Salvador, 24 de January de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Atroz Cidade. Por Zuggi Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 27 de Dezembro de 2019 02:03

Zuggi_Almeida2Não me causa indignação ver meninas de mãos dadas passeando no calçadão da praia de Itapuã no final da tarde. Me causa dor e revolta são homens que por motivos torpes assassinam suas companheiras.

Onde está o erro em ser meninas-mulheres que exibem um dos maiores sentimentos dos seres racionais: o amor.
Me causa espanto saber que uma professora de inglês de pele preta numa escola de classe média não teve o contrato renovado para o próximo ano. Qual foi o que critério para ser tomada essa decisão? Quem exigiu essa exclusão?
Uma cidade que abre as portas para o verão exibindo peças de publicidade onde bocas sorridentes fazem coreografias com bundas tremulantes poderia ser uma Shangri-lá tropical se nas noites sombrias mulheres não fossem agredidas por seus maridos e escondessem o choro até o dia seguinte.
Cidade é um substantivo comum feminino. Salvador é mulher sendo esse gênero maioria da população da cidade. Salvador é uma cidade das mulheres, mas não para as mulheres. Salvador precisa deixar aflorar sua alma feminina, deixar emanar o amor em todas as suas formas possíveis. Salvador precisa ser a cidade da televisão na vida real. Uma cidade mais humana, ecumênica e feliz. Salvador deve ser respeitada por seus homens e esses devem respeito às suas mulheres.
Salvador é uma cidade dura com suas mulheres, sendo a maioria negra elas estão nos números das estatísticas dos casos de agressões, mortes e desemprego.
Os casos de feminicídio na Bahia e em especial em Salvador vem crescendo de modo assustador e a causa principal está no homem não aceitar o fim do relacionamento. Um comportamento de posse onde a mulher é submetida a condição de objeto de consumo e quando perde a utilidade é destruído. A mulher não é dado o direito da escolha e optar pela separação.
Uma atitude absurda que não tem precedentes nos homens das cavernas. Pelo menos não encontrei dados que indiquem que na era primitiva mulheres eram assassinadas pelos companheiros. Até porquê a convivência era efêmera e as relações ocasionais. Nesse aspecto, os homens das cavernas eram mais evoluídos que os sapiens da contemporaneidade.
Salvador é uma das cidades onde homem adora se vestir de mulher, no início no carnaval, depois no baba do fim de ano, do sábado de Aleluia e até em lavagens fora de época. Ninguém fica indignado e alguns chegam a ser produzidos pelas companheiras e namoradas.
Tudo é fantasia e do lúdico passa para o trágico quando esses mesmos em outros momentos de tensão decidem exterminar as suas parceiras da folia.
Humanizar a cidade é humanizar as relações e a urbe é formada por indivíduos e na mudança dos hábitos, no respeito ao outro pode está a base para construção de uma sociedade evoluída onde todos e todas possam exercer sua individualidade em prol do coletivo.
O fim dos casos de violência contra as mulheres é um bom começo para um 2020 onde as meninas continuem a passear tranquilas de mãos dadas nos calçadões das praias de Salvador.

Sim, que a valorosa professora negra encontre um emprego onde o racismo não dite as normas e ofereça um salário digno.

E vamos nós.

Zuggi Almeida é baiano, escritor e roteirista.ATROZ CIDADE
Por Zuggi Almeida

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.0145ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.008Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.124Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.022Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.165Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.185Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?