Estigma. Por Zuggi Almeida |
Seg, 08 de Junho de 2020 23:22 |
A minha busca por imagens de referências do bairro da Liberdade no Google originou uma constatação absurda. A maioria das imagens principais do site de buscas estão relacionadas ao crime e pude concluir, então que aquele banco de dados é formado em boa parte por material produzido pela imprensa local. A cobertura midiática dos bairros populares é um dos principais vetores do racismo e da associação do povo negro à violência e as práticas criminosas. Os programas sensacionalistas das tvs alimentam suas pautas com o " quanto mais sangue melhor" e na violência policial estão os seus campeões de audiências no horário do almoço dos bairros da periferia. Não encontrar no Google imagens condizentes com a importância histórico-cultural do bairro da Liberdade, seus personagens, a vida pulsante de uma população que consegue superar as adversidades e manter vivas as tradições do povo baiano demonstra essa discriminação midiática. Duas importantes manifestações culturais referenciam o bairro da Liberdade: o cortejo dos Caboclos do Dois de Julho e o Bloco Ilê Aiyê. Porém, a Liberdade é uma verdadeira colcha de retalhos de tudo que possa acontecer em Salvador,e isso deve ser considerado e observado quando for gerado as pautas das coberturas jornalísticas. A importância econômica da Liberdade é justificada por uma forte estrutura de serviços que faz desse bairro um dos mais importantes do segmento comercial da cidade. Essas atividades geram taxas e impostos que deveriam ser reinvestidos na própria população. A Liberdade e demais bairros populares não são os fornecedores da matéria prima dos crimes, mas as fontes estão na ausência das politicas públicas , na repressão policial e no estigma criado por uma imprensa racista. O racismo é uma deformação fomentada por quem deveria fornecer a informação. Nós, buscamos na força da luta antiracial as armas para mudar esse tipo de retrato. #VidasNegrasImportam Zuggi Almeida, baiano, escritor e roteirista. |
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |