos, de ter sido um dos maiores torturadores daquele período. A condição de Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil lhe faculta o direito de realizar celebrações católicas para a tropa, no entanto, revenciar a tortura de cidadãos vai de encontro aos princípios da cristandade.

Um padre querer matar alguém e externar esse sentimento durante um ato litúrgico ultrapassa a ficção das páginas de uma obra literária para figurar num B.O. de delegacia de bairro.

Os monges beneditinos da Idade Média eram mais discretos quando se tratava de resolver diferenças.

Cruz Credo.

* zuggi almeida é escritor e roteirista baiano.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.008Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.003Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.160Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.112Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.210-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.252Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?