Salvador, 16 de julho de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Fernanda Torros é muito babaca. Por Dante Lucchesi
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 08 de Abril de 2019 10:26

Dante_LucchesiEm sua crônica deste domingo, Fernanda Torres mostrou que não passa de uma patricinha do Leblon que faz gênero de descolada e progressista.

Em um texto pretensioso e pernóstico, cheio de analogias com o mundo do teatro, para afetar uma erudição de atriz muito culta, ela vai do deslumbramento ao cinismo. A política na Europa é como o teatro de Shakespeare; no Brasil, é “Telecatch”. Em seguida, encanta-se com os rebentos de “um movimento apartidário [leia-se de direita] Acredito, empenhado na formação de coadjuvantes políticos, capazes de fazer a geringonça pública sair do ponto morto” – uma forma blasé de dizer uma idiotice que carece de algum sentido político elementar.
Esses novos talentos saem bem ao gosto da ideologia hegemônica e de nossa atriz cronista: são moderados, sensatos, avessos aos radicalismos, e sobretudo técnicos e modernos; inclusive o que mais encantou Torres é “liberal na economia, e progressista nos costumes”. Não é uma maravilha?
A partir de uma frase cheia de estilo, “a retórica operística se locupleta na ineficiência” (fiquei impressionado!), nossa cronista atriz passa a analisar o embate de Paulo Guedes na CCJ. E confessa: “terminei o dia solidária ao ministro”. Tocante, não? Afinal de contas, Paulo Tchutchuca Guedes, é o grande benfeitor que, tigrão com os pobres, vai tirar um trilhão dos trabalhadores rurais e dos idosos inválidos, para entregar para o mercado financeiro, de quem é a Tchutchuca da vez.
E a nova tchutchuquete do pedaço não poupa elogios ao tigrão: “Guedes é um primeiro ator que não recua diante das vaias”. Fiquei até com vontade de pedir um autógrafo a ele. E, para impostar uma isenção, critica as aberrações do governo Bolsonaro (Velés, Damares, Araújo et caterva), mas faz a ressalva: Guedes “difere da canastrice tacanha dos demais empossados”. Do alto do seu discernimento, ela só faz ecoar o discurso do “mercado”: o governo Bolsonaro é uma merda, mas a equipe econômica que nos vai dar um trilhão e o patrimônio público a preço de banana é muito competente. O Guedes, e o Moro, que já providenciou um pacote para exterminar os pobres que o Guedes vai criar, são os únicos que se salvam.
No auge do seu histrionismo, a atriz dublê de cronista perde qualquer senso de humanidade e lança a seguinte pérola: “o suicídio dos velhinhos chilenos é novela barata de rádio, não pode servir de argumento”. Diante disso, só se pode responder educadamente, dizendo: se fossem seus pais, ou seus avós, sua FDP, que se suicidassem por serem jogados na miséria por um sistema de capitalização desumano, depois de toda uma vida de trabalho, você não dizia uma merda dessas!
Mas isso é que dá uma idiota pretensiosa querer fazer pose de quem tem isenção e espírito crítico, quando, na verdade, só está reproduzindo o discurso mais tacanho da dominação capitalista selvagem e neoliberal. E se achando muito inteligente ao fazer isso.
Por fim, do alto da sua arrogância esnobe, ainda dá um conselho à oposição ao governo fascista, com uma analogia tão pernóstica quanto carente de sentido: “a oposição tem que abandonar o dramalhão de circo e se espelhar na eficiência do método stanislavskiano dos neófitos [do Acredito]”.
Diante de tamanha canastrice, eu só posso dizer uma coisa, em português bem claro: Fernanda Torres, você é muito babaca!

Dante Lucchesi é professor da UFRJ

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.092Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.172Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.117Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.281-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.206Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.181Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?