Salvador, 21 de February de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Reflexões de um pré-candidato. Por Juca Ferreira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 26 de Janeiro de 2020 04:24

Juca_Ferreira_3Tenho feito muitas reuniões disputando a indicação do meu nome para representar o partido nas próximas eleições. Às vezes, tenho a sensação que todas elas são necessárias

nas condições atuais de indefinição partidária, mas que são demasiadas e que eu deveria estar fazendo outras coisas, como cuidar da formulação da plataforma da candidatura e das políticas públicas.
Essas reuniões tem tido características bem diferentes entre si. Em algumas delas, tenho me reunido com militantes que moram nas periferias de Salvador. São a chamada base do partido; sinto que a cota de esperança aumenta muito, e que esses militantes demonstram muita garra para conquistar uma sociedade mais humana, menos cruel e que são o tutano do projeto de igualdade e justiça social.
São os que apoiam o PT faça sol ou faça chuva e se identificam com o seu programa e tem em Lula sua principal referência política.
A principal característica comum é que são pobres, com níveis diferentes de pobreza, quase todos negros, jovens, adultos e alguns mais velhos.
Impressionante a lucidez e a capacidade de verbalização de alguns desses líderes e militantes. Sabem tudo, dão verdadeiras aulas, articulam um projeto político de igualdade e justiça social, democracia e se posicionam por um meio ambiente saudável, contra a violência e a corrupção. Sabem o que é luta de classes e não aprenderam nos livros...
Todos expressam uma coisa muito forte da cultura baiana: de que precisamos como projeto político enfrentar os sofrimentos que infelicitam boa parte da população e que devemos criar as condições para a felicidade e a alegria de todos.
Estou aprendendo muito fazendo essas reuniões...
Acho que todo o partido deveria aproveitar esse momento pré-eleitoral para se renovar, se revitalizar, sair da perplexidade.
Ontem uma das tendências políticas do PT, a Avante, fez uma plenária para tirar a posição e anunciar o apoio ao meu nome como pré-candidato à prefeito. Foi forte...
Quase todos eram militantes dos bairros periféricos da cidade, trabalhadores e trabalhadoras em geral, alguns da área da saúde, educação e alguns funcionários públicos.
A conversa se deu em um excelente nível político. Nas falas foram aparecendo os elementos para a formulação de políticas urbanas, setoriais e as principais preocupações que afligem nossa população em geral.
Ao final, aprovaram que me apoiariam. Querem conquistar a prefeitura para um projeto democrático e de justiça social.
O subtexto de tudo que foi dito apontava que meu diferencial deve ser representar um futuro governo comprometido com as pessoas, governar para melhorar a qualidade de vida, melhorar a educação, a saúde, a atenção básica, que em resumo é cuidar da saúde e não só depois da doença e possibilitar uma vida mais saudável; mais justiça social, menos desigualdade, mais e melhores creches públicas para apoiar as mulheres trabalhadoras e as crianças. Reforçaram uma ideia de que cimento não enche barriga de ninguém, só de empreiteiros...
Todos rejeitavam o autoritarismo do carlismo e a demagogia política e a cooptação feita pelo atual governo municipal; condenaram a prática costumeira de comprar lideranças dos bairros pobres com migalhas. Vários se referiram que a miséria fragiliza as pessoas e facilita a alienação e a submissão à essa política de compra e venda de lideranças praticada pelo poder.
Leia mais em nosso Facebook!

Juca Ferreira disputa a indicação para candidatura pelo PT em Salvador. Foi Secretário Geral do Ministério de Cultura do Governo durante o Ministério de Giloberto Gil a quem sucedeu com Ministro no 2º mandato do Governo Lula.

Foi Ministro da Cultura no Governo Dilma, Secretário Municipal da Cultura da cidade de São Paulo no governo Fernando Haddad e Secretário de Cultura em Belo Horizonte entre 2018 e 2019m quando deixou a Secretaria para disputar a indicação para prefeito de Salvador, sua cidade natal.

https://www.facebook.com/1449811198603395/posts/2432085093709329/?sfnsn=wiwspmo&extid=wL2EoUKrWl8IYZoy

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 08.02.20.022Sarau Kids com Carlinhos Brown. 09 Fev 2020
  • 30.11.19.015-15ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.021Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.055Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.019Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.119Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?