Salvador, 31 de October de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Carta à uma estação do ano desavisada. Por Zuggi Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 23 de Setembro de 2020 07:24

Zuggi_Almeida2Cara Amiga,
Começo essa missiva pedindo desculpas por não ter qualquer condição de desejar-lhe as boas -  vindas. A coisa aqui está feia quando se trata da regência climática do planeta,e nesse país tropical a coisa vai de mal a pior. O inverno  e  outono que lhe antecederam contavam os dias para que acabassem seus períodos no ano e partiram tentando deixar as  lembranças amargas de uma época tão sofrível.Talvez você estranhe o comportamento das pessoas em sua maioria usando máscaras. Que seu ânimo em trazer cores, aromas, brilho e luz não vá por terra ?

Aqui em Salvador nunca choveu tanto quanto nessas temporadas – coisas da  mãe Natureza que anda chorando quase todos os dias.Mas, as caras semi - cobertas que revelam olhos desconfiados, isso é por conta de uma pandemia avassaladora que atinge o globo terrestre.

No caso do Brasil, a  irresponsabilidade e a incompetência de alguns transformou a doença num mal de fim indeterminado. Esses mesmos senhores são os causadores de uma ferida incurável.O Pantanal, uma das regiões onde você sempre deu as maiores demonstrações do poder da transformação e da beleza, hoje arde nas chamas das queimadas. O fogo já atingiu mais de 2,9 milhões de hectares daquele bioma -  isso equivale a 10 vezes as cidade de São Paulo e Rio de Janeiro juntas. Os animais lutam para sobreviver, enquanto a vegetação é devastada pelas queimadas.

A população pantaneira passa por sérias dificuldades financeiras e de saúde agravada pela pandemia do  corona vírus.Tuiuiús, araras-azuis, quatis, jacarés, cobras e tamanduás são alguns dos animais que estão morrendo incinerados, asfixiados ou  por queimaduras causadas pelos incêndios iniciados por fazendeiros criminosos do Pantanal.Minha amiga Primavera, sei o quanto será doloroso não poder revelar a exuberância das vitórias-régias, nem a imponência das palmeiras, as diversidade de orquídeas, figueiras e aroeiras. O belo ipê-rosa, angico e os imponentes mandacarus, hoje, são amontoados de cinzas.

Lamentável!Em nome dos pacus, iguanas, siriemas, curimbatás, parapitangas, onças-pintadas, jibóias, piranhas, cacharas, cachorros-do-mato, tamanduás, tatus,capivaras, lobinhos,veados-catingueiros, lobos guarás, bugios-do-pantanal, caititus, antas, bichos-preguiças, ariranhas e onças-pardas e outros bichos.Representando as piúvas, aguapés, salvínias, paus de embúbas, novatos, jenipapos, barrigudas, gravatás, carandazais, camalotes, baceiros, bocaiúvas, amargosas, siputás, coroas-de-frades , cagaitas, jatobás, pombeiras, canjiqueiras, tucuns, cambarás, cabaças, olandis e outras plantas.

As lagoas de águas cristalinas e azuladas, os banhados, cerrados e o Capão por esses todos aqui me faço representante empenhando minha solidariedade em defesa do meio ambiente e a você Primavera. Certo que haverá de seguir com a missão de trazer  esperança no brotar das flores e na renovação do homem.
Nem a força, nem a ignorância há de impedir o sorriso das rosas!
Do seu admirador de sempre.
Zuggi Almeida
P.s.: Ah! Primavera se for sair, use a máscara.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.384Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.291Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.143Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.061Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.247Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.115Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?